TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia A Aula

Trabalho Escolar: Pedagogia A Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O trabalho de pesquisa e prática profissional- a aula tem como finalidade identificar algumas realidades dentro de uma sala de aula e também verificar a forma utilizada pelos professores da escola escolhida por mim para planejarem as suas aulas e o como elas escolhem os conteúdos e as metodologias para alcançarem os objetivos propostos, visto que o planejamento é entendido como o um passo importante para o processo de ensino- aprendizagem, pois a todo o momento o ser humano planeja suas ações, decisões, forma de trabalho.

Foi realizado numa escola de educação infantil da rede pública municipal de ensino situada na zona sul da cidade e tendo uma clientela da classe baixa, sendo esta comunidade um conjunto habitacional, e atende a cento e cinquenta e cinco crianças de zero a cinco anos divididas por idade em oito turmas com uma média de dezoito crianças por turma, contando com vinte e cinco funcionárias, todas do sexo feminino que se revezam para o atendimento integral das sete ás dezoito horas dos alunos sendo que algumas trabalham quatro horas diárias e as demais desde o dia 18 do mês de outubro deste ano corrente por causa de um Decreto do Sr.Prefeito municipal tiveram a sua jornada de trabalho reduzida de oito horas para seis horas diárias.

Esta pesquisa aconteceu por meio de uma entrevista com a coordenadora pedagógica da instituição.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

ENTREVISTA AO PEDAGOGO E/OU DIRETOR

Elaboramos um questionário e levamos até a coordenadora pedagógica da instituição observada que gentilmente e prontamente se dispôs a nos responder por meio de uma entrevista onde coletamos a sua fala de que plano de ensino trata- se de um plano abrangente onde se organiza e direciona o trabalho pedagógico a ser desenvolvido durante o ano e plano de aula é a organização diária do trabalho do professor que deverá estar em sintonia com o plano de ensino.

A coordenadora Pedagógica da instituição tem sua formação superior em pedagogia sendo também pós- graduada em educação infantil, está atuando na rede municipal de Educação há oito anos e nesta instituição já por seis anos

A coordenadora enumerou os elementos básicos do plano de aula e como: introdução, objetivos, atividades e avaliação. e para o plano de ensino alem dos mesmos do plano de aula acrescentou conteúdos específicos, faixa etária e metodologias.

O plano curricular da escola observada é fornecido pela Secretaria Municipal deEducação.

Já o Plano de Ensino é por faixa etária elaborado pelas educadoras, e o plano de aula deve ser centrado na realidade de cada turma, fazendo uma ponte entre os conteúdos do plano de ensino e a necessidade de cada aluno.

Segundo a coordenadora pedagógica o planejamento deve ser entendido como o primeiro passo para o processo de ensino- aprendizagem, pois a todo momento o ser humano planeja suas ações, decisões,forma de trabalho,etc. e acrescentou que as boas práticas em sala de aula são eficientes e eficazes porque são planejadas. Ainda afirmou que na sua instituição o plano de ensino é feito e revisado a cada semestre, e através de reuniões com a equipe, utilizando se dos seguintes critérios: registro de metas alcançadas, receptividade dos alunos e objetivos alcançados, sempre centrados seus objetivos nos alunos e considerando todo o histórico de cada um, como possuidores de culturas, religiosidade e saberes. E o plano de aula elaborado semanalmente por cada educadora e revisado pela coordenadora pedagógica, sendo de máxima importância para o bom andamento do processo de ensino- aprendizagem.

ENTREVISTA A 3 PROFESSORES

Realizamos uma entrevista com três professores atuantes na educação infantil sedo que a primeira delas, com formação em pedagogia e atuapor vinte anos apenas neste nível de ensino, nunca atuou em outros níveis de ensino.

Na percepção desta professora, o planejamento em qualquer atividade profissional é importante, segundo ela favorece a manter uma sequencia de trabalho embasada em alcançar os objetivos propostos. Ela acha importante o professor saber as fases do desenvolvimento da criança segundo os grandes pesquisadores como, por exemplo, Piaget, Vygotsky, Freud ao elaborar o plano de aula ou plano de ensino.

A segunda professora tem formação em magistério, é professora há doze anos sendo que os sete primeiros anos ela trabalhou nos anos iniciais do ensino fundamental e cinco anos atua na educação infantil

Esta professora acha importante o planejamento e favorece a seqüência das atividades no trabalho embasada em alcançar os objetivos propostos e tem exercido um papel ativo.

Ela acha importante o professor saber as fases do desenvolvimento da criança, sobre a formação cultural, saberes vindos de casa e sobre a prática da aula. Ainda acha que o plano de ensino tem sido um modelo pronto e fora da realidade do aluno precisando de revisões periódicas. Já o plano de aula para ela é a busca de condições para o trabalho.

A terceira professora, com formação superior em pedagogia, trabalhana área de educação há oito anos e já trabalhou nas séries iniciais do ensino fundamental.

Ela afirmou que o planejamento ajuda a organizar e sistematizar o que pretende trabalhar em sala de aula de maneira a alcançar os objetivos propostos.

A professora acha importante saber decidir, prever selecionar, organizar refazer se for preciso para que o plano de ensino seja eficaz.

ANÁLISE DE UM PLANO DE AULA DA IDEALIZAÇÃO Á REALIZAÇÃO

O plano de aula que analisamos desde a concepção foi numa turma de educação infantil, maternal II, crianças de três anos, a professora pacientemente sentou- conosco e iniciou o planejamento da sua aula daquele dia.

Primeiro ela nos falou da necessidade daquela aula, devido à dificuldade dos seus alunos em se reconhecerem como seres únicos separados da mãe, próprios daquela idade.

Depois nomeou os objetivos propostos para aquele dia, e em seqüência após o seu desenvolvimento e a meta a ser alcançada.

Foi para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com