TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passivo Trabalhista No Ramo De Telecomunicação

Exames: Passivo Trabalhista No Ramo De Telecomunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  4.426 Palavras (18 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

A origem da contabilidade é datada de aproximadamente 4000 anos a.C., juntamente com a invenção da matemática. Nessa época os homens primitivos já tinham a preocupação de contabilizar suas riquezas, avaliando seus ganhos e perdas, embora ainda não existisse o sistema numérico, eles utilizavam recursos como pedras ou pedaços de pau para representar seus bens.

Ao longo dos séculos, nota-se uma evolução considerável nesta ciência, o que contribui para melhor tomada de decisões no que se refere ao crescimento de uma entidade, conforme afirma Iudícibus:

O objetivo principal da contabilidade é fornecer informação econômica, física, de produtividade e social relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança (2010, p. 14)

A por meio dessa evolução contábil, tem sido possível para empresas e empregados tomarem decisões com maior segurança. O presente trabalho propõe identificar a atuação do contador no passivo trabalhista de uma empresa de telecomunicações em Belo Horizonte.

2 TEMA

O impacto da atuação contábil contemporânea no passivo trabalhista de uma organização.

3 JUSTIFICATIVA

É notório nos últimos anos o grande volume de ações judiciais contra empresas, no que diz respeito ao passivo trabalhista. Isso ocorre porque atualmente os empregados estão mais cientes e esclarecidos quanto aos seus direitos. Segundo o jornal O Globo, publicado em 08/07/12, no período de 03/2011 a 03/2012, as empresas de telecomunicações, sofreram um aumento de 23% no passivo trabalhista, um percentual considerável em tão pouco tempo.

Segundo Hatfield, citado por Iudícibus (2010), passivos “são subtraendos dos ativos ou ativos negativos”. Para o consultor do SEBRAE de São Paulo, Boris Hermanson “sempre que uma empresa ou empregador pessoa física deixa de cumprir um direito trabalhista ou deixam de recolher um dos encargos sociais, eles estão gerando um passivo trabalhista”. Embora as empresas tenham esse conhecimento, algumas deixam de cumprir, pois supõem que trará economia ao seu setor financeiro.

As mudanças na Contabilidade trouxeram benefícios, tanto para empresas e funcionários, quanto para a sociedade, pois tem contribuído para um maior conhecimento dos seus direitos e deveres, seja por meio de livros, bem como da mídia que está mais aberta a esses assuntos, o importante é que tem auxiliado numa melhor tomada de decisões.

Para a sociedade em geral, este trabalho busca ampliar a visão sobre o que é o passivo trabalhista, expor as responsabilidades e direitos que o cidadão deve exercer, bem como o que o profissional pode fazer para harmonizar tais partes, gerando a prevenção deste passivo.

Tendo em vista o crescente número de ações trabalhistas, faz-se necessário um estudo acerca de suas maiores causas, bem como a criação de um projeto que visa assessorar na mudança de seu comportamento organizacional, para que além de diminuir o número de ações também contribua para um melhor relacionamento entre empresa e empregador.

4 PROBLEMA

Em meio a tantas evoluções no âmbito tecnológico, qual a razão do passivo trabalhista aumentar significativamente no século XXI, no seguimento de telecomunicação.

5 OBJETIVO GERAL

Confeccionar uma cartilha informativa para empresas de telecomunicações, apontando as principais causas que geram o passivo trabalhista e como minimiza-los, com o intuito de esclarecer duvida de gestores e funcionários.

5.1Objetivos específicos

a) Pesquisar a origem da Contabilidade e sua atuação contemporânea dentro de uma organização.

b) Conhecer os motivos principais que fomentam o ajuizamento de ações trabalhistas nas organizações

c) Verificar as formas de comportamento das organizações que geram diminuição de processos trabalhistas.

d) Analisar os resultados das pesquisas, observando os motivos do aumento da demanda de ações judiciais.

6 METODOLOGIA

Os aspectos metodológicos utilizados no presente trabalho serão de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando o método de abordagem dedutivo, que como afirma Lakatos e Marconi (2012, p. 110), “partem das teorias e leis, na maioria das vezes prediz a ocorrência dos fenômenos particulares”. A princípio serão realizadas pesquisas bibliográficas para conhecimento do tema.

A realização da pesquisa sobre as empresas do ramo ocorrerá através de internet, visita ao Juizado Especial de Pequenas Causas. Serão pesquisados sites de artigos históricos e de jornalismo, com ênfase nos percentuais divulgados pelo Superior Tribunal do Trabalho.

7 BREVE HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

A palavra contabilidade origina-se do latim computare, que significa contar, calcular. “A contabilidade é a ciência que tem como objetivo, orientar, prestar informações, controlar e contabilizar os fatos ocorridos em um patrimônio” (BARRETO, 2013, p.32).

Alguns autores datam a origem da contabilidade na era da pré-história, juntamente com os primeiros vestígios da vida humana. Porém, indícios mais concretos são localizados a partir do terceiro milênio, em civilizações como Babilônia, Egito e China, época em que houve grandes desenvolvimentos na agricultura. A partir daí passou por lenta evolução até o surgimento da moeda.

É por volta dos séculos XIX e XX, que a contabilidade torna-se reconhecida como ciência, pois com o surgimento do capitalismo e a Revolução Industrial, fez-se necessário um melhor controle dos patrimônios e gerenciamentos dos negócios nas grandes indústrias. É nessa época, aproximadamente em 1920, que os Estados Unidos desenvolvem grandes pesquisas na área contábil, tornando-se até um dos países mais influentes no estudo dessa ciência.

Iudícibus (2010, p. 22), afirma que a contabilidade no Brasil foi inicialmente influenciada pelas escolas italianas. Para dar impulso ao ensino contábil, foi criada, em 1902, a Escola de Comércio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com