TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo 4 Financeira

Artigo: Passo 4 Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.925 Palavras (16 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 16

ETAPA 1

O que é administração financeira e orçamentária. Tipos de negócios.

A administração financeira cuida das finanças dentro das organizações e empresas, buscando a melhor forma de créditos para clientes, análise de investimentos e formas de obter recursos pra operações das empresas. O papel do administrador financeiro é cuidar do dinheiro da empresa, sua entrada e saída, preservando o retorno exigido pelos acionistas. A Economia e a Contabilidade estão ligadas a administração financeira. A economia fornece uma visão clara das políticas governamentais e de instituições privadas, e a contabilidade é primordial pelo seu método contábil.

São três os tipos principais de organização de negócios: firma individual, sociedades por cotas e sociedades por ações.

Firma Individual.

É pertencente a uma só pessoa, e qualquer uma pessoa pode abrir uma firma individual. Sua principal vantagem é a facilidade de constituí-la e a principal desvantagem é que a responsabilidade é toda de uma só pessoa, o proprietário.

Sociedade por cotas.

É constituída por dois ou mais proprietários. Há dois tipos de sociedades por cotas: sociedades gerais que tem responsabilidades ilimitadas quanto ao funcionamento dos negócios, e sociedades limitadas, que é responsável somente por seu capital.

Sociedades por ações.

Pode ser formada por um grupo de pessoas ou apenas uma. É a organização que atualmente domina o comércio mundial.

Planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda.

Os planejamentos financeiros podem ser estratégicos (longo prazo), ou operacionais (curto prazo). Os planejamentos estratégicos direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais à curto prazo, e fazem parte de um planejamento integrado, que junto com os planos de produção, marketing e outros, buscam orientar a empresa e alcançar seus objetivos estratégicos. Através do planejamento um administrador pode determinar os investimentos com lucros mais altos e menores riscos. Para um bom resultado o planejamento deve ser flexível e contar com alternativas para substituir o plano, caso ocorra divergências.

Sem planejamento, a empresa poderá não ter recursos suficientes pra honrar seus compromissos, como juros, duplicatas a pagar entre outros.

A análise e o planejamento do fluxo de caixa são ferramentas indispensáveis para a administração de uma empresa. A análise do fluxo de caixa deve acompanhar o planejamento.

A realização do plano financeiro é uma parte muito importante do planejamento, pois é o momento de mostrar valores, é preciso que o administrador esteja certo de tudo, de todas as contas, para viabilizar um bom negócio ou alterar as decisões financeiras.

Todos nós sabemos que o valor do dinheiro muda ao longo do tempo. Para os investidores o dinheiro hoje vale mais que no futuro. Sabemos também que isso acontece devido à inflação (aumento generalizado de preços na economia), ao risco (incerteza do futuro), e a preferência pela liquidez (grau de facilidade com que os ativos podem ser convertidos em caixa). O administrador deve cuidar do dinheiro, sua entrada e saída, e preservar o retorno exigido pelos acionistas, o bom administrador deve ter entendimento da administração de caixa da empresa e o custo ao qual este fluxo está submetido. A falta de habilidade do administrador pode enfraquecer a empresa, pois sem um gerenciamento adequado a empresa não cresce. É preciso ser sábio e ter controle sobre seu pessoal de vendas e de produção, evitando custos e despesas excessivas.

ETAPA 2

Cálculo sobre um investimento

Formula= (1+i)= (1+r). (1+j)

i=16,08%

r = taxa real= Selic = 9%

j = inflação = 6,5%

(1+i)= (1+r). (1+j)

(1+i)= (1+0,09) . (1+0,065)

1+i = 1.1608

i= 1.1608 – 1

i= 16,08%

ETAPA 3

Introdução

O valor de um ativo é influenciado por três fatores principais: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco do fluxo de caixa.

Um aumento no montante do fluxo de caixa aumenta o preço de um ativo, se o fluxo de caixa se tornar incerto o preço declina.

O fluxo de caixa de uma ação ordinária, é mensurada pelos seus dividendos anuais.

Os lucros aumentam o preço de um ativo, e o risco reduz. Para um crescimento contínuo no valor de qualquer ativo:

• O ativo deve produzir fluxo de caixa continuamente;

• O fluxo de caixa deve ter uma taxa de crescimento positiva;

• O risco deve ser controlado.

O valor das ações ordinárias, preferenciais e dos títulos deve ser calculado.

Como sabemos o valor de um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros. Essa regra também é aplicada aos títulos.

O governo norte-americano toma empréstimos do mercado, emitindo títulos governamentais, para cobrir seu déficit público. As corporações emitem títulos para captar recursos necessários à expansão de suas operações. Eles pagam uma quantia de juros anuais, semestrais ou trimestrais, aos portadores desses títulos. Esses juros recebidos é a taxa de cupom. Outra informação estabelecida dos títulos é a data de vencimento, que é quando o emissor paga ao investidor o valor da face, liquidando assim o seu débito. O valor da face de um título é o valor do título na data do vencimento.

As ações preferenciais não tem data de resgate; portanto os dividendos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com