TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partes Do Satelites Espiões Da Decada De 50

Pesquisas Acadêmicas: Partes Do Satelites Espiões Da Decada De 50. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

bhjbhvbhvfbekhwfb

8 tecnologias inventadas para a guerra que fazem parte do nosso cotidiano (Fonte da imagem: ShutterStock)

Ads by LyricsBotAd Options

Guerras sempre causam sofrimento. Além das mortes em campos de batalha, esses eventos costumam causar misérias e fazer muitas vítimas indiretas. Mas, apesar disso, as guerras também fomentam a indústria tecnológica, criando máquinas e serviços que acabam sendo incorporados pela população civil, anos ou décadas mais tarde.

Confira, a seguir, algumas invenções desenvolvidas durante esses períodos tensos e repletos de explosões.

1. Forno de micro-ondas

Quem costuma esquentar achocolatado ou pão com queijo no micro-ondas pode não imaginar, mas está usando um legítimo produto que surgiu graças à engenharia militar. Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido.

8 tecnologias inventadas para a guerra que fazem parte do nosso cotidiano (Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Não demorou muito para que engenheiro chegasse à conclusão de que o doce havia sido aquecido pelas micro-ondas. Depois disso, as pesquisas prosseguiram e a pipoca foi o primeiro alimento a ser preparado no mundo com a nova técnica. Saiba mais sobre o funcionamento desse equipamento no infográfico animado que o Tecmundo publicou anteriormente.

2. GPS

Quem já acionou o GPS de um smartphone ou do próprio carro na hora de encontrar um endereço também contou com uma tecnologia que deriva de projetos criados com fins militares e para o uso em guerras. A implementação do GPS é baseada, parcialmente, em sistemas de navegação via rádio, como o LORAN ou o Decca Navigator, que foi usado na Segunda Guerra Mundial.

8 tecnologias inventadas para a guerra que fazem parte do nosso cotidiano

(Fonte da imagem: Divulgação/Submarino)

Antes restrito aos militares, o GPS está agora disponível no bolso de muitos civis. Porém, como o sistema é de criação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e atende tanto a militares quanto a civis, a prioridade no uso do GPS é sempre das forças armadas daquele país. Por isso, outras nações têm trabalhado no desenvolvimento de um projeto equivalente ao do GPS, com mais precisão e, é claro, transparência de uso. Um desses projetos, por exemplo, é o Galileu, sobre o qual já falamos no Tecmundo.

3. Câmeras digitais

Desde o fim da década de 50 que governos do mundo todo têm enviado satélites espiões para a órbita terrestre. Sempre equipados com câmeras potentes e capazes de capturar imagens de territórios inimigos, esses equipamentos observam não apenas a posição de suas tropas, mas também o desenvolvimento industrial de determinada região.

8 tecnologias inventadas para a guerra que fazem parte do nosso cotidiano

(Fonte da imagem: Divulgação/GE)

O problema é que, décadas atrás, a única forma de ter acesso a essas imagens era por meio do filme fotográfico liberado pelo satélite periodicamente na atmosfera terrestre. O processo de recuperação do filme era bastante trabalhoso e, muitas vezes, resultava na perda das imagens.

Em 1976, a NASA colocou um fim nesse transtorno e lançou o satélite KH-1 “Kennan”, equipado com uma câmera óptico-elétrica capaz de transmitir as imagens em formatos digitais. Os fundamentos dessa tecnologia estão presentes até hoje nas câmeras digitais usadas por civis do mundo todo.

4. Controle de tráfego aéreo

Durantes os primeiros dias de voo, os pilotos ficavam completamente isolados do ambiente terrestre assim que decolavam. A única forma de comunicação com pessoas no solo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com