TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Do Novo Contador

Casos: Papel Do Novo Contador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

1- Qual o papel que o contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das demonstrações financeiras (no que se refere às orientações do conselho federal de contabilidade)?

R: Contador é o profissional encarregado de trabalhar com a área financeira, econômica e patrimonial de uma ou várias pessoas jurídicas (empresas). Faz parte das tarefas deste profissional estar totalmente adequado às leis que dizem respeito ao patrimônio das pessoas jurídicas, datas e prazos dos impostos que a empresa deve pagar e interpretar, de forma correta, as informações coletadas para, desta forma, saber que atitudes devem ser tomadas para o crescimento das empresas onde exerce suas funções.

O contador pode trabalhar em diversos ramos, como por exemplo, assessor (prestação de serviços), professor do segmento contábil, colaborador de pessoas jurídicas (atuando na escrituração contábil, no departamento fiscal ou pessoal), auditor (independente, interno ou externo), analista de contabilidade, perito contábil (agente fiscal de tributos), sócio ou proprietário de escritório contábil (realizando consultoria), etc.

O contador tem acesso a informações cruciais das empresas, por isso é preciso que este profissional paute a sua conduta com ética, cuidado e honestidade. O profissional desta área encontra facilmente colocação no mercado de trabalho, visto que toda pessoa jurídica necessita de, no mínimo, um contador, portanto, as áreas de auditoria e perícia contábil são opções, que por estarem em alta, atraem muitos contadores.

2- Que características profissionais o contador deve possuir no papel de analista das demonstrações financeiras.

R: O novo papel do contador exige que ele se comporte, na verdade, como um consultor empresarial, já que na maioria das vezes, o empresário não consegue identificar o que precisa e acaba delegando "tudo" para o profissional contábil. Este, por sua vez, deverá ter a habilidade de conduzir as demandas para profissionais competentes - que deve atuar em prol do empresário, cada qual em sua área de atuação. Enfim, ser um consultor empresarial também é atribuição do contador moderno.

3- O que é importante se observar sob a ótica da Ética profissional, e pronunciamentos do Conselho Federal/Regional de Contabilidade, no que se refere à atividade de Analista das Demonstrações Financeiras?

R: Diante de tantas mudanças, que cada vez mais exigem tomadas de decisões rápidas e assertivas, obrigações acessórias fiscais em tempo real e padronização da contabilidade a nível internacional tornaram-se conhecimentos essenciais para que o contador se mantenha atuante e funcional no mercado. Portanto, é imprescindível que ele tenha uma visão global, para que possa compreender e avaliar os meios político, econômico e cultural e tomar, dessa forma, providências baseadas em um contexto mais diversificado e real.

4- Por que as empresas necessitam de um contador na atividade de Análise das Demonstrações Financeiras?

R: Pelo fato de que um contador está sempre por dentro de todas as mudanças e acontecimentos financeiros, sobre o balanço, as demonstrações, as alterações, os lucros ou os prejuizos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com