TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patifório - Análise Swot

Por:   •  9/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

tecnologia em gestão financeira- básico

greicy kelly

análise swot

........................................................................................................................................

Guarulhos

2020

Greicy Kelly

análise swot

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Financeira do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Modelos de Gestão.

Prof.[a] Maria Helena Veloso Salgado

Guarulhos

2020


[pic 2]

Respostas

....................................................................................................................

Resolução do desafio 03

  • Descreva a Matriz SWOT e qual a sua importância no planejamento estratégico.

Matriz Swot é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada nas empresas, sendo estabelecida como um conceito simples e intuitivo, a matriz Swot possibilita colocar de maneira esquemática, em uma tabela de quatro quadrantes, as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades enumeradas pela organização. Sendo assim a sua composição deve ser elaborada com base no estudo dos dois ambientes: o ambiente interno da organização, que abrange as forças e as fraquezas da mesma, e o ambiente externo à empresa, que indica as oportunidades e ameaças.

O planejamento estratégico de uma organização necessita sempre levar em consideração a matriz SWOT, pois o estudo de cenários é de extrema relevância para a sobrevivência de uma empresa.

  • Identificar em que momento realizar a análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e como utilizar essa análise a favor da estratégia da organização.

A análise do ambiente interno pode ser realizada a qualquer momento, seja na abertura de uma nova empresa ou filial, no desenvolvimento de um novo projeto ou simplesmente, para conhecer e elaborar estratégias para vencer as adversidades atuais, pois já que as circunstancias se alteram rapidamente essas forças e fraquezas deverão ser analisadas constamente. Nesse ambiente estão presentes elementos que pertencem à organização, sendo, assim, de fácil intervenção caso seja necessário ele abrange vendas, tecnologias, filiais, investimentos, maquinas, etc.

Essa análise pode ser utilizada após o estudo fornecido do ambiente interno da organização, oportunizando o planejamento estratégico a desenvolver estratégias de acordo com sua realidade para suprir um ponto fraco da empresa, ou seja, tudo que atrapalha seu crescimento, necessitando ser amenizado, ou aprimorar um ponto forte que concebem a organização destaque diante das demais, trazendo benefício para empresa e estão sobre o controle dos empreendedores e líderes.

  • Identificar em que momento realizar a análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças)

O ambiente externo compreende fatores que a empresa não consegue controlar, diferentemente do ambiente interno. Nesse ambiente estão presentes elementos como juros, legislação, crises econômicas, câmbio, desastres naturais, clima, etc. Apesar de não ser possível controlar esses elementos, a organização poderá  preparar-se após realizar a análise do ambiente externo para usufruir das oportunidades atuais, que refere-se a um cenário positivo para a organização ou potencias que podem colaborar para a realização dos objetivos estratégicos e desenvolver ações que minimizem o impacto das ameaças externas a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (286.8 Kb)   docx (264.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com