TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedro Sestari

Exames: Pedro Sestari. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

TRANSPORTE INTERMODAL

Transporte intermodal é aquele em que uma carga utiliza mais de um modal de transporte para ser enviada de sua origem até o seu destino. Isto acontece em impossibilidade de determinada carga ser transportada por todo o trajeto com apenas um dos modais existentes.

Ele pode ser efetuado fora ou dentro de um país, ou entre países diferentes, sendo um transporte internacional.

A sua caraterística fundamental é de total autonomia entre os modais de transporte, bem como dos documentos de transporte que representam a carga. Isto significa que cada trajeto é realizado por um tipo de modal, onde cada transportador emite o seu próprio documento de embarque. A responsabilidade do transportador inicia-se no momento em que recebe a carga para transporte e termina na sua entrega.

Nesta logica, ao ser utilizado mais de um modal para que a mercadoria consiga chegar até o seu ponte esperado, o embarcador ou embarcadores contratam-se obrigatoriamente e individualmente cada trecho do transporte, com cada transportador, pagando a cada um o seu próprio frete significando a cada documento de embarque emitido. Cada transportador terá a responsabilidade pelo seu trecho de transporte, entre os pontos mencionados como de origem e destino.

Por exemplo, o transporte de cargas tem como início dentro de uma cooperativa de produtores de grãos, dentro da cooperativa o grão é industrializado e embalado por embalagens primária (sacos plásticos) e secundária (fardos de papel pardo), após isso o transporte é iniciado com uso de caminhões que levam o produto nestas embalagens até um terminal ferroviário sendo a mercadoria acondicionada em container que por sua vez descarrega em outro terminal ferroviário em um grande centro onde para a sua entrega ao consumidor será novamente necessário um novo meio de transporte capaz de desenvolver a entrega com agilidade e precisão. Assim tivemos primeiramente um transporte rodoviário, após um ferroviário e por fim outro transporte rodoviário constituindo um transporte intermodal (modalidades de transporte).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com