TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolo De Kyoto

Artigo: Protocolo De Kyoto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Protocolo de Kyoto

O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), firmado com o objetivo de se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global.

Redigido e assinado em Kyoto (Japão), em 1997, o Protocolo criou diretrizes para amenizar o impacto dos problemas ambientais causados pelos modelos de desenvolvimento industrial e de consumo vigentes no planeta.

 Os gases do efeito estufa.

Os gases do efeito estufa (GEE) ou gases estufa são substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infravermelha, emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço, mantendo a Terra aquecida. O efeito estufa é um fenômeno natural. Esse fenômeno acontece desde a formação da Terra e é necessário para a manutenção da vida no planeta, pois sem ele a temperatura média da Terra seria 33 °C mais baixa impossibilitando a vida no planeta, tal como conhecemos hoje. O aumento dos gases estufa na atmosfera tem potencializado esse fenômeno natural, causando um aumento da temperatura (fenômeno denominado mudança climática).

 Os principais países poluidores.

A ONU – Organização das Nações Unidas – Divulgou no inicio de dezembro de 2011, a lista dos maiores emissores de gases de efeito estufa mundiais.

Top 10 – Ranking dos maiores poluidores do mundo:

1° China – 9.441 megatoneladas de CO2

2° Estados Unidos – 6.538

3° Índia – 2.272

4° Rússia – 1.963

5° Japão – 1.203

6° Brasil – 1.144

7° Alemanha – 977,4

8° Canadá – 731,6

9° México – 443,01

10° Irã – 385,07

 Como surgiu?

O Protocolo de Kyoto nasceu em 1997 e que entrou em vigor a partir de fevereiro de 2005 depois do apoio da Rússia, ele impõe a redução de emissões de seis gases contaminantes que aquecem a atmosfera.

Só quatro dos países industrializados não ratificaram o Protocolo de Kyoto: Austrália, Liechtenstein, Mônaco e Estados Unidos. Austrália e EUA, responsáveis por um terço dos gases de efeito estufa produzidos no mundo industrializado, declararam que não se pretendem ratificá-lo.

Este acordo internacional que estabelece metas de redução de gases poluentes para os países industrializados. O protocolo foi finalizado em 1997, baseado nos princípios do Tratado da ONU sobre Mudanças Climáticas, de 1992.

O acordo entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, ratificado por 36 países do grupo mais ricos do planeta, e limita emissões dos seis gases que provocam o efeito estufa.

 Que formas surgidas?

Como o próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com