TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA HOSPITALAR

Artigos Científicos: PSICOLOGIA HOSPITALAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  1.161 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE CEUMA

Curso: Psicologia Período: 5º

Disciplina: Psicologia Hospitalar

Profª: Patrícia

Turno: Noturno

Alice Súzane Veloso

Barbara Gomes Rios

Etiane Borges da Silva

Flavio Santos Nunes

Milca Luz Araujo

Patricia Lemos

Tatiana Nogueira Pinto

Vanessa Mendes de Jesus

ASPECTOS PROFISSIONAIS DO PSICOLÓGO NO SETOR DE ONCOLOGIA

SÃO LUIS/MA

2013

Alice Súzane Veloso - 944737

Barbara Gomes Rios - 956934

Etiane Borges da Silva - 950440

Flavio Santos Nunes - 944713

Milca Luz Araujo - 957616

Patricia Lemos - 959984

Tatiana Nogueira Pinto - 937101

Vanessa Mendes de Jesus - 957525

ASPECTOS PROFISSIONAIS DO PSICOLÓGO NO SETOR DE ONCOLOGIA

SÃO LUIS/MA

2013

INTRODUÇÃO

Quando falamos em câncer a primeira coisa que vem a nossa mente é à interrupção da vida, os sentimentos do paciente que vive o primeiro momento o da descoberta se torna contraditórios e mil pensamentos passam por sua cabeça. Neste trabalho,vamos esclarecer a importância da assistência psicólogica em pacientes oncológicos, ampliar o conhecimento sobre o câncer, identificar a dinâmica deste paciente e o manejo do psicólogo na ressignificação do processo de adoecimento. A psico-oncologia é uma área entre a psicologia e a oncologia tem interesse em atender aos recorrentes aspectos psicossociais que envolve o paciente com câncer, ela está pautada em uma atuação preventiva primária com o objetivo de buscar formas de tratamento digna, humanizada e que favoreça a adesão ao processo de tratamento. Ao passo que considera o individuo como um ser integral, social, ajuda o paciente e seus familiares à ressignificar o processo de adoecimento, objetivando restaurar ou melhorar a qualidade de vida e possibilitar maiores expectativas de sobrevivência. O psicólogo que antes, somente participava dos aspectos relacionados à saúde-doença ou em instituições que promovia saúde mental, hoje tem uma atuação mais ampliada em diversos setores da saúde. Isso reflete ao aumento do número de demanda para esse profissional, inclusive no campo da oncologia, os psicólogos da saúde ajudam os pacientes e familiares através de um apoio psicossocial no enfrentamento dos efeitos negativos do tratamento contra o câncer.

JUSTIFICATIVA

Como estudantes do curso de Psicologia, cursando o 5 º período e estudando a cadeira de PSICOLOGIA DA SAÚDE HOSPITALAR, desenvolveremos a seguinte tématica: ASPECTOS PROFISSIONAIS DO PSICÓLOGO NO SETOR DE ONCOLOGIA, onde assumimos o compromisso da elaboração deste trabalho, que é fundamental para o processo de identificação de problemas e soluções. O trabalho contribuirá para informar, e divulgar a importância do psicólogo no processo de adoecimento do paciente com câncer, a necessidade do amparo psicologico ao paciente e sua familia e a dismitificação de alguns conceitos e preconceitos, sentimos a importância de nos empenhar no desenvolvimento deste trabalho, visando absorver da melhor maneira possivel as informações adquiridas, principalmente durante a entrevista, o qual sem sombras de dúvidas está contribuindo para nossa formação e a nossa forma de encarar essa doença que o próprio nome possui um significado ameaçador, pois está associado ao risco de morte, sem falar que começamos a olhar o paciente de uma maneira menos preconceituosa.

Sentimo-nos gratificados com a elaboração desse trabalho, onde com todo os nossos esforços, iremos apresentá-los aos nossos colegas de classe e futuros colegas de profissão, como ponto de partida, trabalhando em conjuntos iremos conseguir atingir nossos objetivos, na intenção de levar mais informações no que se diz respeito a conhecer sobre a importância da atuação do psicólogo para pacientes oncologicos e seus familiares.

OBJETIVO GERAL:

Trazer informações da atuação do psicólogo no setor oncologico.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

- Elaboração do trabalho de pesquisa

- Entrevista com psicólogo

-Levantamento de informações bibliografica sobre o assunto

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

O câncer é uma das doenças que mais causa morte no mundo. Engloba mais de 100 doenças diferentes, porém relacionadas, em que algumas células anormais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com