TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pecuária Sustentável

Seminário: Pecuária Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Pecuária sustentável

O conceito de pecuária sustentável vem sendo amplamente discutido entre poder público, setor privado e sociedade. A atividade, que prevê práticas socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis, conta com apoio do governo federal, colaborador do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).

O grupo é formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre representantes das indústrias e de organizações do setor, associações de pecuaristas, varejistas, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades.

O fato de a produtividade da pecuária ainda ter muito a crescer é vista como uma oportunidade, e não um problema, pelo sócio diretor da Scot, Alcides Torres. Além de isso indicar grande potencial de crescimento, também representa potencial de tornar a pecuária mais sustentável. “Quando a pecuária produz mais no mesmo espaço, diminui a necessidade de abertura de novas áreas para produção”

Além disso, a quantidade de animais por hectare não é o único indicador de produtividade da pecuária. Explica-se: com a mesma terra, pode-se produzir não apenas um número maior de bois, mas também pode-se engordá-los mais rapidamente e abatê-los com mais peso.

O Brasil avançou nesses três fatores, segundo números levantados pela Scot com base em fontes oficiais. Nos últimos 50 anos, o rebanho bovino brasileiro cresceu em média 5,72% ao ano, enquanto o número de abates subiu em média 9,5% anuais e a produção de carne bovina avançou a 11,5% ao ano. “Cresceu o peso do animal no abate e a taxa de desfrute, que é o percentual do rebanho abatido todos os anos, por isso a carne deixou de ser um prato de luxo”

GTPS

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) foi criado no final de 2007 e formalmente constituído em junho de 2009. É formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil. Participam representantes das indústrias e de organizações do setor, produtores e suas associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades.

O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios, padrões e práticas comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta, e economicamente viável. Neste contexto, o envolvimento de todos os segmentos que compõem a cadeia de valor, e também da sociedade civil é fundamental para se atingir este objetivo.

Pecuária orgânica

A proposta de Pecuária Orgânica Certificada do WWF-Brasil pode dar uma contribuição ao combate às mudanças climáticas ao proibir o uso de fogo nas pastagens, evitando as queimadas e a emissão de gases do efeito estufa.

A pecuária é uma atividade econômica tradicional na região do Pantanal. O Programa Pantanal para Sempre, do WWF-Brasil, incentiva os produtores a adotarem a pecuária orgânica certificada, como forma de minimizar impactos ambientais já que o modo de produção orgânico é mais sustentável. A proposta de Pecuária Orgânica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com