TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

Cachoeiro De Itapemirim/2019

Nº.

NOME

RA

01

Lucas Evangelista Lacerda

1948340

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO        

        

        Este projeto tem como objetivo fundamentar de maneira pratica os conhecimentos teóricos adquiridos durante os dias letivos. Foi utilizado diversas formas de pesquisa, desde livros-textos da própria universidade, bem como livros fornecidos pela biblioteca digital, além da coleta de informações diretamente com o gerente da empresa, onde o mesmo teve grande influência na maioria das informações prestadas. Também tem como objetivo apresentar novas maneiras de estruturar a empresa, visando melhorar seu espaço no mercado e sua organização.

        As disciplinas estudadas neste bimestre e utilizadas para a produção deste trabalho foram: Técnicas de Informática, Fundamentos da Administração e Comunicação Empresarial.  Dentro de Fundamentos da Administração, foi buscado fornecer de forma clara e concisa as informações administrativas gerais da empresa contemplada pelo estudo, além de uma apresentação básica estrutural e econômica da mesma.

Na parte de comunicação empresarial, falamos a respeito da importância da comunicação e citamos diversos meios comunicativos que a entidade busca utilizar.

A respeito da área de tecnologia de informação, mostramos as diversas formas que a empresa procura organizar seu banco de dados e fornecer o melhor software para que seus colaboradores tenham a adequada funcionalidade durante o percurso do serviço.

`

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A empresa escolhida como fonte de informação para a realização deste trabalho foi a organização RLCampos Calçados e Acessórios Masculinos Eireli EPP, cuja área de atuação está representada no setor de comercio varejista de calçados. É uma das representantes da franquia ``Sergio`s``, sendo assim, possui ampla concorrência no mercado, tratando-se de outras lojas como por exemplo: Barezy, Victor Varrens, Itapuã, Fio de Ouro, Elmo, Konik, Carmem Steffans, etc. Porém, a mesma é a única entidade de toda a cidade especializada em calçados de couro e acessórios para o público masculino, recebendo assim uma diferenciação significativa para se sobressair neste mercado.

A loja, localizada no Shopping Sul utilizando 3 colaboradores e contando com mais de 2.000 clientes, obtém um faturamento anual de R$360.000,00.

De acordo com o próprio dono a missão da empresa é: “surpreender nossos clientes pela singularidade no atendimento a suas necessidades e sonhos, oferecendo calçados e acessórios masculinos com excelência em qualidade de produtos e serviços”, complementando com uma visão bastante fundada: “ser reconhecida e admirada em todo o Brasil pela excelência de nossos produtos, serviços e operações." A entidade garante tudo isso levando consigo alguns valores fundamentais, que são eles: transparência, honestidade, qualidade, design e preço justo.

        Diante das teorias gerais da administração é possível observar que, de acordo com o livro “fundamentos da administração: um olhar transversal” (COLTRE, 2014), a empresa busca ser fundamenta na teoria das relações humanas, no qual fatores que acontecem dentro e fora da empresa pode influenciar o desempenho do funcionário em seu trabalho e sua satisfação pessoal a ser realizada. As ações da empresa que justificam à essa argumentação se baseiam em dar ênfase nas pessoas do grupo, lidando com um sistema estrutural social fazendo assim com que o funcionário se sinta feliz e produtivo. Além disso, a entidade possui um modelo democrático e meritocrático de gestão.

        A empresa utiliza amplas práticas de responsabilidade social, como por exemplo: a preocupação em deixar o ambiente de trabalho saudável aos funcionários e Clientes; comunicação transparente com consumidores, colaboradores e fornecedores; ênfase na satisfação dos consumidores, tanto pelo produto fornecido, quanto pela comunicação apresentada.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação empresarial é um pilar extremamente importante para que uma empresa se saia bem no mercado, dando mais viabilidade para o desenvolvimento dos próprios funcionários, quanto confiança para o público consumidor.  Em relação a entidade RLCampos Calçados e Acessórios Masculinos Eireli EPP, a comunicação, tanto interna quanto externa, se mostra bastante fundamentada, oferecendo tanto uma comunicação escrita com colaboradores até envios de mensagens de textos para clientes.

        A comunicação interna é importante pois é necessário a passagem de informação clara e concisa para diferentes partes da empresa, desde metas até objetivos, para que assim a empresa possa se sobressair neste amplo mercado. A organização estudada lida muito bem neste quesito, utilizando tantos meios escritos na passagem de informações entre colaboradores (bilhetes, mensagens e lembretes) quanto meios verbais, utilizando o debate argumentativo como principal função. Ainda no meio interno, a comunicação interpessoal é de extrema importância pois assim os colaboradores criam uma sinergia entre si, deixando assim o trabalho mais dinâmico e desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com