TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDICISPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA ( PROINTER_I )

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera

[pic 2][pic 1]

 TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS[pic 3]

ANTÔNIO FÁBIO DE ARAÚJO

PROJETO INTERDICISPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA ( PROINTER_I )

Itapipoca – Ce

Abril / 2015

ANTÔNIO FÁBIO DE ARAÚJO[pic 4]

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA ( PROINTER_I )

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação nas disciplinas Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional , no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade anhanguera, turma TRHW_A2EAD439_NR, sob a orientação do(a) Prof.(a) MSC. Monica Santoloni e Helenrose A da S Pedroso Coelho.

Itapipoca – Ce

abril / 2015

[pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

INTRODUÇÃO............................................................................................................

RELATÓRIO................................................................................................................

(B) Suas observações a respeito da entrevista e da empresa do entrevistado.

C) Descreva qual é a sua ideia de empreendimento, e faça uma análise das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. (SWOT)        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS........................................................................................................................ 


[pic 7]

INTRODUÇÃO[pic 8]

 

        Neste trabalho através de estudos realizados ao longo do semestre nas disciplinas de Técnicas de negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética de relações humanas no trabalho e Desenvolvimento pessoal e Profissional, teve como objetivo entrevistar um empreendedor de sucesso e depois fazer algumas considerações a respeito das disciplinas ate aqui apresentado. Porem foi feito algumas pesquisas para saber o que os estudiosos pensam a respeito dos temas abordados e para aprofundamos ainda mais os nossos conhecimentos, pesquisas essas feitas através de referencias bibliográficas e feita algumas conclusões sobre o ponto de vista dos estudiosos pesquisados.

             Posteriormente será apresentado um relatório com observações sobre a entrevista realizada com o empreendedor (a) e sobre empreendimento juntamente com as considerações finais sobre os assuntos abordados.


    [pic 9]

RELATÓRIO

O presente trabalho teve como objetivo inicial analisar como um individuo se torna um empreendedor(a), sabemos que são utilizados diferentes meios para se alcançar um objetivo, e o que podemos observar na entrevista realizada e que a minha entrevistada se tornou empreendedora por acaso, por necessidade, já que a mesma só resolveu investir pesado em seu próprio negocio quando se encontrava desempregada, sem expectativa para o mercado de trabalho, ou seja por falta de opção, podemos ver que mesmo com as controvérsias ela teve alguns pontos positivos, pontos esses essenciais em um empreendedor(a) pois teve criatividade e sempre soube inovar e ficar atualizada para satisfazer os seus clientes, é esse pontos se encaixa perfeitamente em um plano de negocio pois sempre procurou aprimorar os seus conceitos na sua área de atuação.[pic 10]

Minha ideia de empreendimento e que tudo começa com a escolha do negocio obviamente, que com o passar do tempo vai tomando sua forma através de planos de negócios bem elaborados e posteriormente se transformar em uma empresa de sucesso, e em relação ao (SWOT) que deve ser um plano aplicado em todas em empresas veremos os pontos principais, vamos começar pela Força aqui você pode ver o que esta sobre controle, ou seja você decide se continua ou não com uma determinada situação dentro da empresa, mais e sempre bom focar no que realmente faz a diferença na empresa.                                              Fraquezas são elementos internos que não ajuda o negocio a crescer, estão sobre controle mais não ajuda em nada exemplo colaborador sem treinamento especifico. Oportunidade São situações externa na empresa que pode acontecer a qualquer momento e pode trazer uma situação positiva para o negocio.         Ameaças  assim como as oportunidades só que sendo o inverso, pois são situações externa que pode complicar o seu negocio e estão fora do controle da empresa mais que tem uma perspectiva de acontecer a qualquer momento. Já para Dornelas (2008) “empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades” enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.  Todas estas definições exprimem de forma muito clara o que vem a ser o tema empreendedorismo, porém cabe uma definição mais sucinta, onde cada palavra chave, assim: Empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na ideia e transformar em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

        

O desenvolvimento deste trabalho permitiu uma aplicação de uma metodologia simples, embora bastante amplo, assunto estudado ate aqui sempre vem ganhando força durante o passar dos anos, em parte devido as necessidades das empresas se adaptarem a um ambiente competitivo em constante mudança, além disso, o empreendedorismo também ganhou força ao se apresentar como como umas resposta ao desemprego, assim como foi o caso da minha entrevistada.                                                                                                  Assim com a velocidade que as mudanças vem acontecendo explica talvez o avanço tecnológico e a facilidade de acesso a informação, ao ambiente externo exerce hoje uma pressão para a mudança e a inovação nas instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com