TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  17/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

POCONÉ-MT/2021

Nº.

NOME

RA

01

CLAUDIVAN DUARTE SILVA

2107047

INTRODUÇÃO

A Intenção do Projeto Integrado Multidisciplinar I (PIM I), é de suma importância a ser realizado e estudado profundamente, sendo ele um importante instrumento de pesquisa que nos é proposto construir, para que o acadêmico obtenha e consiga perceber no ato os conhecimentos adiquiridos e estudados ao longo deste 1 bimestre que engloba as diversas áreas da aprendizagem e das variadas disciplinas apresentadas e estudas neste bimestre  semestre 1.

Esta pesquisa tem por objetivo geral colocar  em prática os conhecimentos obtidos no decorrer dos estudos neste bimestre, que vem propor ao acadêmico a fixação, intensificação e realização do que lhe foi ensinado, assim sendo por final que possa o capacitar para a concorrência no mercado de trabalho atual, dando lhe conhecimento teórico e prático.

Para objeto de estudo utiliza-se o Orgão Público Câmara Municipal de Poconé, baseando para composição deste PIM; o Orgão Público está localizado na Cidade de Poconé-MT, Bairro Centro (Praça da Matriz), nº344.

A metodologia utilizada para realização deste trabalho foram visitas in loco, pesquisas no acervo bibliográfico da própria Unidade Gestora, entrevista com funcionários e vereadores assim colhendo informações fundamentais sobre a organização, afim de compreender como a mesma foi constituíta, sua configuração e funcionamento.

No Capítulo Primeiro que é Fundamentos da Administração, irá ser abordado o conceito de habilidades de um administrador, observando-se os tipos de lideranças e funcionamento da Unidade. No Capítulo Segundo, irá ser abordado a Comunicação empresarial, discutindo-se sobre os sistemas de comunicação e comunicação interna, bem como suas etapas e valor na organização. No Capítulo terceiro, Técnicas de Informática, será abordado os conceitos de Tecnologia de Informção, a importância da Tecnologia nos dias atuais e quais as tecnologia que a Unidade utiliza.

Este PIM será encerrado, com a conclusão, além de constará sugestões de melhorias e contribuições a organização, além de uma análise dos pontos positivos e negativos observados, e assim obtendo uma ampliação de conhecimento sobre as disciplinas estudadas neste bimestre.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Algumas vezes nos perguntamos por que estudar administração e o que isso nos interessa? Uma das razões de se estudar administração deve-se se vir do interesse em melhorar a maneira de que cada órgão ou unidade é administrado, pois, a cada dia convivemos e interagimos com as pessoas dentro dos órgãos ou unidades. Uma administração empobrecida causa confusão, atrasos, desentendimentos e gasto de recursos, tempo e pessoal, por isso é necessário um nível de recurso administrativo altamente eficaz.

Segundo Silva (2008 p. 5). Existem quase tantos conceitos de administração quanto livros sobre o assunto. Todavia, a grande maioria das definições de administração compartilha uma ideia básica: a administração está relacionada com o alcance de objetivos por meio de esforços de outras pessoas.

Já Megginson et al. (1998) conceituam administração como sendo o trabalho realizado com recursos humanos, financeiros e materiais afim de atingir objetivos organizacionais por meio do desempenho das funções de planejar, organizar, liderar e controlar.

Maximiano (2006a, p. 6), conceitua a administração como: [...] o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos de funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Já Chiavenato (1994) define Administração:

Administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

2.1 Perfil de um Administrador

Segundo Santos (2020). Para um bom desempenho como gestor, o administrador deve desenvolver habilidades necessárias para o trato organizacional e negocial. De forma geral, as características básicas de um bom administrador são:

• Liderança: habilidade para influenciar outros na realização de tarefas.

 • Auto-objetividade: habilidade de se avaliar de modo realista.

• Pensamento analítico: habilidade para interpretar e explicar padrões nas informações.

• Comportamento flexível: habilidade para modificar o comportamento pessoal para atingir um objetivo.

• Comunicação oral: habilidade para se expressar claramente em apresentações orais.

• Comunicação escrita: habilidade para expressar com clareza as próprias ideias ao escrever.

• Impacto pessoal: habilidade para passar uma boa impressão e infundir confiança.

• Resistência ao estresse: habilidade para bom desempenho sob condições de forte pressão psicológica.

Nesse mesmo pensamento Faria (2009) informa: que a administração possui quatro princípios essenciais:

  • planejamento: é o começo de tudo, onde o trabalho deve ser planejado e testado;
  • preparo: a segunda etapa do processo, onde são selecionados os trabalhadores conforme suas competências e aptidões para então prepará- los para produzirem da melhor forma o que foi planejado;
  •         controle: controlar o andar do processo de trabalho para garantir que está sendo executado conforme o planejado;
  •         execução: após o controle do que foi planejado é o momento de executar, distribuindo de maneira adequada às atribuições e responsabilidades.

2.2 Missão, Visão, outros

Missão: Legislar, fiscalizar e prestar serviços públicos, com ética, respeito, eficiência e transparência, de forma integrada, visando à melhoria da qualidade de vida dos Poconeanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com