TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  1/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

SOROCABA/2021

Nº.

NOME

RA

01

Letícia de Paiva Maia

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

A apresentação da pesquisa tem como objetivo estudar de forma crítica como vem sendo executadas as práticas administrativas organizacionais da empresa Grupo Fartura de Hortifruti SA, visando analisar se os métodos utilizados no dia a dia estão garantindo o retorno desejado para atingir as metas estabelecidas tanto no âmbito financeiro quanto no operacional.

A empresa Grupo Fartura de Hortifruti SA atua a mais de 40 anos no mercado, tendo como principal atividade o varejo, hortifruti com qualidade, variedade e custo-benefício, bem como variedades em açougue, mercearia, frios e adega

Para realizar a análise dessa pesquisa, utilizaremos como metodologia a pesquisa bibliográfica, onde serão abordados temas como: principais Fundamentos da Administração, especificando os melhores meios com base nas teorias gerais existentes para práticas administrativas, Comunicação Empresarial, visando mostrar como se dá a comunicação interna, externa e interpessoal da empresa, e por fim Técnicas de Informática, visando conhecer as tecnologias utilizadas na empresa

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A empresa escolhida para objeto de pesquisa, Oba Hortifruti, atua no setor de varejo, seu principal foco em venda é hortifrúti, buscando sempre levar qualidade, variedade e saúde a seus clientes. Com diversos concorrentes a empresa surgiu em Minas Gerais, no ano de 1979, com um simples negócio que foi se expandindo e hoje atua com mais de 45 lojas espalhadas pela região de São Paulo e Brasília. Com diversos concorrentes a empresa foca em estratégias visando um diferencial em atendimento ao cliente e qualidade do produto, buscando disponibilizar sempre os melhores produtos com um preço justo.

Todo esse cuidado e atenção com seus produtos começa desde a origem da mercadoria, seja ela importada ou nacional, existe uma grande preocupação em como esse produto é cultivado, armazenado e embalado, para se manter com excelente qualidade até chegar a mesa do consumidor final.

O transporte do produto, da origem até o centro de distribuição da rede, localizado em Campinas- SP, é pensado para que seja feito da maneira mais eficiente e segura, para não ocorrer imprevistos durante o trajeto, e assim se mantenha a qualidade e rapidez no processo.

Quando o produto chega ao centro de distribuição, se tem uma preocupação extra com o processo de descarga, para que seja rápido e sem danificar os produtos, para assim ser rapidamente armazenado no local correto, seja mercearia utilizando o sistema de porta pallets, ou FLV e frios, armazenando os produtos em câmaras frias com temperatura controlada visando manter a qualidade, assim ficando disponível para a próxima etapa do processo: A separação dessa mercadoria para ser enviada para as lojas da rede.

Nesta etapa do processo, entram em ação os níveis organizacionais da empresa: O estratégico; desenvolvendo os objetivos e monitorando a execução, buscando atingir as metas estabelecidas. O tático, definindo metas para cada um dos setores envolvidos para que todos atinjam o objetivo maior juntos. E por fim o nível operacional, que é o responsável por executar o trabalho, neste caso de fazer a separação dos produtos, no menor tempo possível, e mantendo a eficácia do serviço, para que assim se mantenha consequentemente a qualidade do produto, sendo entregue com rapidez para as lojas, para que atenda aos clientes da rede

Nesse processo ocorre muita comunicação entre os setores da empresa, através dos responsáveis por cada uma das operações de separação (Líderes de FLV, mercearia e frios) que vão atualizando constantemente o status de suas operações, juntamente com o setor de transporte, que é o responsável por disponibilizar a frota de caminhões que leva esses produtos ao destino final, ou seja, as lojas.

Por ser o ponto forte da empresa, todos os processos do hortifruti, também chamado de flv, tem uma atenção especial e são discutidos diariamente entre os líderes, encarregados e gestores, para que a cada dia mais se aprimore os processos empregados nesse setor, otimizando tempo e garantindo qualidade do serviço e dos produtos. Como já dito, a preocupação vem desde a origem do produto, todos os processos empregados no cultivo, a forma como foi armazenado e transportado, até sua chegada no centro de distribuição. Assim que chega, o produto é submetido a análise do controle de qualidade da empresa, que se certifica de que o produto esteja realmente com a qualidade exigida para que seja despachado para venda nas lojas. Só após ser aprovado pela analise de qualidade, que o produto é liberado para ser armazenado no estoque, e essa também é uma parte importante, pois todos os produtos são mantidos em áreas climatizadas, para manter sua qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com