TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo

Artigo: Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  148 Visualizações

Como surgiu a Internet

A Internet nasceu nas bases militares e foi para os ambientes acadêmicos. Depois de consolidada, partiu para as empresas, chegando aos lares e escolas. É impressionante como a rede tem se expandido vertiginosamente, dentro de um cenário globalizado.

Década de 60

A história da Internet começou com um grupo da Força Aérea Americana, na década de 60, ao analisar os riscos de um ataque soviético. O grupo elaborou um estudo de como controlar e efetivar a defesa do ataque de mísseis e bombas, mantendo essas informações militares seguras, mas com a possibilidade de compartilhá-las com outros órgãos governamentais (LEINER, 1997).

 

O resultado do estudo foi a Internet, seu objetivo inicial era a interligação dos computadores dos centros de pesquisa das Universidades da Califórnia de Los Angeles e Santa Bárbara, Universidade de Utah e o Instituto de Pesquisa de Stanford. A rede deveria permitir que, mesmo se algumas de suas partes fossem destruídas (diante de um possível ataque nuclear), os demais computadores continuassem se comunicando. Em setembro de 1969 ela entrou em funcionamento e ficou conhecida como ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network). Além da segurança, outro aspecto enfatizado pela National Science Foundation (NSF), uma agência governamental norte-americana para o fomento científico, foi a ampliação de poder dos supercomputadores. Conectados, eles tornaram-se mais eficientes. Cientistas, pesquisadores e engenheiros podiam, então, acessar os supercomputadores a partir de seus escritórios e laboratórios.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com