TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES EXTENSIVAS E INTENSIVAS

Tese: PROPRIEDADES EXTENSIVAS E INTENSIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Tese  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 3

PROPRIEDADES EXTENSIVAS E INTENSIVAS

Por definição, propriedades extensivas são grandezas materiais que :

Não são propriedades quando associadas ao tipo de local denominado ponto porque,

Em qualquer ponto, o valor da propriedade extensiva ou sempre será nulo, não poderá variar no tempo, ou sempre não será real. São propriedades quando associadas ao tipo de local chamado parte finita, por que:

Em qualquer parte finita, o valor da propriedade extensiva costuma, em cada instante, ser um real único o que depende do instante considerado. Neste tipo de local, que inclui o sistema como um todo, elas podem ser não constantes funções reais do tempo.

Os valores que tais funções assumem sempre dependem exclusivamente de medidas efetuadas somente no instante a que se referem.

As propriedades extensivas são dependentes da quantidade de substância que constitui o corpo. Faz parte da propriedade extensivas massa, volume, peso, comprimento, resistência elétrica, etc...

As propriedades extensivas são classificadas como aditivas ou não aditivas, de acordo com o comportamento das mesmas ao serem associadas a qualquer parte finita do sistema.

Uma propriedade extensiva será aditiva quando:

O valor da propriedade, para a união de quaisquer duas partes finitas de qualquer sistema, parte estas que não ocupem nenhum espaço comum, for a soma dos valores da mesma propriedade, no mesmo instante, para as duas parte consideradas.

Quando isso não ocorrer, a propriedade extensiva não será aditiva. Massa, volume e quantidade de matéria são exemplos de propriedades extensivas aditivas, enquanto que seus inversos são exemplos de propriedades extensivas não aditivas. Conforme esperado, os valores destas propriedades são sempre nulos (no caso das aditivas) ou sempre divergem (no caso das não aditivas) em todo ponto de qualquer sistema.

As propriedades intensivas são independentes, apenas dependem do material, não importa a quantidade. A temperatura, pressão, cor e densidade são propriedades intensivas.

As propriedades extensivas são aditivas, enquanto as intensivas não são.

Por definição, propriedades intensivas são grandezas materiais que:

São propriedades quando associadas a o tipo de local denominado ponto, porque, em qualquer ponto, elas podem ser não constantes funções reais do tempo, funções estas cujos valores sempre dependem exclusivamente de medidas efetuadas somente no instante a que se referem.

Quando, em determinado momento, uma propriedade intensiva apresentar o mesmo valor em todos os pontos de uma parte finita, naquele instante tal parte finita é dita homogênia em relação a propriedade e intensiva considerada. Caso contrário, naquele momento a parte finita é dita como não homogênia em relação á propriedade intensiva considerada.

São propriedades quando associadas ao tipo de local chamado parte finita homogênea em relação á propriedade intensiva considerada.

Não são propriedades quando associadas ao tipo de local denominada parte finita, não homogênea em relação á propriedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com