TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para a sustentabilidade

Seminário: Para a sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

1 _Pontos importantes

 A noção de sustentabilidade tem duas origens, a primeira na biologia e a segunda na economia;

 A ideia de sustentabilidade ganha corpo e expressão política na adjetivação do termo desenvolvimento, fruto da percepção de uma crise ambiental global.

 A ocorrência de chuvas radiativas a milhares de quilômetros dos locais de realização dos testes acendeu um caloroso debate no seio da comunidade científica.

 Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazer suas próprias necessidades.

 A pobreza é uma das principais causas e um dos principais efeitos dos problemas ambientais do mundo.

 As empresas não se voltarão de forma decisiva para uma produção economizadora de recursos naturais e menos produtiva de carbono. Novas fontes de energia se tornarão acessíveis apenas mediante a aceleração das inovações.

 A distribuição de riquezas e a igualdade de oportunidades não serão construídas sem embates políticos e pressões sobre os governantes.

 Ora, não será possível haver mudança no padrão de consumo e no estilo de vida se não ocorrer uma mudança de valores e comportamentos;

 A ideia de que o modo de produção e consumo vigente nos conduz a um desastre é cada vez mais aceita.

 Teremos, ou não, capacidade de prolongar a nossa existência, como espécie, ou, ao inverso, vamos abreviá-la? Afinal, ser humano é isso: ter capacidade de se autodestruir.

 Dessa forma, um dia os homens vão ter de mudar o rumo de seu desenvolvimento, passando não mais a crescer, mas a decrescer. O crescimento econômico deverá ser convertido em decrescimento, se a humanidade não quiser perecer.

 A saída é a adoção de novos valores e novos costumes, com abandono da moda, do instantâneo, em troca de uma produção duradoura e decrescente. Enfim, adoção de um novo estilo de vida.

 A ideia de que os problemas anunciados pela crise ambiental podem ser resolvidos por meio da inovação tecnológica pode não estar certa.

Acesso em 07/09/2013 ás 18h45min https://docs.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-ERFhhVnpaV0xmSmM/view?pli=1&sle=true

Questão 01: Resposta

Ambiental _ Analisa os riscos de impactos negativos ao Meio Ambiente, supondo que, a produção e consumo fiquem em harmonia, sem usos abusivos garantindo assim, tempo suficiente para a natureza se recuperar.

Econômica Mais eficiência na produção, com economia nos recursos naturais que são mal distribuídos substituindo os equipamentos convencionais por equipamentos mais avançados, Optar por formas alternativas de geração de energia, reduzindo gastos.

Social_ Vivemos em uma sociedade com consumos exagerados, marcados por desejos e consumos implantados pelas indústrias, uma sociedade totalmente individualista, nem sempre podemos ter o que se quer, essa dimensão supõe para definirmos um padrão, sem desigualdades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com