TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participação Do Joven Na Sociedade-redação Dissertativa-argumentativa

Ensaios: Participação Do Joven Na Sociedade-redação Dissertativa-argumentativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  885 Visualizações

Juventude: protestos, reivindicações

O jovem tem por natureza a vontade de reivindicar, ir contra, não é a toa que foram os principais responsáveis, desde a antiguidade por atos, que vão desde simples manifestações até a derrubada de governos, ou seja, é de fato um agente transformador, tanto política quanto socialmente falando.

É verdade, no passado os jovens foram muito mais ativos, porém é necessário esclarecer as circunstancias em que isso ocorria, repressão, censura, militarismo, problemas econômicos. Uma mudança urgente se fazia necessária. Como o Brasil dos anos 60 e 70 ou a queda do governo Collor com o movimento estudantil dos caras pintadas.

Atualmente, parece que a nova geração perdeu um pouco de seu instinto revolucionário, mas não totalmente, um exemplo disso são as manifestações ocorridas no Brasil, ou o que vem acontecendo na Síria e Egito, de forma extremamente violenta, onde ditadores no poder a décadas, estão caindo em função de mobilizações organizadas pela juventude, a procura de liberdade de expressão e de uma sociedade mais justa.

Tudo parte de um senso critico apurado, distinguir o bom do prejudicial, precisamos entender, que o poder esta em nossas mãos, ou seja, temos o dever de investigar e participar direta ou indiretamente pelas eleições, pois a escolha correta de nossos representantes associada a mobilizações e reivindicações, certamente facilita e muito atingir tais objetivos, afinal o que seria de um pais e seus governantes sem o povo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com