TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia - Estatisca Aplicada

Artigos Científicos: Pedagogia - Estatisca Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Pedagogia apresenta trabalho de Estatística Aplicada Alunos do 7º período aprenderam através de metodologia Nepso.30/08/2012 O trabalho realizado durante a disciplina Estatística Aplicada à Educação com alunos do 7º período do curso de Pedagogia da Faculdade Bagozzi foi recentemente divulgado pela professora Glaci Matoso Mendes.

No primeiro semestre de 2012, ela aplicou com as turmas da manhã e da noite a metodologia Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso). Essa metodologia é utilizada para estimular a aquisição e construção de conhecimento, a autonomia dos alunos, a união de teoria e prática, a contextualização do conteúdo a partir do universo do aluno e do professor e a realização de projetos interdisciplinares. Dessa forma, os alunos foram divididos em 12 equipes e escolheram um tema de interesse comum.

“A estatística está presente no nosso dia a dia e nós mesmos fazemos parte dela, por esse motivo, considero o trabalho realizado como conteúdo extremamente importante e indispensável quanto a formação do profissional de educação”, aponta o aluno Murilo Antonio, do período matutino.

De acordo com a professora, a metodologia destaca a preocupação e a importância de relacionar a estatística com o contexto de vida dos alunos no que se refere a conceituação de estatística, fins da estatística no campo educacional, elementos matemáticos necessários (porcentagem, regra de três, medidas de ângulos, uso do transferidor, arredondamento, números decimais e outros), análise estatística e de métodos de coleta, organização e descrição de dados, medidas de tendência central, população e amostra, leitura, análise e interpretação gráficos e tabelas de informações educacionais, recursos das tecnologias da informação em estatística, entre outros assuntos.

No total, 44 alunos participaram das atividades que procuraram fundamentar, construir e avaliar alternativas para o desenvolvimento de atividades e propostas pedagógicas que articulem teoria e prática. A metodologia também permite que diversas áreas de conhecimento sejam trabalhadas de forma contextualizada, com os conceitos matemáticos e mais diretamente os conceitos de Estatística Aplicada à Educação propomo-nos. Nesta investigação, são analisadas possibilidades da Pesquisa de Opinião como um recurso pedagógico centrado no desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares voltados para o curso de Pedagogia.

Dessa forma, os alunos apresentaram os trabalhos realizados aos demais colegas e, assim, ocorreram variados debates. Eles puderam utilizar os conceitos de estatística para resolver os problemas práticos que surgiram no decorrer da pesquisa e também refletiram, elaboraram hipóteses, fizeram interpretações e análises dos instrumentos estatísticos apresentados e conseguiram obter suas próprias conclusões.

“Ficamos surpresos com o resultado da pesquisa, que desmentiu nossa hipótese. Enfim, o aprendizado dos conteúdos foi mais significativo e eficiente partindo de uma realidade concreta”, complementa a aluna do período matutino, Eliane Aparecida Moroski Kuklik

Em seguida, as turmas apresentaram as atividades desenvolvidas à comunidade escolar, objetivando o reconhecimento da estatística na sociedade. Foi observado que as situações apresentadas permitiram relacionar os conteúdos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com