TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra Pne

Exames: Palestra Pne. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório

Foi aprovado em junho de 2014, pelo Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência por dez anos. Sendo o PNE, um dos mais importantes documentos e vetores para a educação brasileira, estabelece metas, diretrizes e estratégias de concretização no campo da educação. Com o intuito de tirar a lei do papel e colocá-la em prática, o PNE destaca a necessidade de haver uma lei de responsabilidade educacional,que gere além de responsabilidade, punições para quem não cumprir seus compromissos.Assim, tanto os estados e municípios, quanto o governo federal, serão alcançados por essa lei de responsabilidade, diminuindo as dificuldades de articulação e prática do Plano e suas ações, de modo que os líderes e governantes se dediquem para tornar a educação prioridade.

A primeira ideia de um Plano Nacional de Educação, foi em 1823, mas, fracassou. Em 1910, o percentual de crianças na escola do Brasil, era de 15%, enquanto outros países, como Argentina e Uruguai, tinham seus 90% de crianças no interior das escolas, assim, num choque de realidade,percebe-se o atraso do Brasil na educação, em relação a outros países da América Latina, gerando um sentimento de mudança nos níveis de educação. Assim, a Constituição de 1934, coloca o Brasil em igualdade com os países avançados da América, ainda tendo-se a necessidade de um plano nacional de educação.No entanto, só em 1962, foi elaborado nosso primeiro Plano Nacional de Educação e desde então vem sendo discutido,analisado e reformulado por vários anos, visando a melhoria e desenvolvimento da educação no Brasil, que só foi concretizado teoricamente, agora, em 2014.

O Plano Nacional de Educação, tem 20 metas que abrangem todos os níveis de formação educacional, que vai da educação infantil ao ensino superior, com uma maior atenção para a educação inclusiva, formação e plano de carreira para professores, melhoria da taxa de escolaridade média dos brasileiros e o financiamento da educação. O PNE tem com meta, que o Brasil passe investir 10% do PIB(Produto Interno Bruto) em educação.

Contribuição

A palestra sobre o Plano Nacional de Educação, com o Prof. Carlos Roberto Jamil Cury, foi de extrema importância pra mim e com toda certeza, contribuiu e vai contribuir bastante para a minha formação profissional.Conhecer toda a história , tragetória e metas do PNE, despertou mais ainda o meu interesse pela educação, por querer fazer a minha parte para contribuir na melhoria da educação brasileira, e, ter o privilégio de conhecer e obter informações sobre o PNE logo na fase inicial do meu curso, creio eu, que me trará benefícios e crescimento intelectual como estudante e futura profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com