TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DE UMA EMPRESA

Artigos Científicos: PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DE UMA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Para que haja uma liderança em perfeitas condições é necessário que exista dentro da organização as quatro funções básicas da administração: planejamento, organização, direção e controle. Na empresa que veremos a seguir é praticamente uma pessoa que exerce todas as funções, delega ordens, supervisiona, orienta atividades, funcionários... Sendo uma empresa que produz produtos descartáveis como: copos, pratos, talheres e outros. Mesmo assim a empresa cresceu e sobreviveu as dificuldades que atravessou nos quarenta anos que está no mercado. Hoje, apenas isso não basta para ter um bom desempenho, é necessário principalmente o planejamento, pois fica mais fácil fazer ajustes na hora certa e manter a empresa em condições favoráveis a todos. Considerando os dias atuais as organizações estão preocupadas em diminuir custos, ter boas relações com os funcionários, com os clientes e fornecedores além de preservar o meio ambiente, que hoje é uma das grandes preocupações. Cadadia mais as empresas estão se preparando para a concorrência que fica dia a dia mais acirrada, pois as novas tecnologias estão sempre em expansão e os consumidores mais exigentes. Na reestruturação e reorganização da empresa em questão serão trabalhadas as áreas de Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade, Marketing, produção e será criada uma Área de Economia e Sustentabilidade, onde irão ser desenvolvidas maneiras de reduzir os índices de poluição, mais ainda por se tratar de uma indústria de plásticos. Segundo Maurice Strong: “O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”.

2 DESENVOLVIMENTO

REESTRUTURANDO E REORGANIZANDO A EMPRESA

Como já sabemos a empresa acima citada precisa ser analisada, deverá haver algumas mudanças na estrutura e no sistema, mas alguns pontos serão preservados, havendo apenas algumas adequações, pois a mesma apresenta algumas áreas não muito exploradas deixando a desejar em certos pontos, dificultando o bom planejamento da mesma. Desta forma a empresa será desenvolvida para que haja as seguintes áreas: Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade, Marketing e de Produção, além da área de Economia e Sustentabilidade que será criada e desenvolvida em prol do meio ambiente, orientando consumidores e empresas a trabalhar com a reciclagem de materiais como o plástico, visando o bem estar de gerações futuras. As áreas citadas cuidarão de determinados assuntos como: área de Recursos Humanos: ficara encarregada dos equipamentos de proteção individual (EPI),prevenção de riscos, planos de carreira, salários, benefícios, motivação, desenvolvimento de pesquisas etc., área de Finanças e Contabilidade: se encarregará da parte financeira e contábil da empresa ficando responsável pelo patrimônio, recebimentos, pagamentos, cobranças, aplicações etc., área de Marketing: está focado na satisfação das necessidades, desejos e exigência dos clientes a curto e longo prazo e esta encarregado de solidificar a empresa no mercado atuante, sendo uma questão de extrema importância etc., área de Produção: deve ser desenvolvido métodos que proporcione maior agilidade e diminuição de tempo gasto por atividade. Deverá haver na empresa um setor de compras, que ficara responsável pela busca de matéria prima, cotações de preços e disponibilidade de entrega da mesma e também um setor de vendas, já que os vendedores existentes não estão seguindo o trabalho de acordo com o necessário, este setor de vendas deve buscar novos clientes, bem como preservar os já existentes. Desta forma irei apresentar propostas de ações de planejamento, organização, direção e controle que a empresa passará a ter no seu quadro funcional a partir do presente momento.

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS:

Propostas de Organização

Separar documentos por assunto e sendo os manuseáveis colocados em arquivos ativos e os que não são usados com freqüência devem ser guardados em arquivos inativos, ficando mais fácil de trabalhar com documentos de grande importância. Fazer a seleção de pessoas já capacitadas, agilizando em tempo e economizando verba.

Propostas Direção:

Criar um plano de carreira para os colaboradores, de maneira a motivá-los e trazê-los mais perto da empresa, mostrando o quanto são importantes para a obrevivência da mesma. Manter um programa motivacional para os funcionários, de preferência mensal, tais como: reuniões de grupos com assuntos de interesse dos funcionários e da empresa, palestras, sobre prevenção de riscos, mostrando a importância do uso de EPIs (equipamento de proteção individual) e confraternizações. Reavaliar os cargos e salários da empresa, de modo a direcionar pessoas para lugares certos e com gratificações adequadas.

Propostas de Controle:

Fazer o controle da produtividade de modo que o funcionário esteja inserido, podendo opinar e dar sugestões, e sendo informado sempre dos sucessos e fracassos de produção, para que o mesmo possa fazer melhorias e adaptações no local.

Propostas de Planejamento:

Fazer pesquisas sobre o ambiente interno e externo da empresa, assim é mais fácil descobrir oportunidades, forças, ameaças e até fraquezas. Deve ser feito uma mudança cultural dentro da organização, para que possa haver melhorias no desempenho funcional de todos. É de extrema importância a implantação e utilização dos equipamentos de segurança, pois está entre as estratégias que irão auxiliar o bom desenvolvimento da empresa.

DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE

Propostas de Planejamento:

Possuir um planejamento diário, semanal, mensal, trimestral e anual de atividades rotineiras, que conste no departamento para qualquer novo colaborador do setor possa ter conhecimento das atividades do departamento de sua função. Planilhas de custos, contas a pagar e a receber. Controle de documentos e contas pagas e a pagar. Direcionar cada pessoa para uma ou algumas atividades de maior sigilo e cuidado. Balanços e documentos de posse estrutural da empresa devem ser guardados em arquivos com cuidado.

Propostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com