TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

(PIM)

Curso Superior de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL

2019

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Curso Superior de Gestão em Logística

PIM V

FARMÁCIA CENTRAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITOFEDERAL– GERÊNCIA DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS E MATERIAIS DE LABORATÓRIO (GADMLAB)

Raimundo Israel Leitão Pereira

RA: 1873145

Superior de Gestão em Logística

2° Semestre

Brasília – Distrito Federal

2019

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar de maneira sucinta como está disposta a organização de armazenamento e distribuição de medicamentos e materiais laboratoriais em toda a rede pública do Distrito Federal, fornecendo dados relevantes e dando a devida atenção ao entendimento prático afim de abranger dentro desse conhecimento, as disciplinas Centro de Distribuição – Estratégia e Localização, Movimentação e Armazenagem e Matemática Financeira.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................04
  2. CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO – ESTRATÉGIA DE LOCALIZAÇÃO....06
  3. MOVIEMNTAÇÃO E ARMAZENAGEM.................................................09
  4. MATEMÁTICA FINANCEIRA.................................................................11

   

 

  1. INTRODUÇÃO

      O presente projeto tem como objetivo central a realização de pesquisa científica para o curso Tecnólogo de Gestão em Logística proporcionando o desenvolvimento do aluno, no que tange a prática dos conhecimentos estudados até aqui; externando conclusões e opiniões sobre o que for exposto para estudo do trabalho supracitado.

      Localizada na região administrativa do SIA (Setor de Industrias e Abastecimento) no Distrito Federal, com seus pouco mais de 6000 m² a Farmácia Central (FC) da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SESDF) funciona há mais quatro décadas com importância crucial no que se refere à saúde pública de Brasília e cidades satélites.

      Dentro da estrutura da Farmácia Central há três gerências que contemplam primordialmente áreas estratégicas para atendimento das assim chamadas Regionais de Saúde do Distrito Federal (onde estão incluídos hospitais regionais, unidades de saúde - postos de saúde, redes de atenção primária e secundária – as APSs). Este trabalho irá abordar exclusivamente competências inerentes à Gerência de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos e Materiais Laboratoriais (GADMLAB), abordando as disciplinas, Centro de Distribuição, Matemática Financeira e Movimentação e Armazenagem, com o objetivo de relacionar entre a teoria e a prática dos assuntos estudados tendo em vista práticas organizacionais correlacionadas, a percepção de possíveis anomalias observadas dentro da FC no que compete à GADMLAB, bem como possíveis soluções ou sugestões para a melhoria no serviço tendo em vista as atuais práticas nos recintos.

  1. Centro de Distribuição – Estratégia de Localização

      O Distrito federal é subdividido 34 regiões administrativas comumente chamadas de cidades-satélites. No mapa abaixo, as linhas tracejadas mostram o limite da extensão de seu território bem como a localização da Farmácia Central (FC) / Gerência de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos e Materiais Laboratoriais (GADMLAB) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A sua posição, praticamente centralizada no mapa, facilita a distribuição de medicamentos e insumos em saúde lá armazenados em seu Centro de Distribuição. O leve deslocamento da posição do Centro de Distribuição à direita é compreensível porque é ao sudoeste do mapa que está o maior número de habitantes, Regiões Administrativas e, consequentemente, maior número de unidades de saúde atendidas pela FC/GADMLAB.

[pic 1]

      A FC/GADMLAB é ponto nevrálgico da Secretaria de saúde, é o local onde chegam, e são distribuídos medicamentos para toda a rede.

      As empresas fornecedoras de medicamentos e soluções de grande volume são as responsáveis pelo processo logístico, até o momento do recebimento na Farmácia Central, no recebimento uma equipe de servidores públicos, têm a incumbência de fazer o processo. Há plataformas ( docas) de tamanho padrão onde os veículos possam acoplar para desembarque de mercadorias. Um servidor é destacado para colher uma amostra de produto para análise de outra equipe técnica afim de aferir se estão em conformidade com as especificações, contidas no edital e contratos administrativos do governo para com as indústrias fabricantes bem como as condições, em aspectos gerais, de conservação dos produtos. Depois disso, supondo a aprovação do recebimento, sob supervisão da equipe de servidores públicos, a empresa responsável pela a entrega no CD é autorizada a desembarcar os volumes, neste momento, antes de serem acondicionadas, no estoque são conferidas e confrontadas com o pedido e confrontados com as respectivas notas fiscais e demais documentos na presença de ao menos um servidor público e um ou mais representantes das empresas. Por conseguinte, depois que todo o carregamento recebido estiver devidamente acondicionado, os produtos precisam entrar no sistema de estoque e movimentação da FC/GADMLAB o que é feito por outra equipe de técnicos sendo um(a) farmacêutico(a) e ao menos um servidor que participou da conferência. Em seguida os valores/quantidades dos determinados produtos são atualizados no sistema e disponibilizados via intranet por um software presente em cada unidade de saúde do Distrito Federal, o mesmo software é utilizado não só para consultas e controle do estoque, como também para que as unidades façam suas solicitações de medicamentos, soluções de grandes volumes e materiais laboratoriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (216.8 Kb)   docx (382.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com