TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Ludicidade

Pesquisas Acadêmicas: Pedagogia Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  6.645 Palavras (27 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 27

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Dedico este trabalho a Deus e á minha familía, por me apoiarem e acreditar no meu pontecial acima de tudo.

AGRADECIMENTOS

Ao longo dessa caminhada é impossível deixar de agradecer várias pessoas que cruzaram meu caminho. Obrigada a vocês que compartilharam dos prazeres e dificuldades desta jornada, aos que me ajudaram e que acreditaram na minha vitória.

RESUMO

A ludicidade infantil é um tema bastante discutido atualmente com o intuito de entender como a mesma funciona e sua importância principalmente para as series iniciais. O quão preciso e fundamental é o papel do educador na aplicação dos conceitos na prática pedagógica, instruindo o profissional á traçarem maneiras em que este método seja mais bem aproveitado em sala de aula distinguindo recreação de ludicidade. Com o propósito de mostrar que através das atividades lúdicas é possível obter desenvolvimento físico, intelectual, social, afetivo, expressão oral e corporal, estabelecendo para a criança relações lógicas e a formação de seu próprio conhecimento e conceitos, para estimular e explicar, sem impor a forma de agir, para que a criança aprenda descobrindo e compreendendo e não por simples imitação. Levando em consideração a inserção da ludicidade nas propostas educativas, o papel do educador nas metodologias e aplicação dos conceitos diferenciando o lúdico da recreação são alguns dos principais caminhos para explanar a ludicidade na educação infantil. Constando de um estudo bibliográfico realizados por meios de vários recursos, tais como: artigos e publicações, revistas, pcns, internet e outros, para que se possa entender que para ser um bom docente na desenvoltura das atividades em sala de aula é preciso ter um entendimento eficaz sobre o assunto ludicidade.

Palavras-chave: ludicidade, educação infantil, lúdico, professor e criança.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 7

2 A INSERÇÃO DA LUDICIDADE NAS PROPOSTAS EDUCATIVAS 9

2.1 O PAPEL DO EDUCADOR NA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS 12

3 LUDICIDADE, JOGOS E BRINCADEIRAS NAS CONCEPÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS 16

3.1 AS INTELIGÊNCIAS LIBERTADORAS APRESENTADAS POR ANTUNES 18

4 RECREAÇÃO X LÚDICO 21

4.1 RECREAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR 21

4.2 METODOLOGIAS LÚDICAS 21

4.3 DIFERENÇAS ENTRE RECREAÇÃO E LUDICIDADE 23

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 25

REFERÊNCIAS 26

1 INTRODUÇÃO

A ludicidade infantil vem sendo um tema bastante observado e discutido nos dias atuais, mas há educadores com dificuldades na aplicação e na obtenção de resultados favoráveis diante desse método de ensino, pois a atividade lúdica tem como objetivo explorar a criatividade, o instinto de investigação, a exploração, despertar curiosidade nas crianças, para que elas não se fechem em algo delimitado. A questão é: os educadores de hoje em dia são preparados para aplicar o real propósito do lúdico?

Assim, a pesquisa tem como objetivo entender a ludicidade na educação infantil, o papel do educador na aplicação dos conceitos e o que se espera do lúdico na prática pedagógica, explicando detalhadamente os seguintes objetivos específicos de definir o conceito de lúdico para que idéias fiquem claras no decorrer da vida profissional, traçar maneiras em que este método seja mais bem aproveitado em sala de aula e distinguir recreação de ludicidade.

O propósito desse estudo é mostrar que através das atividades lúdicas é possível obter desenvolvimento físico, intelectual, social, afetivo, expressão oral e corporal, estabelecendo para a criança relações lógicas e a formação de seu próprio conhecimento e conceitos, pois devemos estimular, explicar, sem impor nossa forma de agir, para que a criança aprenda descobrindo e compreendendo e não por simples imitação.

A presente pesquisa bibliográfica procura explicar a importância da ludicidade na educação infantil. A partir das referências teóricas publicadas, buscamos compreender as definições e formas de agir do professor ao mediar o aprendizado. Esta pesquisa consta de um estudo bibliográfico realizados por meios de vários recursos, tais como: artigos e publicações, revistas, pcns, internet e outros, onde nus faz entender que o lúdico é uma prática que deveria ser mais bem aproveitada nas metodologias de ensino por usar e instigar e motivacionar de uma forma mais atrativa e para prazerosa os alunos.

A inserção da ludicidade nas propostas educativas, o papel do educador na aplicação dos conceitos, metodologias lúdicas e diferenças entre lúdico e recreação, são alguns dos principais caminhos e temas explorados para a elaboração do roteiro apresentado com o intuito de explana a ludicidade na educação infantil.

Assim, ter um bom entendimento sobre o assunto faz com que o profissional envolva seus alunos nas aulas que não tenham características lúdicas, tornando-o assim um sujeito responsável sob qualquer circunstância, ou seja, esse método de ensino não tem somente como objetivo a descontração, mas sim o desenvolvimento cerebral dos indivíduos envolvidos. E para um docente essa tática é muito importante para a construção e desenvoltura de suas metodologias do decorrer de sua vida profissional.

2 A INSERÇÃO DA LUDICIDADE NAS PROPOSTAS EDUCATIVAS

O Lúdico vem ganhando atenção dos estudiosos pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com