TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Hospitalar

Artigo: Psicologia Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia Hospitalar

Características contextualizadas e suas relevâncias enquanto práticas profissionais

 O Psicólogo hospitalar esta envolvido na relação do adoecimento; Quando o paciente adoece e precisa de um profissional que cuide do seu bem estar biopsicossocial, ou seja, que o ampare em todas as áreas de sua vida para que estes venham a ficar em harmonia para o bem estar da pessoa.

 O profissional trabalha junto ao paciente-família-equipe; Intervindo no meio social do doente para solucionar problemas que não favoreçam a sua saúde mental e física. Resolvendo problemas familiares mas apenas aqueles em que o paciente é o foco do problema. E quanto à ajuda para com a equipe, é apenas um auxílio superficial, pois o foco é o paciente, na tentativa de minimizar o sofrimento emocional causado pela enfermidade.

 Não é estabelecida uma meta para que o paciente alcance; O tratamento é para que o doente aceite de forma tranqüila a situação em que está vivenciando e não lhe estabelecendo uma meta a cumprir, seja ela o fim do tratamento ou a cura psicológica.

 O psicólogo hospitalar trabalha junto à equipe institucional de saúde; Atuando com uma visão diferenciada para com os problemas do paciente. Pois entende de forma complexa e possui uma escuta específica para o apoio ao enfermo, diferentemente do médico que tem como foco a cura das doenças biológicas somente. Compreende-se então que a Psicologia vem para o melhoramento da Medicina.

 Trabalha de forma preventiva; Na tentativa de evitar que o problema se agrave e sempre tentando colocar a situação em equilíbrio e harmonia.

Atividades

 Atendimento em UTI neonatal

Um parto prematuro pode ocasionar muitas dificuldades para a mãe ocasionando um grande estresse comportamental podendo trazer problemas para o seu corpo como alteração na pressão, freqüência cardíaca mais elevada . Nesse caso há uma grande preocupação em fortalecer os laços afetivos da mãe pelo bebe porque como o individuo vai ter que trocar o colo da mãe por uma incubadora e até a agulha que ela ira receber será um sintoma de dor por isso a intervenção do psicólogo é de extrema importância para o seu desenvolvimento psíquico, afetivo e social.

Atendimento em ambulatório

Atua em diversas áreas, juntamente com profissionais da saúde num processo interdisciplinar. Diante de um diagnostico que causa grande sofrimento psíquico, o psicólogo age de tal forma que irá tranqüilizar e fazer com que o paciente enfrente a enfermidade de forma mais pacífica. Por exemplo, numa situação em que o indivíduo recebe o diagnóstico de câncer, é preciso um profissional adequado para oferecer suporte emocional à aquela pessoa, pois uma notícia de tal gravidade pode ser catastrófica se dada de forma errônea.

 Pronto atendimento nas enfermarias

Atende de forma imediata assim que solicitado, no momento em que o paciente necessita. De forma mais ampla, a fim de consolar seus problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com