TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel E Celulose

Artigo: Papel E Celulose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

1- Introdução

Este relatório vem demonstrar o conhecimento obtido no tempo de estagio, relativamente muito importante para abranger o conhecimento sobre as áreas e vem mostra de forma simples o conhecimento adquirido, para melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional.

2- Objetivo do trabalho

Trabalho para a conclusão de estagio, desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento na área, testando meus conhecimentos técnicos e experiência sobre a área, Com objetivo demonstrar os conhecimentos adquiridos durante o período estagiado, tornando-me conhecedor dos equipamentos, atividades e do processo.

Período estagiado

Inicio: 12/11/12

Término: 28/02/13

3- Histórico da Empresa

4- Estação de tratamento e efluente

5-1 Objetivo

Tem por finalidade reduzir a temperatura, os sólidos e as cargas orgânicas e inorgânicas do efluente recebido do processo de fabricação de papel e esgoto sanitário da fabrica, para ser lançado ao rio dentro dos parâmetros estabelecidos. A técnica envolve o fornecimento de oxigênio ao sistema aquoso poluído onde se permite, por um período, o desenvolvimento de certos organismos aeróbicos (lodo ativado), que se alimenta desta matéria orgânica poluidora. A poluição é transformada em gás carbônico (CO2) e em mais microrganismos que seguem se alimentando e multiplicando. Boa parte da poluição em suspensão e de bactérias patogênicas é também retirada do sistema, além do processo digestivo, por decantação do lodo ativado, que ocorre na seqüência.

5-2 Dados sobre a área

A estação de tratamento de efluente da Stora Enso constitui de um sistema de lodo ativado de duplo estágio.

Os efluentes provenientes da fabricação de papel e sanitários passa pelo tratamento a baixo:

• Gradeamento grosseiro;

• Peneiramento estático;

• Caixa de interligação;

• Lagoa de emergência;

• Lagoa de aeração;

• Neutralização;

• Decantação primária;

• Sistema de resfriamento do efluente;

• Sistema de aeração 1° estágio;

• Decantação 1° estágio;

• Sistema de aeração 2° estágio;

• Decantação 2° estágio;

• Lagoa de polimento final;

Os sólidos provenientes das diferentes etapas sofrem tratamento composto de:

• Tanque de estocagem de lodos primários e biológicos;

• Sistema de desidratação.

5-3 Visões gerais

O efluente gerado da maquina e um pouco da TPM passam pelo grade amento grosseiro e peneiras depois sege para caixa de interligação, após vão para tanque de neutralização para estabilizar o ph(potencial de hidrogênio)aonde se e dosado polímero e sulfato de alumínio, o polímero auxilia na floculação e o sulfato na neutralização do PH .

No tanque de neutralização se encontram também o clarificado da prensa, lodo biológico e lodo do ETA, após vai para a decantação primaria onde os sólidos suspensos vão decantar, e vão ser retirado através de duas bombas para ir para a prensa.

O clarificado do decantador primário vai para torre de resfriamento para baixa a temperatura, para não prejudicar a biologia e sege para tanque de aeração 1°estagio que tem por finalidade de dissolver o oxigênio para a biologia e manter os sólidos em suspensão, também e dosado nitro foz alimento para biologia,após vai para decantação 1°estagio e assim para a aeração 2° estagio, decantação 2° estagio e lagoa de polimento.

5- Atividades desempenhadas

TESTES

6-1 PH

Muitos microorganismos crescem e reproduzem melhor na faixa de ph entre 6,5 e 8.0 sofrendo pequena alteração na faixa de 6,0 e 9,0.

Abaixo do ph 6,0 a concentração heterogênica pode ser tóxica enquanto que o ph acima de 9,0 a concentração hidroxila pode ser inibidora. A morte dos microorganismos não deve ser completa, a não ser que o ph fique abaixo de4, 5 ou acima 10,5.

O ph também desempenha papel importante, no controle de desenvolvimento de filamentosas. A ocorrência de crescimento geralmente atribuída um desequilíbrio em algum dos parâmetros vitais do processo biológico, como a deficiência de nutrientes, uma baixa concentração de O.D.uma flutuação do ph ou elevada carga orgânica.

PHMETRO

6-2 Demanda bioquímica de oxigênio

DBO e quantidade estimada de oxigênio necessária para oxidar e estabilizar a matéria orgânica biodegradável do efluente bruto. A oxidação da DBO e uma reação em uma das fases. Inicialmente, a matéria orgânica presente no efluente bruto e utilizado pelos microorganismos para a produção de energia e crescimento. Isto resulta na utilização do oxigênio do meio do crescimento de novos microorganismos.

6-3 Demanda química de oxigênio

Os 5 dias de espera para se obter resultado de teste de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com