TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Por:   •  17/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

Curso Superior de Tecnólogo em Segurança no Trabalho

[pic 1]

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Jéssica Couto

Taubaté, 2017

RESUMO

Para a execução desse trabalho foram pesquisados no interior de três unidades de uma empresa, considerando os dados mais relevantes sobre Fundamentos da Administração; Comunicação Empresarial; ƒ Técnicas de Informática. Foram pesquisados dados dessas empresas desde o ano 2000, ano em que se começou a ser feito controles sobre os assuntos, para que pudesse ser feito o estudo sobre os devidos fundamentos.

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................1

Desenvolvimento...............................................................................2

Conclusão..........................................................................................4

Referências........................................................................................5


A H T Terraplanagem LTDA foi a empresa escolhida para este Projeto Integrado Multidisciplinar I.
O  trabalho procura saber no interior da empresa, como são trabalhados os fundamentos da administração e a comunicação empresarial, para isso foi feita a pesquisa nos setores administrativos e financeiros. E também em todos os setores da empresa, foram estudadas as técnicas de informática utilizadas.

O trabalho conclui como uma empresa funciona em seu ambiente interno, como ela é administrada, como seus colaboradores se comunicam e como são as técnicas de informática utilizada em seus projetos e trabalhos.

A empresa apresentada foi constituída em 1998 por dois irmãos, na cidade de Pindamonhangaba-SP. Hoje atua com mais 3 empresas espalhadas pelo estado de São Paulo, além de sua sede. Uma encontrada em Taubaté,  outra em Piracicaba e em Paraibuna. Têm como sua principal matéria, os serviços de terraplanagem, que são oferecidos para todo o estado.

Foram feitas pesquisas sobre como funciona a comunicação empresaria durante a execução do serviço. Pode ser observado que os funcionários, desde o setor administrativo, até o setor que efetua o serviço da terraplanagem, todos possuem um rádio particular, para se comunicarem imediatamente com os colegas. Além disso, a empresa possui mais três canais diferentes, sendo um:  um aplicativo criado por estudantes da cidade de Paraibuna, especialmente para a empresa, sendo chamado de “HTcomun”. Um aplicativo que é usado em todos os computadores da empresa. Que funciona com serviços de mensagens instantâneas para que seus funcionários consigam se comunicar com a maior agilidade.

Conseguimos perceber com essa pesquisa no interior da empresa, que ela se preocupa muito com a rápida comunicação de seus funcionários. Porém não havia sido encontrada nenhuma forma clara de comunicação direta com o cliente. Após uma pesquisa mais aprofundada sobre como funciona esse relacionamento entre cliente e empresa, foi observado que também foram criados canais de comunicação que funcionam com extrema eficiência, permitindo ao cliente conversar com qualquer funcionário para solucionar seus problemas e suas duvidas. Como: chat com cliente, telefone com secretária eletrônica explicando claramente por qual caminho o cliente deve prosseguir, assim, enviando-o diretamente para o setor certo para solucionar seu problema.

A partir daí, começamos a observar que a empresa, em seu interior, também trabalha com quadro de avisos. Para informar, por exemplo, quando vai haver alguma palestra, curso ou algo fora do seu dia-a-dia normal.

Podemos perceber também, como são aplicados os fundamentos da administração na empresa, e constatar que se tem como base dos fundamentos o modo como era feito desde o começo. A empresa conseguiu manter a forma original de se aplicar os fundamentos, mas não tratar seus fatos diários de forma antiquada. Dentro da empresa existe um funcionário especializado com cursos e estudos próprios para orientar os demais colaboradores, de forma que a empresa não precise ter um funcionário que consiga apenas exercer esse cargo de instrutor, para esse tipo de coisa. E sim, que ela tenha um funcionário que possa exercer esse cargo, mas também possa ser útil para a empresa em outros assuntos.

A empresa sabe e leva isso bastante a sério, o fato de que uma organização só atinge seus propósitos e seus  objetivos se forem bem administrada. A empresa privilegia a análise e intervenção nos processos de resolução de problemas, tomada de decisões e de integração entre os trabalhadores como uma forma de favorecer a mudança e a afetividade organizacional.

A administração atualmente apresenta caráter muito mais voltado para a prática do que para a teoria, buscando organizações mais flexíveis, descentralizadas e receptivas à inovação. Mas ainda assim, a empresa prefere manter as formas mais teóricas, trabalhando com palestras semanais para os setores administrativos da empresa e etc. Porém, eles conseguem trabalhar com eficiência e sem ficar atrasada no aspecto administrativo, atualizando sempre sem mudar  a base dos seus princípios.

Analisando junto às técnicas de informática, porém essas, como em qualquer lugar, têm a necessidade de serem atualizadas constantemente, sendo acompanhado seu processo de evolução.

A empresa não se restringe em apenas acompanhar o processo de evolução dessas técnicas. Para um maior aproveitamento e melhor desempenho, foi criado um setor dentro da empresa somente para serem desenvolvidas novas técnicas de informática, para uso de seus colaboradores e também de seus clientes, para melhor atende-los.

Após essa pesquisa, relacionada ao interior da empresa, foi feita uma breve pesquisa também com alguns clientes que solicitaram os serviços da empresa na época. Perguntando aos clientes qual seria a nota dada por eles em relação aos canais de comunicação e as técnicas de informática, e notamos que a média das opiniões foi muito boa para a empresa.  Notou-se que não houve nenhuma reclamação  referente as formas de comunicação e que todas são atendidas imediatamente, para esses clientes não havia nenhuma reclamação para ser feita, tendo assim uma média positiva de 100%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com