TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo

Artigo: Parlamentarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  Artigo  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Se tivesse que escolher Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Justifique sua escolha?

Presidencialismo é o sistema de governo no qual os poderes, funções e deveres de chefe de governo e de chefe de estado se reúnem numa só pessoa e no qual o executivo, legislativo e judiciário são poderes independentes entre si que funcionam em harmonia. Eleito pelo voto direto ou por colégio eleitoral, para mandato com período determinado em lei constitucional, o presidente não se subordina ao parlamento nem pode nele interferir. Entre suas atribuições estão a de liderar a vida política da nação, representar o país interna e externamente, comandar as forças armadas, firmar tratados, encaminhar projetos de lei ao congresso, responder pela administração e pelas decisões nos setores do executivo e escolher os ministros de estado.

Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política( apoio direto ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro.

No parlamentarismo, todo o poder concentra-se no Parlamento, que é, de fato, o único poder. Se o governo executivo discordar do Parlamento, a maioria dos deputados dissolve esse governo. A justiça não se opõe ao parlamento, até porque, em um sistema parlamentarista puro, a Constituição não é rígida: se uma lei for considerada inconstitucional, o Parlamento simplesmente altera a Constituição.

A vantagem do sistema parlamentarista sobre o presidencialista é que o primeiro é mais flexível. Em caso de crise política, por exemplo, o primeiro-ministro pode ser trocado com rapidez e o parlamento pode ser destituído. No caso do presidencialismo, presidente cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas.

Eu escolheria o presidencialismo, acredito que nosso País tem crescido muito nesses últimos governos e não é hora de mudar. Pode ser um retrocesso em nossa política.

O parlamentarismo tem suas vantagens mas o povo Brasileiro lutou muito para ter o direito de votar e escolher um líder para governar e representar o povo Brasileiro aqui e mundo a fora. Não sei se daria certo hoje o Parlamentarismo em nosso País. E no caso de crise política o País já mostrou que trocar o Presidente através do Impeachment.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com