TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Do Administrador No Desenvolvimento Economico

Exames: Papel Do Administrador No Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Quando o assunto é Desenvolvimento Econômico, logo pensamos na abrangência desse assunto, porém, muitos deixam o foco especifico de lado, para apontar o todo observado no dia-a-dia.

Desenvolvimento Econômico, trata-se de um tema dominante nos últimos anos entre os estudos econômicos, que se baseia no aumento da produção per capita através da reorganização dos fatores de produção, algo que implica em uma modificação de toda uma estrutura econômica e social de uma região. A administração ao longo dos anos cresceu dentro deste enfoque à partir da premência de preencher a defasagem que havia entre a elaboração de planos de desenvolvimento econômico e a capacidade administrativa das nações em desenvolvimento, para implementar estes planos. A grande maioria, estava empenhada em mudanças socioeconômicas partindo de um planejamento governamental e projetos públicos em larga escala. Através de pesquisas comparativas, das burocracias, da sociedade, economia, estrutura, uma análise total.

Para relatar administração, precisa-se voltar um pouco na história, e trazê-la até os dias de hoje visto que desde sempre se necessitou de um papel que colocasse tudo em ordem.

Hoje a administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle.

O planejamento consiste em definir objetivos para traçar metas, assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Interpretam-se dados, analisam-se recursos, ocorre com base em muito estudo, muita pesquisa, antes da implantação de qualquer coisa, ele pode durar meses ou até anos.

Organizar significa preparar processos a fim de obter os resultados planejados.

Direção, neste procedimento decisões são necessárias, para que os objetivos relacionados no planejamento continuem alinhados.

Controle, aqui é possível vislumbrar todo o processo de planejar, organizar e direcionar. Liderar e discernir se o resultado foi o almejado. Assim é possível recomeçar um novo ciclo com mais planejamento e suas etapas subsequentes.

Para administrar existem variados níveis de organização é necessário ter habilidades,são divididas em três grupos: as Habilidades Técnicas são habilidades que necessitam de conhecimento especializado e procedimentos específicos e pode ser obtida através de instrução. As Habilidades Humanas envolvem também aptidão, pois interage com as pessoas e suas atitudes, exige compreensão para liderar com eficiência. As Habilidades Conceituais englobam um conhecimento geral das organizações, o gestor precisa conhecer cada setor, como ele trabalha e para que ele existe.

Com um conjunto de diagnósticos e prognósticos administrativos, limitados não só pela visão conceitual, mas também pelas dimensões da realidade administrativa das nações mais desenvolvidas, tanto no aspecto valorativo, como no organizacional e gerencial.

A efetividade, que significa o alcance dos mais amplos objetivos do desenvolvimento, é algo especialmente importante, pois permite prever a tendência para modificar seus objetivos, com a perpetuação da organização, constituindo um objetivo mais importante.

O desenvolvimento econômico é medido por índices internos, pertencentes às instituições nacionais e, externos, estes referentes aos parceiros e instituições estrangeiras. O desenvolvimento dessa natureza é considerado um processo que requer estudos, planejamento e ações constantes; atua em determinadas potencialidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com