TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra Prof. \potiguara

Casos: Palestra Prof. \potiguara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO BACHARELADO SERVIÇO SOCIAL

PAULO FAUSTINO DO NASCIMENTO

RA: 442414

RELATÓRIO: OS PORQUES DE UMA FORMAÇÃO

Palestrante: Prof. Dr. Potiguara, Acácio Pereira

CUIABÁ MATO GROSSO

2013

Os Porquês de Uma Formação

Introdução

O trabalho pedagógico em salas de aulas sob uma visão emancipada, a formação de professores a partir de uma postura indagativa tem se mostrado como um dos pilares para a melhoria na qualidade dos saberes docentes, necessários ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. Cumpre ao professor, portanto, a ampliação de sua visão acerca do conhecimento, dos saberes pedagógicos necessários ao desenvolvimento de sua atribuição, das possibilidades de sua própria formação profissional continuada.

Desenvolvimento:

A formação inicial é um espaço de formação realizado por instituições e um grupo de professores especializados, através de um currículo que insere os conhecimentos básicos necessários para o exercício de determinada profissão. Sendo assim, o objetivo fundamental de programas de formação, é ensinar a competência de classe ou conhecimento de ofício, no qual o futuro professor adquire conhecimentos pedagógicos e de disciplinas acadêmicas e realiza práticas de ensino.

Não será em salas de aulas tradicionais que irão conseguir mudanças de comportamentos e consequentemente conhecimentos, capacidades e atitudes, pois é necessário que a aprendizagem adquirida seja posta em evidência, para que possa haver uma completa correspondência entre a teoria e a prática, contribuindo assim para a sedimentação dos conhecimentos.

Aplicação das Teorias:

-Teoria: Escola Tradicional

-Teoria: Escola Nova

-Teoria: Escola Orientada

-Teoria: Escola Contemporânea

Aplicabilidade de uma metodologia dinâmica é necessário para o desenvolvimento do saber, pois quanto maior o grau de complexibilidade nas tarefas executadas em salas de aulas, consequentemente melhor à eficácia do aprendizado, impactando em uma formação de qualidade.

A formação do profissional comprometido, crítico e reflexivo, pesquisador, tem sido a questão relevante deste estudo, se dá pelo fato de que a iniciação profissional é um período importante na trajetória profissional do professor, que não pode ser vista como um período, aonde vai somente aplicar o que aprendeu, mas como um período onde o aprendizado possa ser ainda mais intenso, através do desenvolvimento e incorporação dos saberes e da experiência.

Para isso, é fundamental considerarmos que todo o processo de aprendizagem e, portanto, a aprendizagem profissional da docência, nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com