TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participação de um nutricionista e sua integração na saúde básica.

Artigo: Participação de um nutricionista e sua integração na saúde básica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  160 Visualizações

Uma das atribuições dos profissionais que fazem parte das equipes do PSF é a educação em saúde. Além de formar grupos educativos sobre patologias específicas, os profissionais devem sempre abordar o assunto saúde em suas consultas através de orientações adequadas, cabendo ao nutricionista oferecer informações sobre uma boa alimentação para a prevenção de doenças (ALVES & NUNES, 2006).

A educação em saúde proposta pelo PSF contribui para estimular a responsabilidade comunitária e a busca por melhores condições de vida. Além de orientar a população sobre a prevenção de doenças, estimula uma aproximação entre o conhecimento popular e o científico. Compreender o conhecimento popular torna-se indispensável para a exposição do conhecimento científico de maneira aceitável, por isso é muito importante entender como as pessoas pensam e praticam a saúde e, a partir daí, adequar os bons hábitos alimentares às necessidades da comunidade (GOTTARDI & SILVA, 2005).

A participação do nutricionista e sua integração na saúde básica estão estabelecidas em sua formação acadêmica que o capacita a realizar diagnóstico nutricional da população, tornando o único profissional a receber um conhecimento específico que lhe permita propor as devidas orientações dietéticas, a partir de diagnóstico e da observação dos valores socioculturais, adequando-as à realidade de cada unidade familiar. Portanto, um profissional apto a reafirmar o modelo de atenção à saúde proposto em nosso país (SANTOS, 2005).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com