TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia PRODUÇÃO DE UM PLANO DE AULA

Artigos Científicos: Pedagogia PRODUÇÃO DE UM PLANO DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Planejar é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana.

Planejar é analisar uma realidade e prever formas alternativas de ação, com vistas a superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.

Assim, planejar consiste em prever e decidir sobre o que pretendemos realizar, o que vamos fazer, como vamos fazer e sobre o como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido.

Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, a organização das atividades, das possibilidades de experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos.

Nossa intenção com este trabalho é trabalhar de forma direta com a operacionalização do currículo escolar, observando:

- características da clientela;

- recursos disponíveis

- definição dos objetivos educacionais

- selecionar conteúdos

- prever e organizar procedimentos, atividades e experiências

- estabelecer procedimentos de avaliação

Outro aspecto a ser lembrado é de que o Plano é apenas um roteiro, um instrumento de referência, e, como tal, é abreviado, esquemático, sem colorido e aparentemente sem vida. Cabe ao professor dar-lhe vida no ato de sua execução, impregnando-o de sua personalidade e entusiasmo, enriquecendo-o com sua habilidade e expressividade.

Abordaremos em nossos estudos a tarefa do professor no que se refere à montagem de um Plano de Aula, seu objetivo de ir de encontro ao interesse de seus alunos, além da abordagem dos conteúdos exigidos dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN´s.

Etapa 1 - Plano de Aula

Passo 1

Publico Alvo :- 1° ano do Ensino Fundamental (ciclo 1)

Passo 2

Perfil da Turma:- Os Alunos do 1° ano do EF, estão em uma sala bem dividida com 24 alunos (13 meninas e 11 meninos), em torno dos 6 anos, dos quais 90% se encontra no nível alfabético e os outros 10% se dividem em pré-silábicos e silábico-alfabéticos . Não há nenhuma criança com necessidade especial.

Recursos disponíveis:- (em sala) – quadro branco, cantinho de leitura e cartazes (alfabeto e numerais), telão, multi-mídia, DVD e caixas de som;

(na escola) – livros, revistas, gibis, jogos educativos e notebook

Organização dos alunos:- de acordo com as atividades propostas, em atividades individuais, em duplas e em grupos

Passo 3

Tema da Aula:- Leitura e Escrita (Eixo: Língua Portuguesa)

Tempo Duração:- 2 horas diárias

Passo 4

Justificativa:- reunir os alunos, que se encontram em diferentes níveis, em atividades que os levem a pensar e refletir sobre o sistema de escrita alfabética, e sobre a pratica a leitura. A maioria dos alunos tem contato com histórias em quadrinhos , conhecimento de parlendas e cantigas que já trazem no imaginário e sabem de cor. As atividades e textos sugeridos pelo professor levam em conta este saber prévio, porém desafiam-nos a buscar novas competências, levando em conta o nível em que se encontram, porém lançando pontes para suas potencialidades.

Etapa 2 – Objetivos

A seleção dos objetivos de ensino é considerada fundamental no processo de planejamento da prática educativa, pois orienta a atuação pedagógica.

Podemos definir os objetivos educacionais como os resultados que o educador espera alcançar por meio de uma ação educativa intencional e sistemática.

Há dois níveis de objetivos educacionais:

Gerais – expressam propósitos mais amplos acerca do papel da escola e do ensino, diante das exigências postas pela realidade social. Assim, não serão abordados, em princípio, neste nosso trabalho.

Específicos – determinam exigências e resultados esperados da atividade dos alunos, referente a conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções cuja aquisição e desenvolvimento ocorrem no processo de transmissão/assimilação ativa das matérias de estudo. Estes devem ser vinculados aos objetivos gerais, sem perder de vista a situação concreta em que serão aplicados.

Passo 2

Objetivos gerais: (levaremos em conta os definidos no PCN Ensino Fundamental):

- Que os alunos sejam capazes de:

- compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

- posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

- conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

- conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

- perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

- desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

- conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com