TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova de empreendedorismo

Por:   •  13/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

E-TEC/UFPI

Prova referente à matéria de empreendedorismo do curso de manutenção e suporte em informática do curso do E-TEC.

Aluno: Antonino Calisto dos Santos Neto

EMPREENDEDORISMO EM INFORMÁTICA E SEUS PILARES HISTÓRICOS E INFLUENCIADORES

        A maneira como a Tecnologia da Informação (TI) mudou as diversas formas de como as pessoas trabalham, se comunicam e se divertem é bastante notória. O computador portátil, microcomputador entre outros, revolucionaram a era digital, tornando-se um dos pilares principais desse grande salto produtivo principalmente das empresas, da comunicação voltada a parte de finanças e da transmissão melhorada de conteúdos de informação e de distração (ou entretenimento). Desde atividades mais simples à atividades mais complexas realizadas por crianças ou idosos leigos até programadores mais experientes no ramo tecnológico rodam esse âmbito. A quantidade de computadores que são usados no mundo passam de 1 bilhão de unidades.

        A grande linha de ligação que liga pessoas ao mundo tecnológico só tende a aumentar. Assim, é possível observar uma grande oportunidade para os mais diversos cargos da área de TI, desde técnicos aos mais altos cargos e níveis de escolaridade ligados a esse tipo de formação. Vários são os motivos que levam uma pessoa a estudar a tecnologia, dentre os mais importantes, pode ser citado a capacitação técnica de seu proprietário, obtida através de capacitações por experiência no mercado ou até por cursos regulares.

        Qualquer tipo de defeito, como por exemplo uma pane na rede da empresa, pode levar a prejuízos incalculáveis, como a queda de produção, aumento no tempo de produtividade e/ou chegando a perder clientes. Assim, é de suma importância as empresas optarem por oferecer um ótimo investimento na área de tecnologia, pois quando bem planejado, podem levar as entidades empresarias aos mais diversos níveis de funcionamento e ascensão no mercado e na concorrência.

        Acrescido às ideias acima, é de suma importância citar que o mundo digital vive em constante processo de renovação. No decorrer do tempo, novas tecnologias e softwares são inventados e/ou criados, afim de inserir em recursos, o que exige uma adaptação entre essa relação de tecnologia e demais recursos da empresa, além de ter que possui pessoas capacitadas que saibam fazer essas modificações. Para evitar que sejam trocadas todas as máquinas, softwares são criados com essas adaptações e as peças são criadas de modo dinâmico, afim de permitir que essas peças sejam trocadas independentemente de trocar todo o aparato tecnológico da máquina o até mesmo toda a máquina, gerando assim, um outro nicho de mercado para as empresas de assistências técnicas.

        Porém, os diversos incentivos por parte do governo e as isenções de tributos aplicados no setor de informática aumentaram ainda mais o consumo de computadores de marca, e diminuíram o consumo de computadores montados e adaptados ao gosto de cada usuário. Isso se deve, à enorme facilidade de se adquirir computadores direto da empresa fabricante, através da internet com sites de e-commerce, com pagamentos a prazo e divisão de diversas parcelas, acréscimo de diversos serviços, que garantem a originalidade das peças, criação de novos softwares e/ou de pequenas empresas de desenvolvimento ou até mesmo que se desafiam a entrar no mercado de concorrentes de empresas técnicas.

        Devido isso vir de muito tempo atrás, ainda não há uma definição específica que fala sobre a origem do termo empreendedorismo, mas citadno de forma etimologicamente, a palavra, segundo pesquisadores como Hisrich e Peters, empreendedorismo vem do francês entrepreneur, que segundo Becker e Lacombe (2003), tem seu significado atrelado à frase “o que está no meio”. Ainda condizente com esses pesquisadores, o conceito esteve, desde a idade média, relacionado com o ato ou característica de assumir riscos, principalmente voltados ao mercado de atividades comerciais.   O problema. É que diversos conceitos que caracterizam o empreendedorismo são “desconfiguradas” através das concepções advindas das mídias e do senso comum.

        É trivial saber que o conceito de empreendedorismo assume muitos significados, que varia a cada contexto social, cultural e econômico em que este é citado, lembrando que, de forma geral, pode-se levar o empreendedorismo a três abordagens principais. A que segue em frente, a primeira, visa compreender o perfil de personalidade do empreendedor e a linha comportamental. A que segue posteriormente a essa, a segunda, visa a análise das diversas habilidades e poderes comportamentais voltados ao empreendedor e a sua dinamicidade de interatividade em meio ao ambiente da organização, abordagem essa, que obtém o senso de oportunidade da valorização das habilidades. E por último, a terceira, visa a relação e a adaptação entre empreendedorismo e economia, inovação e a disposição de enfrentar, correr e resolver os riscos a definir quais produtos serão investidos e em quais negócios. Para resumir, o conjunto dessas três ideias demonstram que para uma sociedade capitalistas ter uma ascensão perseverante, deve-se estar em um âmbito social com pessoas que incitem comportamentos, habilidades e conhecimentos que o ajudem a se tornar capacitados de modo a identificar a oportunidade, inovação de negócios e uma melhoria de processos.

        Um dos grandes nomes que deu origem a essas três ideias, foi Henry Ford, pessoal que concatenou o conceito de inovação com o empreendedorismo realmente dito. Esse grande nome nasceu em 1893, em uma fazenda próxima a um munícipio rural ao oeste de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos. Ford iniciou gostando de motores, cuja função era assumida na fazenda de seu pai, onde demonstrava grande habilidade de inovação e habilidade também na parte dos reparos das motos. Sempre atento ao funcionamento dos equipamentos, afim de facilitar o seu trabalho, pois como morava em uma fazenda, os trabalhos pesados eram feitos à mão. Em 1879, com apenas 16 anos, Henry Ford começou a trabalhar na James F. Flower & Bros e mais tarde na Detroit Dry Dock Co. Posteriormente em 1885, ainda trabalhando na parte de mecânica, só que da empresa Eagle Motor Works, em Detroit, sua atenção se voltou aos motores de explosão, onde um pouco depois, construiu, sozinho, seu primeiro motor movido à gasolina, mostrado assim, uma ótima habilidade voltada ao empreendedorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (220.6 Kb)   docx (270.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com