TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta De Melhorias De Uma Empresa

Artigo: Proposta De Melhorias De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 5

. JUSTIFICATIVAS da pesquisa

A presente pesquisa justifica-se a partir das seguintes constatações:

o referencial bibliográfico tradicional sobre o assunto encontra-se em larga medida desatualizado, tem foco essencialmente operacional, não apresenta visão estratégica e enfoca aspectos operacionais da gestão logística;

as publicações mais recentes relacionam apenas superficialmente os movimentos de mudanças interempresas e intra-empresas com a emergência de uma nova abordagem para a logística;

existe demanda por um referencial mais atualizado, mais abrangente e com foco mais estratégico, tanto na área de pesquisa como na área de ensino.

No âmbito da EAESP-FGV, a pesquisa poderá ter como desdobramentos:

a publicação de um artigo sobre o tema na RAE (Revista de Administração de Empresas) ou em outro periódico da área;

a apresentação do trabalho em congressos (Enanpad, por exemplo);

a preparação de material didático (apostilas e transparências) para os cursos de Administração de Materiais (graduação) e Logística (pós-graduação);

a preparação de um curso específico para o GVpec;

o desenvolvimento (futuro) de uma metodologia de consultoria (GVconsult).

2. OBJETIVOS

Tendo em vista as considerações feitas, os objetivos fundamentais desta pesquisa são os seguintes:

estabelecer uma nova visão sobre a gestão logística, a partir das necessidades impostas pelo novo contexto competitivo;

gerar um material de introdução aos temas logística integrada e supply chain management.

3. conceitos-chave

Os conceitos-chave para a compreensão do tema são os seguintes:

Cadeia de valores: trata-se do conjunto de atividades de uma empresa que agregam valor, desde a entrada de matérias-primas até a distribuição de produtos acabados. Fala-se hoje também de cadeia virtual de valores, um fluxo de informações que corre paralelo à cadeia física de valores, e que deve ser utilizado para a otimização desta última.

Sistema de valores: o conceito de cadeia de valores pode ser pensado de forma mais ampla, incluindo os fornecedores da empresa, os fornecedores dos fornecedores, os vários elos da cadeia de distribuição, parceiros, subcontratados, etc. Quando se utiliza este conceito ampliado, adota-se o nome de sistema de valores.

Logística integrada: o conceito é, muitas vezes, confundido com a idéia de planejamento e gestão da distribuição. Na realidade, trata-se de algo mais amplo, que envolve o planejamento, a implementação e o controle de todo o fluxo de materiais, dos fornecedores até o cliente, e de informações, no sentido inverso. Nossa proposta é ampliar ainda mais este conceito, ressaltando os três níveis de atuação da gestão logística – estratégico, tático e operacional – e relacionando-a à otimização do sistema de valores. Adotar o conceito de logística integrada significa adotar uma visão sistêmica da organização e seu ambiente de negócios, buscando eficiência e eficácia através da coordenação e cooperação interempresa e entre empresas.

Gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management): trata-se de uma metodologia (ou conjunto de metodologias) empregada principalmente por empresas de consultoria para implantação do conceito de logística integrada. Envolve a adoção de práticas de global sourcing, parcerias com fornecedores, just-in-time, sincronização da produção, redução de estoques em toda a cadeia, revisão do sistema de distribuição, etc.

Resposta eficiente ao consumidor (efficient consumer response): trata-se de um conjunto de metodologias empregadas principalmente por empresas de consultoria, cuja aplicação visa essencialmente quebrar as barreiras entre parceiros comerciais, barreiras que costumam resultar em ineficiências com impacto em custos e tempo de resposta. Envolve a criação de um consórcio de empresas industriais e comerciais que buscam realizar otimizações sistêmicas, através da análise do sistema de valores e das cadeias de valores.1

4. ESTRUTURA DO TRABALHO

O restante deste relatório está estruturado da seguinte forma:

O Capítulo II apresenta o novo cenário competitivo. O objetivo é situar o tema logística integrada em um contexto maior de mudanças.

O Capítulo III apresenta os conceitos de logística integrada e gestão da cadeia de suprimentos.

O Capítulo IV discute desdobramentos e implicações do trabalho e traz os comentários finais.

Uma bibliografia de caráter genérico é apresentada no final da pesquisa.

II. O novo cenário competitivo

1. INTRODUÇÃO

Neste capítulo, vamos apresentar o quadro geral a partir do qual o conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com