TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos para desenvolver uma agenda pessoal 21

Artigo: Passos para desenvolver uma agenda pessoal 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Nos dias de hoje a sustentabilidade é um tema recorrente em todos os lugares do mundo e deve ser um ponto crucial a ser repensado em nosso país e no mundo, pois dependemos de um novo pensar para garantir nossa qualidade de vida e das futuras gerações. Um meio muito eficiente que é feito em todo o mundo é a Agenda 21, que é um planejamento que envolve três esferas: ambiental, social e econômica, que buscam a partir disto determinar metas que busquem um desenvolvimento contínuo e sustentável, por uma ação feita por todos os envolvidos no projeto. É por meio de um repensar em grupo e individual em busca de uma vida sustentável.

A partir desse conceito uma agenda 21 pode ser elaborada em qualquer grupo social que tenha por objetivo uma mudança de pensar e agir, então a minha agenda 21 buscou conscientizar as pessoas próximas a mim para que pudéssemos estabelecer metas para um vida sustentável.

O primeiro passo será orientar os meus parentes, amigos e colegas de serviço a ser conscientizar e fazer com que se juntem para mudar nossas ações sobre o meio ambiente. A partir disso começamos por uma mudança individual, onde repensaremos o tempo que levamos no banho, cada um tentará diminuir seu consumo de água, usando somente o tempo necessário. Depois continuando com a economia de água, em tempos que a água se tornou algo imprescindível e escasso, buscamos também diminuir o consumo em nossas casas, varrendo o quintal ao invés de lavar, esperando juntar muitas peças de roupas, para economizar água na lavagem, além de aproveitar a água que sai da máquina de lavar para lavar o quintal ou canil dos animais. Um outro passo seria diminuir o lixo acumulado em casa, diminuindo o lixo orgânico, com menos desperdício de comida, diminuir os papéis amassados, e também fazer uma coleta seletiva, separando o lixo reciclável, além de serem reutilizados para vários tipos de funcionalidades, como com galões que serão reutilizados para fazer uma pequena horta no quintal, colocando terra nos galões. Para nos locomovermos substituiremos os carros e motos, pelas bicicletas ou caminhadas, diminuindo o gás carbônico que é expelido no meio ambiente. Reutilizar o óleo usado na cozinha para fabricação de sabão. Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes que poluem menos o ambiente, e demoram mais a ser trocadas. Utilizar sacolas recicláveis e reutilizáveis ao invés de sacolas plásticas. Não deixar os aparelhos domésticos ligados se não estiverem sendo utilizados, além de apagar as luzes em ambientes bem iluminados e que não tenha ninguém. Economize copos de plásticos, principalmente em horas de café no serviço, utilize sua própria caneca.

Estas são algumas medidas simples que podem ser realizadas por todas as pessoas, sem restrições. Além disso, se cada um mudar seu pensar a partir de sua própria casa, teremos uma vida sustentável, pois cada um fazendo a sua parte alcançaremos os objetivos dispostos na agenda 21. A mudança de nossa sociedade não depende de grandes projetos que busquem meios de ajudar o meio ambiente, mas sim da conscientização de cada ser humano para um todo, onde o nosso mundo está sobre perigo constante, e deve ser respeitado, de modo que não somente no dia de hoje, mas que no futuro, possamos ter uma vida plena, duradoura e sustentável, onde todos possam suprir suas necessidades sem degradar o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com