TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel E Celulose

Dissertações: Papel E Celulose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  7.871 Palavras (32 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 32

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

DO CURSO TECNICO EM PAPEL E CELULOSE

JACKSON LUIZ CAVALCANTI DOS SANTOS ,

GILBERTO GUIMARÃES JUNIOR

CLEITON GABRIEL SCHULTZ ,

EDUARDO LINZMEIER,

ALUNOS

REFINAÇÃO DO PAPEL

CANOINHAS

2013

JACKSON LUIZ CAVALCANTI DOS SANTOS ,

GILBERTO GUIMARÃES JUNIOR

CLEITON GABRIEL SCHULTZ ,

EDUARDO LINZMEIER,

REFINAÇÃO DO PAPEL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao SENAI– Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Canoinhas, como requisito parcial à obtenção do título. Técnico em Papel e Celulose

Orientador: Prof. Sandro Graciano.

CANOINHAS

2013

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado. Dedico também para minha esposa e filho que me compreenderam e me apoiaram durante todos os anos em que tive que me ausentar da família para me dedicar aos estudos. A meus amigos pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, a todos os professores e professoras que muito contribuíram. Para realização do curso de Tecnico em Papel e Celulose.

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada.

Aos meus familiares e em especial minha esposa e filho pela compreensão nos momentos em que a distância se fez necessária e ainda assim não se desanimaram quando as adversidades surgiram durante esta fase.

E não deixando de agradecer de forma grata e grandiosa meus pais, a quem eu rogo todas as noites a minha existência.

Aos amigos de curso, pela imensa satisfação de tê-los ao meu lado nos momentos de dúvida ou em que estive muito perto de desistir, valeu por toda a ajuda dada. Agradeço também a Empresa Cia Canoinhas de Papel, pelo incentivo e oportunidade para estudar.

RESUMO

A refinação do papel é uma das mais importantes operações, especialmente quando se pretende produzir papéis de alta qualidade, e pode ser definida como sendo o tratamento mecânico de fibras, e em presença de um meio aquoso, que visa uma modificação da morfologia das fibras e sua estrutura físico-química, de forma que elas possam se unir e formar uma folha de papel homogênea e resistente.Nos dias de hoje quando falamos de refinação da polpa celulósica, estamos englobando uma serie de fatores, que envolvem desde consumo de energia até o valor comercial do produto acabado. Por tratar-se de uma parte do processo que afeta diretamente as propriedades físicas do papel, é na refinação que a empresa assegura praticamente as características que o consumidor final exige. A importância de assegurar um grau de refino adequado para fibras virgens e outro para fibras recicladas determina a qualidade final. Vale ressaltar também, que a grande maioria das aparas recicladas não devem em hipótese alguma passar por um processo de refinação forçado, por serem por serem fibras que já passaram por um ou mais processos de refinos, o que torna a fibra mais vuneravel a uma ação mecânica, aumentando percentual de perdas em finos. No presente trabalho, busca-se evidenciar possíveis alterações nas principais propriedades do papel durante o processo de refinação, com foco voltado monitoramento das variáveis deste processo como consistência da massa e pH, no intuito de alcançar a qualidade desejada nas propriedades físicas da folha de papel como, resistências longitudinal e transversal, buscando correlacionar a literatura disponível com as realidades de campo.

Palavras-chave: Refinação, Papel, Alta qualidade

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 01: Modelo de um refinador cônico. 16

FIGURA 02: Refinador de disco convencional 17

FIGURA 03: Fibra de celulose com corte em camadas e efeitos da refinação na fibra de celulose 20

FIGURA 04: Fibrilação. 29

LISTA DE TABELAS

TABELA 01 Fatores de Influência e Afetados na Refinação 21

TABELA 02 Grau Shopper Papel: Higiênico Folha Dupla 100%celulose virgem 27

TABELA 03 Grau Shopper Papel: Higiênico Folha Dupla sem celulose virgem 27

TABELA 04 Grau Shopper Versus Tração 28

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com