TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrão Motor Rebater

Artigo: Padrão Motor Rebater. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  1.128 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

No processo de desenvolvimento e aprendizagem o ser humano encontra uma variedade de informações vindas de estímulos internos e externos, que contribuem para a sua formação. As mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo do processo de aprendizagem relacionam-se quase que diretamente às informações recebidas no meio ambiente, tais como métodos de educação e oportunidade para a prática de atividades. Desta forma, a oportunidade de experiências motoras, a convivência social e a interação do indivíduo com o ambiente, tornam-se importantes na construção de um repertório de conhecimentos fundamentais que formam a base das estruturas responsáveis pela aprendizagem das habilidades.

O desenvolvimento motor apresenta-se em três estágios fundamentais: O Inicial, que é uma fase que representa as primeiras tentativas da criança orientadas para o objetivo de desempenhar uma habilidade fundamental; o Elementar, que envolve maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos fundamentais (os padrões de movimento nesse estágio são ainda geralmente restritos ou exagerados, embora mais bem coordenados, visto quem em algumas observações revelaram que alguns indivíduos, tanto adultos quanto crianças, não vão além do estágio elementar em muitos padrões de movimento); e Maduro, que é caracterizado por desempenhos mecanicamente eficientes, coordenados e controlados (a grande maioria das pessoas precisa de oportunidades para a prática, o encorajamento e a instrução em um ambiente que promova o aprendizado para alcançar este estágio).(GALLAHUE, 1989,1993).

Em nosso trabalho verificamos e refletimos sobre o padrão motor do ato de “rebater”, uma forma tanto complexa na sequência do desenvolvimento motor individual. Foram analisadas as três fases do padrão, através de dados, planilhas e imagens. Também as observações feitas da habilidade de rebater, as maneiras diferenciadas de rebater e as fases do movimento corporal maduro na prática.

2. ATO DE REBATER

Os primeiros movimentos da rebatida (que não sejam o ato de chutar) aparecem em crianças pequenas quando elas atingem os objetos com algum instrumento.

Balançar uma bola sobre o solo com um bastão ou atingi-la com este objeto, quando ela esta em trajetória no ar, é um ato familiar à maioria das crianças. Somente uma quantidade limitada de pesquisas científicas foi realizada sobre os aspectos de desenvolvimento do ato de rebater realizado por crianças. A seqüência de desenvolvimento proposta por Seefeldt e Haubenstricker está resumida na tabela abaixo.

3. SEQUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO PARA O ATO DE REBATER

2.1 REBATER

A. Estágio inicial:

1. Movimento é de traz para frente

2. Pés se mantém parados

3. Tronco se vira em direção à bola arremessada

4. Cotovelos totalmente flexionados

5. Nenhuma rotação de tronco

6. Força vem da extensão das articulações flexionadas em plano perpendicular

B. Estágio elementar:

1. Tronco virado para a lateral em antecipação à bola arremessada

2. Peso muda para o pé da frente antes de contatar a bola

3. Rotação combinada de tronco e quadril

4. Cotovelos flexionados no ângulo mais agudo possível

5. Força vem da extensão das juntas flexionadas. Rotação e movimento para frente do tronco estão em plano oblíquo

C. Estágio maduro

1. Tronco de vira para a lateral em antecipação à bola arremessada

2. Peso muda para o pé de trás

3. Quadris giram

4. Transferência de peso está em padrão contralateral

5. Mudança de peso para o pé da frente ocorre enquanto o objeto ainda está se movendo para trás

6. Encontro com a bola ocorre em um longo arco completo em padrão horizontal

7. Peso muda para o pé da frente ao contato

2.2 DIFICULDADES DE DESENVOLVIMENTO

A. Falha em focalizar e acompanhar a trajetória da bola

B. Pegadura imprópria

C. Falha em virar o lado do corpo em direção ao vôo pretendido

D. Inabilidade em seqüenciar movimentos em rápida sucessão de maneira coordenada

E. Inclinação para trás insuficiente

F. “encurta” o giro

4. FASES DO MOVIMENTO (ILUSTRAÇÃO)

5. FASES DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS

Temos a seguir o padrão motor rebater dividido em três fases, detalhadas conforme a idade de inserção do aluno em cada estágio:

5.1 . Estágio inicial: o movimento ainda apresenta uma seqüência imprópria, devido à falta de conhecimento da criança. Normalmente crianças de dois e três anos de idades encontram-se nesta fase.

5.2. Estágio elementar: apresentam maior controle e melhor coordenação dos movimentos fundamentais. Normalmente crianças de quatro e cinco anos de idade encontram-se nesta fase.

5.3 Estágio maduro: apresentam movimentos coordenados, eficientes e controlados, tendo potencial para estar neste estágio na maioria dos padrões fundamentais do movimento.

6. OBSERVAÇÕES DA PRÁTICA

Através de observações feitas na habilidade de rebater, podemos relatar as seguintes fases do movimento corporal maduro na prática.

6.1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com