TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da Educação de jovens e Adultos na sociedade atual

Pesquisas Acadêmicas: A importancia da Educação de jovens e Adultos na sociedade atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

A importancia da Educação de jovens e Adultos na sociedade atual

Aimportancia de educação de jovens e adultos na nossa sociedade de hoje deve ser entendida como um processo educacional que está ligado ao centro econômico, social e cultural.

Ao pensar que a pessoas que ainda não tinham acesso a escolaridade, a sociedade tiveram uma iniciativa e decidiram enfrentar o problema do analfabetismo das camadas populares da nossa sociedade que por inúmeros motivos não tiveram acesso a lingua e ao conhecimento tirando assim o seu direito de cidadão autonomo, ganhando um menor espaço em nossa sociedade.Um fato agravante no que diz respeito à educação é a mádistribuiçao de renda, pois, grande parte da população ficou restrita aos centros urbanos trabalhando no campo e entendia que não havia necessidade de estudar. Devemos lembrar aqui dos negros escravizados, das mulheres, dos índios entre outros que ainda não tinham direito de estudar o que os tornava excluídos da sociedade. Pela falta de estudo e conhecimento passava a não ser dono de sua própria vida deixando de participar da vida .Na medida em que se distribui melhor a renda há uma melhoria na qualidade de vida e na educação diminuindo a desigualdade social, tornando o sujeito conhecedor dos seus direitos e deveres, de ter um desenvolvimento como ser humano com uma vida justa e intregado ao mundo de forma digna.

A Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual amadureceu e vem se transformando na medida em que a realidade começa a exigir maior valorização cultural.

Trabalhadores, aposentados, jovens em busca de do primeiro, ou melhor, emprego, pessoas com necessidades especiais, populações do campo, jovens que precisaram deixar os estudos para trabalhar e ajudar a familia entre outros são hoje os sujeitos da EJA que, necessitam resgatar aescolarização e se preparar melhor para o mercado de trabalho ou apenas a fim de ser inserido na sociedade como cidadão .Lentamente vem diminuindo o índice de analfabetos no Brasil com a colaboração do governo e das empresas privadas, mas ainda há muito que se fazer e pensar para mudar os rumos a necessidade de alfabetização conciente e de qualidade, fazendo com que se tornem aptos a ler e entender as diferentes mensagens, com qualificação profissional e pessoal, desenvolvendo a capacidade de grupos sociais, do desenvolvimento e mudança social, enfim deve-se alfabetizar com qualidade para que o aluno se torne um cidadão participante da mudança social e da evolução como cidadãos Brasileiros, para que todos tivessem a igualdade de niveis de instrução.

As contribuições de Paulo Freire

A contribuição do educador Brasileiro PauloFreire para a Educação de Jovens e Adultos e, principalmente, com a sua influencia para a alfabetização de adultos, resgatando através da mediação, interação e diálogo, odireito à educação básica.Pelo seu trabalho incansável em favor da educação, tornou-se referencial para a educação no Brasil com um , fundamentando de uma ação no debate, na problematização e naconscientização. Para ele, o professor é o animador do processo e a alfabetização de adultos que não se apóia no autoritarismo e sim na construção de de conhecimentos.Uma nova perspectiva de educação, fundamentada nas idéias pedagógica avançadas, cujo principal líder, Paulo Freire, aponta causas sociais para o analfabetismo ecoloca como condição de superação,e o desenvolvimento.Para ele, ninguém é analfabeto porque quer; as condições sócio-econômicas, asdesigualdades sociais, a fome, a miséria são as causas deste mal que, por longa, o analfabetismo é a expressão da pobreza, conseqüência de uma estrutura social injusta.

caracteristicas de aluno que frequentam a Eja

Os jovens e adultos trabalhadores lutam par superar suas condições de vida , que estão na raiz do problema do analfabetismo. O desemprego, os baixos salários e as péssimas condições de vida comprometem os seus processo de alfabetização... O analfabetismo é a expressão de pobreza, inevitável de uma estrutura social injusta.

Normalmente os alunos que frequentam a EJA são na maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, Portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnia, religião, crenças.

Os alunos jovens ás vezes, ultrapassam a idade estabelecida para estudar diurno, Nas suas trajetórias escolares interrompidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com