TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA EMPREENDEDORISMO

Pesquisas Acadêmicas: PROVA EMPREENDEDORISMO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  3.207 Palavras (13 Páginas)  •  2.373 Visualizações

Página 1 de 13

A decisão sobre o ponto (local) onde seu negócio vai funcionar é de extrema importância. Assim, podemos dizer que:

O produto só será vendido se os consumidores tiverem facilidade para conhecê-lo e chegar até ele.

A definição do ponto (canal de distribuição) é um fator preponderante no sucesso ou fracasso da nova empresa. Portanto, deve-se analisar:

Quais são os hábitos dos clientes? Onde eles estão? Com o é a concorrência no local? como ela afetará seu negócio? O ponto será fixo ou móvel?

A estratégia de apresentação e a quantidade de páginas de um Plano de Negócios, dependem de qual será seu público alvo. Que tipo de Plano de Negócios deve ser utilizado quando se pretende buscar o aporte de grande quantidade de recursos financeiros?

Completo

A estrutura de um Plano de Negócios, em geral, deve especificar:

Capa, Sumário, Resumo executivo, Planejamento estratégico do negócio, Descrição da empresa, Produtos e serviços, Análise de mercado, Plano de marketing, Plano financeiro, Equipe de Gestão e Anexos.

A finalidade da Propaganda é:

Tornar o produto conhecido e quais benefícios ele trará ao consumidor.

A finalidade do Plano de Marketing é:

Ajuda a empresa a enxergar a melhor forma de atingir seus objetivos.

A maior preocupação existente no ensino superior é:

Forte orientação para o emprego.

A motivação, sua e da equipe, pode resultar no sucesso ou fracasso do empreendimento. Das alternativas abaixo, qual é a que melhor representa como devo demonstrar a motivação?

Ser dono do próprio negócio significa ter liberdade, definir seus próprios horários e não ter patrão. - Ser dono do próprio negócio significa transformar o sonho em realidade. - Ser dono do seu próprio negócio significa fazer o seu salário, trabalhar pesado e administrar riscos.

todas as respostas estão corretas.

A Pesquisa de mercado ajudará o empreendedor a:

Conhecer o perfil do cliente em potencial.

A pesquisa de mercado poderá informar:

O interesse por parte do consumidor em potencial de um novo produto/serviço; - O perfil do consumidor em potencial; - A situação financeira (renda) do mercado pretendido.

Todas as alternativas esão corretas.

A visão do futuro é um dos mais fortes motivadores do desempenho individual e coletivo. Como este desempenho pode ser aproveitado pelas empresas?

Empresas inovadoras aproveitam a criatividade e a energia de suas equipes e desenvolvem em conjunto visões compartilhadas do futuro.

Ao definir Fornecedores em seu Plano de Negócios, você deve levantar informações como:

Estabelecer a localização dos fornecedores, quais os motivos que levaram a escolha dos mesmos, quais os seus pontos fortes e fracos e qual o nível de qualidade de seus produtos.

Ao definir o negócio, devo estar atento a: Descrever o negócio, deixando evidente o que está sendo desenvolvido. - A definição precisa do futuro negócio. - Usar o bom senso. Não aumentar nem diminuir suas vantagens sem embasamentos ou fundamentos.

Todas as respostas estão corretas.

Ao elaborar um Plano de Negócios é crucial que você se preocupe com seus concorrentes. Que tipo de informações devem estar claras a respeito dos mesmos na projeção do seu negócio?

Deve-se preocupar-se em identificar quais são os principais concorrentes, onde se localizam e qual o seu posicionamento no mercado.

Ao elaborar um Plano de Negócios, por que é preciso analisar o mercado fornecedor?

Para ver se existem fornecedores que garantam o abastecimento constante dos produtos necessários e, ainda, com preços adequados, bons prazos de pagamento, quantidade suficiente para atender à demanda e qualidade de acordo com os padrões exigidos.

Ao ensinar empreendedorismo os cursos devem focar: (1) Identificação e entendimento das habilidades do empreendedor. (2) Como ocorre a inovação e o processo empreendedor. (3) Numa visão cartesiana dos sistemas produtivos e da relação empresa / funcionário. (4) Na importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico. (5) Como preparar e utilizar um plano de negócios. (6) Como identificar fontes e obter financiamento para o novo negócio. (7) Como gerenciar e fazer a empresa crescer. (8) Composição e dinâmica das bolsas de valores para criação de empresas de capital aberto.

1,2,4,5,6,7

Ao estruturar sua equipe de trabalho:

Analise seus sócios e os principais funcionários; sua formação, conhecimentos e experiências serão fundamentais para o sucesso do negócio.

Ao pretender instalar um negócio é necessário conhecer a fundo a concorrência. O empreendedor deve:

saber quais são seus concorrentes, onde estão localizados, seus pontos fortes e fracos, qual o espaço que ocupam no mercado e qual a vantagem/desvantagem que têm em relação aos produtos/serviços que serão oferecidos por você.

Ao se definir pela escolha do ramo de negócio, você deve levar em consideração uma série de fatores. Contudo, a resposta correta e mais completa corresponde:

Experiência profissional, mercado fornecedor, mercado consumidor, recursos humanos e financeiros, localização e ponto de venda.

Assinale a alternativa que preenche os espaços em branco nas sentenças abaixo: Conceito de si é a principal fonte de _________________. É a forma segundo a qual a pessoa se vê. É a ____________________ que tem de si mesma. A auto-imagem irá influenciar fortemente o __________________ do indivíduo. No conceito de si estão contidos os _______________ de cada um, sua forma de ver o _______________ a motivação.

criação, imagem, desempenho, valores, mundo, motivação.

Assinale a alternativa que preenche os espaços em branco nas sentenças abaixo: O empreendedor assume _______________ ___________________: gosta do risco, mas faz tudo para minimizá-lo. É _______________ e criativo. (Inovação é relacionada ao produto. É diferente da invenção, que pode não dar consequência a um produto).

riscos, calculados, inovador

Assinale a alternativa que preenche os espaços em branco nas sentenças abaixo: O empreendedor cria método próprio de _________________: aprende a partir do que faz; _______________ e ___________________ são determinantes para explicar seu interesse. Aprende indefinidamente.

aprendizagem, emoção, afeto.

Assinale a alternativa que corresponde à teoria visionária de Filion:

"Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões."

As empresas geradoras do maior número de empregos são:

As micro e pequenas empresas.

Chamamos de investimentos os gastos de capital que o empreendedor precisará realizar para viabilizar materialmente seu negócio. Esta infra-estrutura visa:

Possibilitar a arrancada e o início das operações.

Com a elaboração de um Plano de Negócios é possível se obter várias informações. Considerando V para Verdadeiro e F para Falso, qual a resposta abaixo que identifica a seqüência correta sobre as seguintes afirmações: - Identificar riscos, pontos fortes e fracos da empresa, conhecer o mercado e definir estratégias de marketing. - Identificar pontos fortes e fracos, determinar com certeza o desempenho financeiro a longo prazo e avaliar investimentos. - Identificar pontos fortes e fracos em relação à concorrência. - Avaliar o retorno sobre o capital investido.

V, F, V e V

Como o Empreendedor pode criar oportunidades de negócio? Quais são suas fontes de inspiração?

Experiência em empregos anteriores, pesquisa universitária, olhar o que acontece nas ruas, idéias que deram certo em outros lugares, sua experiência como consumidor, mudanças demográficas e sociais e novas aplicações de capacidades e habilidades pessoai.

Correlacione de forma correta, cada seção o plano de negócios com os sub-topicos correspondentes:

[A] Negócio [4] Definição do Negócio, Equipe e Oportunidade.

[B] Produto/Serviço [1] Definição do Produto/Serviço, Vantagem Competitiva e Preço.

[C] Mercado [2] Clientes, Fornecedores e Concorrentes.

[D] Plano de Marketing [3] Propaganda e Ponto (Canal de Distribuição).

Correlacione cada característica transformadora com a frase que lhe conceitua corretamente: [A] Auto-confiança [3] A pessoa acredita em si mesma, se julga capaz de realizar projetos. [B] Liderança [2] Capacidade q o indivíduo tem de influenciar um grupo p/ a concretização de um[C] Energia [4] Capacidade de iniciar projetos, estar sempre disposto p/ realização de objetivos.[D] Visão de oportunidade [1] Capacidade d perceber situações oportunas em determinado momento. objetivo. [A, 3], [B, 2], [C, 4] e [D, 1]

Desemprego estrutural:

É o efeito representado na economia pelos processos de automatização e robotização.

De acordo com Dolabela (2001), o método de ensino do empreendedorismo tem como essência:

O sonhar e o buscar a realização de um sonho. Nesse sentido, propõe-se ao acadêmico o desenvolvimento de um projeto a partir de uma proposta do professor, com a possibilidade de que o aluno crie o seu próprio projeto, usufruindo da força didática dessa ação

De acordo com Pinchot, (1989), empreendedorismo é:

A necessidade de realizar, que não é necessariamente estabelecida na infância e pode ser desenvolvida em qualquer ponto da vida, dados o desejo e a oportunidade.

Dos conceitos de empreendedorismo listados abaixo, qual deles representa o entendimento mais atual sobre este tema?

É a criação de uma organização econômica inovadora com o propósito de obter lucratividade ou crescimento sob condições de risco e incerteza.

Dos fatores que podem influenciar, positiva ou negativamente no sucesso de um negócio no ramo comercial, um é considerado fundamental. Qual é?

Ponto de venda.

Empreendedorismo por oportunidade, justifica-se pela:

Existência de nichos de mercado que permitam a exploração com boa chance de sucesso.

Empreendedorismo por necessidade é uma característica do Brasil, justifica-se pela:

Existência do desemprego.

Filion sustenta que a visão, "é uma imagem projetada no futuro, do lugar que se quer ver ocupado pelos seus produtos no mercado, assim como a imagem projetada do tipo de organização necessária para conseguí-lo." São identificadas três categorias de visão, assinale abaixo a alternativa que as contém:

Visão emergente, visão central (dividida em visão externa e interna) e as visões complementares.

Marco Pólo e Cristóvão Colombo foram exemplos de empreendedorismo de épocas passadas. Que ações e atitudes estes personagens da história realizaram em suas épocas que identificam seu perfil empreendedor?

Enfrentaram riscos calculados na busca de resultados que lhes proporcionassem retorno de capital e reconhecimento.

Na montagem do Plano de Negócio na etapa Descrição dos Produtos/Serviços devo preocupar-me com:

Dados do produto/serviço, dimensões, embalagem, métodos de atendimento, benefícios que oferece e demais características.

Na montagem de seu Plano de Negócio é importante abordar a área de tecnologia e processos. Você tem que saber como tudo será conduzido. É importante:

Analisar todo o processo desde a entrada da matéria-prima até a obtenção do produto final.

Não existe um tamanho ideal para se escrever um Plano de Negócios. O recomendável é levar em conta as necessidades do público que lerá este plano. Fundamentalmente estes serão os possíveis leitores:

Gerente de banco ou Investidor, Instituição governamental, Parceiro e Fornecedor.

Não existe uma estrutura rígida para se escrever um Plano de Negócios. Porém, ele deve possuir um mínimo de seções, as quais proporcionam um entendimento completo do negócio. Estas seções visam possibilitar ao leitor entender:

A organização da empresa, seus objetivos de vendas, seus produtos/serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira e uma noção da equipe pretendida.

Nos últimos anos, o ensino do empreendedorismo vem ganhando cada vez mais espaço nas universidades de administração. Este processo metodológico no ensino do empreendedorismo opera na concretização e na formação do profissional de administração. Esta metodologia é justificada em função:

Da necessidade de se aplicar novas técnicas que complementem os cursos de administração.

O acesso a consultorias e o ambiente encorajador, onde custos e impostos são inferiores aos praticados pelo mercado, viabilizam o desenvolvimento nos primeiros anos da empresa. Estes são benefícios oportunizados por qual das instituições listadas abaixo:

Incubadoras de Empresas.

O Brasil se destaca por ser um dos países que mais apóiam o empreendedorismo, porém nos destacamos também pelo alto índice de mortalidade das empresas. Esse desempenho tem como principal motivo: A falta de capacitação profissional dos empreendedores.

O Empreendedorismo associa:

Risco calculado, inovação e lucro elevado.

O estudo do canal de distribuição corresponte:

As diferentes maneiras pelas quais o produto é colocado à disposição do consumidor.

O líder do futuro tem como característica fundamental:

A capacidade de mobilizar as pessoas e fazê-las perseguir um sonho transformando-o em realidade.

O papel das incubadoras, na formação das pequenas empresas, tem importância capital. Qual é este papel?

Ajudar na concepção do projeto, oferecer estrutura física, equipamento de informática, móveis e utensílios, conexão com internet, promover cursos e convenções.

O Plano de Negócios Completo é usado, quando:

Pleiteia-se grande quantidade de recursos financeiros.

O Plano de Negócios Reduzido é usado, quando:

Necessita-se apresentar algumas informações resumidas a um potencial investidor

O Plano de Marketing está dividido em duas partes:

Propaganda e Ponto (canal de distribuição).

O processo de segmentação mais comum, usado para dividir o mercado, é o:

Demográfico.

O que corresponde a um conjunto de informações elaboradas de forma organizada em que são vislumbrados os aspectos mais importantes de um empreendimento, sendo um estudo detalhado do empreendimento e o planejamento de ações estratégicas para fazer dele um negócio próspero onde também são apresentados os detalhes de quem são os empreendedores, qual o produto/serviço, quem serão os clientes:

Plano de Negócio.

O que é o Ponto de Equilíbrio e em que ele influencia na avaliação de um Plano de Negócios?

É a verificação da igualdade entre a receita obtida pela empresa e os custos gerados na fabricação dos produtos, fazendo com que a empresa não apresente nem lucro real, nem prejuízo.

O que é uma incubadora de empresas?

É um ambiente que favorece a criação e o desenvolvimento de empresas e produtos, em especial os inovadores e intensivos em conhecimento.

O sumário executivo é a parte do plano de negócios que se desenvolve em que etapa?

Ao término de todas as etapas

Os dados secundários podem auxiliar para a abertura do empreendimento. Os dados secundários correspondem:

às informações já pesquisadas que se encontram à disposição dos interessados. Ex.: IBGE.

Os empregados conhecidos como Administrativos são aqueles que:

Estão diretamente ligados a produção.

Trabalham através de empresas de terceiros.

Preocupam-se principalmente com as áreas de serviço.

Nenhuma das respostas está correta.

Os fornecedores afetam diretamente na qualidade e custo de seu produto/serviço e no sucesso de seu negócio. Portanto, na montagem do seu Plano de Negócio, analise:

Os pontos fortes e fracos de cada fornecedor, onde estão instalados e a qualidade dos produtos fornecidos.

Para conseguir preços melhores e qualidade da mais alta tecnologia em sua guerra contra os concorrentes, as empresas cortaram custos.Quais as repercussões destes fatos sobre a realidade e o futuro no ambiente globalizado?

Foram aumentados os índices de automação, eliminando postos de trabalho.

Para definir o setor (ramo de atuação), analise:

A atuação do governo referente ao controle do setor e da existência de impostos e a infra-estrutura disponível; - A existência de matéria-prima na região de atuação e a existência da melhor tecnologia de produção que a utilizada por sua empresa; - A atuação da concorrência, a procura da clientela pelo produto que será comercializado e a sazonalidade do consumo.

Todas as respostas estão corretas

Para o empreendedor ter competitividade é fundamental que conheça o mercado onde irá atuar. Conhecer o mercado é ter informações sobre:

O setor (ramo) de atuação, a clientela que se pretende atingir, os fornecedores e a atuação da concorrência.

Pelo emprego de incubadoras como complemento do ensino do empreendedorismo, os estudantes de administração têm a possibilidade do auto-desenvolvimento. Porquê?

Essa estratégia possibilita ao aluno a auto-aprendizagem, utilizando metodologias de construção do sonho e da realização do sonho.

Plano de Negócios é:

Um documento usado para descrever seu negócio.

Plano de Negócios Operacional é usado, quando:

Se pretende alinhar os esforços internos em direção aos objetivos estratégicos da organização.

Podemos dizer que as principais características do empreendedor na fase inicial são: - Determinação - Entusiasmo - Rigidez ao risco - Dinamismo Considerando V para Verdadeiro e F para Falso, qual a resposta abaixo que identifica a seqüência correta sobre as principais características do empreendedor na fase inicial:

V, V, F e V

Podemos dizer que as principais características do empreendedor na fase inicial são:

Determinação, idealismo intuitivo, entusiasmo, flexibilidade, capacidade de tomar decisões, ver além do seu tempo, enxergar oportunidades em que os outros só vêem problemas, dinamismo, liderança envolvente e carisma.

Por que a decisão sobre o Ponto de Venda ou local onde seu negócio funcionará é de extrema importância?

O produto será mais facilmente vendido se os consumidores tiverem rápido acesso a ele.

Por que devemos avaliar tendências futuras?

Planejar é essencial para minimizar riscos.

Por que é importante fazer um Plano de Negócios?

Para identificar riscos, propor planos, apurar pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente, conhecer o mercado , definir estratégias de marketing, analisar o desempenho financeiro, avaliar investimentos e o retorno de capital.

Pelo emprego de incubadoras como complemento do ensino do empreendedorismo, os estudantes de administração têm a possibilidade do auto-desenvolvimento. Porquê?

Essa estratégia possibilita ao aluno a auto-aprendizagem, utilizando metodologias de construção do sonho e da realização do sonho.

Quais as características que se deve levar em conta, quando da localização de uma indústria?

Infra-estrutura existente (água, energia, estradas, transportes, etc).

Quais são os quatro tipos de empreendedores segundo o Sebrae?

Artesão, Tecnológico, Oportunista e Estilo de vida

Qual das causas abaixo é fundamental como entendimento do porquê o empreendedorismo deve ser estudado e fomentado nas Universidades?

A natureza humana, tendo em vista que o empreendedor alcança a auto-realização.

Qual é o principal instrumento que uma incubadora utiliza para analisar um projeto e realizar o processo de seleção?

O Plano de Negócios

Quando se fala em estratégia de Marketing é necessário falar nos 4 P's de marketing. São eles:

Produto, Preço, Praça e Promoção.

Quando se trata de Tecnologias e Processos é importante o envolvimento dos órgãos constituídos para obtenção das autorizações necessárias. Quanto a equipamentos e normas de segurança referentes ao combate a sinistros, o órgão consultado deverá ser:

Corpo de Bombeiros.

Que tipo de instituição tem se destacado com sucesso como fonte fomentadora, formadora, orientadora de pequenos empreendedores?

Incubadoras de Empresas.

Quem deve assumir, hoje, o principal papel de disseminação da cultura empreendedora no Brasil?

Universidades.

Relacione as sentenças abaixo com seus respectivos significados: ( ) Idéias de produtos ou serviços que queremos lançar; ( ) Atividades de gestão definidas para sustentar a realização da visão central; ( ) Resultado de uma ou mais visões emergentes, subdividindo-se em uma visão externa e outra interna. (1) Visão emergente; (2) Visão central; (3) Visões emergentes.

1,3,2

Sabe-se que o empreendedor consegue descobrir oportunidades onde a maioria das pessoas enxerga somente problemas. Neste sentido, são características fundamentais do empreendedor:

Ter visão do futuro, ser determinado e correr riscos calculados.

São amplamente conhecidas as limitações que as empresas enfrentam no início de suas atividades. Identifique nas frases abaixo aquela que complementa corretamente esta afirmação.

As limitações variam da escassez de recursos financeiros à dificuldade de inserção de produtos no mercado, permeando todas as atividades necessárias à geração de novos negócios.

São amplamente conhecidas as limitações que as empresas enfrentam no início de suas atividades. Identifique nas frases abaixo aquela que complementa corretamente esta afirmação.

As limitações variam da escassez de recursos financeiros à dificuldade de inserção de produtos no mercado, permeando todas as atividades necessárias à geração de novos negócios.

São consideradas causas fundamentais para o estudo do empreendedorismo: I – A natureza humana, a importância do empreendedor na economia. II – A pouca orientação para o emprego nas instituições de ensino. III - O papel da pequena empresa na estrutura econômica mundial.

I e III estão corretas.

Segundo Pinchot, (1989), ser empreendedor está ligado à necessidade de realizar algo. De acordo com o autor, este conceito define também a possibilidade da pessoa se tornar empreendedora sem ter nascido empreendedora. Identifique qual das respostas abaixo complementa a idéia inicial do autor:

Ser empreendedor não é necessariamente estabelecido na fase infantil do ser humano e pode ser desenvolvido em qualquer ponto da vida, em função do desejo e da oportunidade.

70% das pequenas empresas morrem antes de completar o primeiro ano de vida. Temos como principal causa:

Um conjunto de fatores que começa com o despreparo do empreendedor, necessidade de resultados a curto prazo e falta de planejamento.

Sobre o tema Estratégia, considera-se:

Todas as respostas estão corretas.

Uma das características que transformam empreendedores em vencedores é a visão da oportunidade. Podemos definir visão de oportunidade como:

A capacidade de enxergar oportunidade com base no atendimento de uma necessidade do mercado.

Trata-se de um Conjunto de informações elaboradas de forma organizada em que são vislumbrados os aspectos mais importantes de um empreendimento, sendo um estudo

Capacidade do indivíduo em influenciar um grupo para concretização de objetivos

Uma das características que transformam os empreendedores é a liderança. A liderança pode ser definida como:

Capacidade do indivíduo em influenciar um grupo para concretização de objetivos

Vantagem competitiva é:

Aquilo que seu produto/serviço tem que os produtos/serviços da concorrência ainda não têm.

...

Baixar como  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »