TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  7/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

CIDADE/ANO

Nº.

NOME

RA

01

MARTA MACHADO MACHANOSCK

1912615

INTRODUÇÃO

Este é um trabalho acadêmico do curso EAD de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista que envolve as matérias de Fundamentos da administração, comunicação empresarial e tecnologia da informática.

Neste, vamos conhecer de maneira sucinta como atuam os setores   administrativo, de comunicação e tecnológico de uma empresa fictícia, a Sucos Goiabito, inspirada na Maguary, fonte de nossa pesquisa.

A Sucos Goiabitos é uma empresa com fabricação de sucos concentrados e prontos para o consumo que vem crescendo gradualmente com inovação em seus produtos, conta com uma administração engajada, equipamentos de ponta, procura investir na qualidade e embalagens com design inovador.

Ao final deste poderá ser compreendido o processo administrativo da empresa apresentada, suas características mais evidentes, propostas de atuação no mercado e tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de cada função deste processo, culminando com as considerações finais embasadas nas matérias estudadas até o presente momento ao longo do curso, apresentando assim os pontos positivos descobertos e possibilidades de melhorias.

Utilizamos pesquisas através de sites na internet e consultas aos materiais adquiridos até o presente momento no curso para elaborar um prospecto real e embasado mesmo lidando com as dificuldades de obtenção de informação por parte da empresa pesquisada.

Ao decorrer do nosso curso lidamos com aprendizados sobre esquemas organizacionais, softwares utilizados em ambiente corporativo, e comunicação interna e externa de uma empresa. Todas essas informações serão apresentadas a seguir exemplando sua aplicação em um ambiente empresarial real.

APRESENTAÇÃO

A Sucos Goiabítos é uma empresa de grande porte, inovadora, na área de sucos concentrados e prontos para consumir.

Localizada no triangulo mineiro com filial também no Ceara Conta com uma estrutura de crescimento gradual respeitando o meio ambiente e a sociedade da região.

Com uma administração atual inovadora e objetiva voltada para o relacionamento humano a empresa em questão utiliza o que existe de mais novo em tecnologia tanto da produção, informação, como na informática, usando a comunicação como prioridade entre gestores e colaboradores.

Com sede própria, qualidade nos produtos e crescimento gradual, busca ser top of mind na categoria e líder no market share.

Seus principais concorrentes são: sucos life, Maguary Dafruta entre outros.

Com um faturamento de R$ 500 milhões ano, conta com 50.000 clientes ativos e variáveis e 720 colaboradores nas duas Unidades.

Com a missão de se tornar a marca líder em sucos, busca usar sempre a criatividade e confiança dos consumidores.

Visão, Missão e Valores.

 A responsabilidade de contribuir para a economia do país valorizando o mercado nacional possui visão e valores, que direcionam à liderança de mercado.

A Goiabitos tem uma visão cuidadosa quanto ao modelo de gestão empresarial, trabalhando o lado humano dos colaboradores cuidando do bem estar físico e emocional com palestras, informações sobre saúde, postura, o que nos remete a preocupação da empresa com os funcionários.

A Goiabitos tem como missão oferecer, de forma sustentável, bebidas e alimentos saudáveis, inovadores e com qualidade reconhecida pelos consumidores, que geram valor para a empresa e para suas marcas, sendo motivo de orgulho para seus colaboradores.

Busca ser a melhor empresa no segmento de bebidas saudáveis, com marcas reconhecidas pela qualidade nos mercados em que atua.
Pode se observar orientações  aos colaboradores como:

  • Orientação para o mercado;
  • Foco nas pessoas: colaboradores e consumidores;
  • Qualidade superior dos produtos;
  • Ética nas relações comerciais.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Com uma organização linear, a alta administração conta com uma unidade de comando com gestores, supervisores e gerentes de produção, todos com o objetivo de crescimento da empresa buscando resultados práticos a frente das organizações, definindo missões, planejamento, plano de ação e de negócios.

A partir dessa análise definem-se os objetivos estratégicos da empresa:

O controle de produção mantém o curso das atividades na produção, no desenvolvimento da qualidade matéria-prima e dos serviços.

É de responsabilidade dos gerentes de divisões as perspectiva de longo e médio prazo, a produção, envasamento, transporte e entrega dos produtos.

Um projeto muito interessante na empresa é o de jovens talentos com duração máxima de um ano, onde o jovem enfrenta desafios em sua área para desenvolver senso de analise e apresenta resultados mês a mês, com cursos básicos e desenvolvimento de ferramentas. Esta é uma oportunidade dada a estagiários dos mais diversos cursos.

Reuniões diárias são feitas para resolver questões urgentes, planejar e buscar soluções para os problemas, e desenvolver projetos.

Os lideres de equipe, sempre em contato por videoconferência com outros supervisores para atualizar as equipes realizam as atividades, definido padrões, observando resultados e estabelecendo correções, ou seja, a empresa conta com uma equipe especializada e estruturada buscando atingir os objetivos por ela propostos.

COMUNICAÇÃO

Como estratégia de comunicação interna usa canais formais entre funcionários, evitando assim informações desencontradas, criando assim um local de trabalho inclusivo e ajudando a comunidade interna a prosperar e se fortalecer, deixando isso bem claro em seu material de endomarketing direcionado a todos os setores da empresa. Palestras de motivação também fazem parte do portifólio de comunicação interna, motivando e interagindo colaboradores de todos os níveis hierárquicos e promovendo a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com