TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  7/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

LIMEIRA/2021

Nº.

NOME

RA

01

EDUARDO FRANCO DE MORAES

2172477

02

03

04

05

06

INTRODUÇÃO

O PIM II (Projeto Integrado Multidisciplinar) une as disciplinas Economia e Mercado, Empreendedorismo, Criatividade, Inovação e Matemática Aplicada.    

A empresa escolhida para a pesquisa, foi a The Coca-Cola Company, tendo início em 1886 em Atlanta nos Estados Unidos, com a venda da primeira coca-cola, e ao longo da sua história vem dominando o mercado de refrigerantes, conquistando cada vez mais consumidores para os  seus  produtos, e isso devido ao seu produto chefe, que além de levar o nome da empresa, ainda tem o sabor diferenciado e na maioria das vezes insubstituível. Zelando-se com o bem estar da sociedade, adaptar a gostos novos e as mudanças de estilo de vida, seu dossiê vem tendo um aumento notável, se adaptando a variados tipos de produtos, para que assim conquiste diversos tipos de pessoas. Diferencia-se também pela sua preocupação com o meio ambiente, com a sociedade, gerando  estratégias para sustentabilidade, com produtos contendo embalagens retornáveis. A empresa tem como grande parte do investimento, o marketing, contando com anúncios em programas de tv, exibie sua logo marca em variados tipos de veículos, patrocinando competições, entre outros. A empresa tambpem tem participação em programas sociais, voltados à educação, com objetivo em  promover a inclusão social. Sem sombra de Dúvidas, a The Coca-Cola Company é a produtora de bebidas, mais conhecida do planeta, sendo pelo seu ótimo produto, quanto por suas boas ações ao meio ambiente.

Sendo assim, a empresa sem mantém, como a marca mais consumida e conhecida do mercado de refrigerantes, tanto adaptando as mudanças de estilo da sociedade, quanto a estratégias pró ao meio hambiente.

  1. ECONOMIA E MERCADO

“Hoje em dia está na moda falar sobre a Nova Economia, ou a Economia da Informação, ou a Economia do Conhecimento. Mas quando eu penso nos imperativos deste mercado, eu vejo a economia de hoje em dia como a Economia do Valor. Adicionar valor tornou-se mais do que apenas um princípio dos negócios; é tanto o seu denominador comum como a sua vantagem competitiva”.- Levitt, Arthur

Segundo pesquisas, Coca-Cola já sente o impacto do Coronavírus com o encerramento de restaurantes e bares em todo o mundo. O gigante global do setor das bebidas, que divulgou recentemente os resultados do primeiro trimestre, reconhece que “desde o início de abril, houve uma queda global nas receitas de aproximadamente 25%, com a maior parte dessa queda a vir do decréscimo do consumo nos canais fora de casa”.

As vendas da Coca-Cola, no primeiro trimestre de 2020, caíram 1%, para 8.601 milhões de dólares, cerca de 8.000 milhões de euros à taxa de câmbio atual. As maiores quedas ocorreram no mercado da Ásia-Pacífico (-5%) e na Europa, Oriente Médio e África (-3%). Na América do Norte, registou-se um crescimento de 6% nas vendas, fruto das vendas pré-aparecimento do COVID-19, e 8% na América Latina.

“O volume de vendas na unidade da Europa, Oriente Médio e África foi muito forte em fevereiro, mas foi absorvido pelos impactos do Coronavírus em março”, explica a empresa em comunicado.

Apesar de ser a marca mais conhecida, a Coca-Cola, teve um aumento notável no valor de seu produto, o que também colaborou com a queda das vendas.

A empresa acredita que a pressão sobre os negócios é temporária e continua otimista em ver uma melhoria substancial, seguindo essa linha de pensamento, a Coca-Cola, foi a marca mais consolidada, segundo estudos da  HSR Specialist Researchers, a Coca-Cola, compõem uma, das top-10 marcas das empresa mais transfomardoras desse período.

Contudo, á medida que ocorre a flexibilização das regras de distanciamento social e de restrição de circulação de pessoas, haverá um aumento gradativo nas vendas, assim como ocorrido em junho de 2020, onde passou de uma queda de 25% para 10%. "O progresso que fizemos em 2020, incluindo as ações tomadas para acelerar a transformação de nossa empresa, nos dá confiança para retomar o crescimento no ano que vem" afirma James Quincey, CEO da Coca-Cola. Para 2021, a empresa espera que o lucro ajustado cresça na casa de um dígito alto para dois dígitos baixos e a receita orgânica aumente na casa de um dígito alto.

  1. EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO



A Coca-Cola é muito reconhecida por sua forte divulgação, sendo frequentemente responsabilizada pela "invenção" da imagem moderna do 
Papai Noel ou Pai Natal como um homem idoso em roupas vermelhas e brancas, justamente as cores da Coca-Cola. Apesar disso, a companhia começou a promover esta imagem de Papai Noel somente na década de 1930, nas suas campanhas de inverno, mas a imagem do Papai Noel, com os mesmos traços já havia sido publicada num artigo do “New York Times” em 1927, sem os créditos da Coca-Cola. A Coca-Cola tem sido destaque em inúmeros filmes e programas de televisão. Desde a sua criação, permanece como um dos elementos mais importantes da cultura popular, principalmente no mundo ocidental. A bebida foi um elemento importante da trama de filmes como One, Two, ThreeThe Coca-Cola Kid e de Os Deuses Devem Estar Loucos, entre muitos outros. Nas músicas "Come Together", dos Beatles, e "All Summer Long", dos The Beach Boys também há referências sobre o refrigerante. Além disso, o artista mais vendido de todos os tempos e em todo o mundo ícone cultural, Elvis Presley, promoveu a Coca-Cola durante sua última turnê de 1977. A The Coca-Cola Company usou a imagem de Elvis para promover o produto. A empresa, por exemplo, utilizou uma canção executada por Presley, "A Little Less Conversation", em um comercial japonês da Coca-Cola. Outros artistas que promoveram Coca-Cola incluem David BowieGeorge MichaelElton John e Whitney Houston, entre muitos outros. Outra forma de empreendedorismo e criatividade, foi a forma que a mesma contribuiu a sustentabilidade, dando desconto no valor de seu produto, com a devolução do insumo utilizado. Contudo que o mundo vem enfrentando devido a pandemia, vale citar que a Coca-Cola Company, junto com seus parceiros engarrafadores e a The Coca-Cola Foundation, destinou mais de 120 milhões de dólares em apoio aos esforços de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 em comunidades afetadas ao redor do mundo. A prioridade desse investimento tem sido no apoio a comunidades vulneráveis, na amplificação das mensagens de prevenção e na contribuição com bebidas e itens necessários aos trabalhadores da saúde. Boa parte desse investimento a nível global é empregada aqui no Brasil. Até agora, empresas do sistema Coca-Cola Brasil já contribuíram com mais de R$ 45 milhões desde o início da quarentena. Conheça abaixo um pouco mais sobre essas iniciativas.
Em seus produtos, a Coca-Cola, apresentou poucas variedades de sabores, se adaptando a sociedade sendo eles,
Coca-Cola Diet, Coca-Cola sem cafeína, Coca-Cola Diet sem cafeína, a Coca-Cola de cereja, a Coca-Cola Zero e versões especiais com limão ou café. Sendo assim, mesmo com nenhuma novidade em termos de produto, a companhia aposta em ações de Marketing diferenciadas que geram o envolvimento e engajamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (162.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com