TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Penetraçao E Tratamento

Trabalho Universitário: Penetraçao E Tratamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

ntrodução

Na fabricação de um produto é de extrema importância saber qual material usar, para que o produto tenha boa durabilidade, seja barato (consequentemente tendo um preço competitivo) e de qualidade. Assim sendo, é necessário saber as propriedades dos materiais disponíveis, para saber qual será o correto a utilizar na produção.

Uma das formas de se descobrir as propriedades mecânicas de um material é por meio de ensaios de dureza. Para a mecânica, a dureza pode ser definida como a resistência à penetração de um material em outro. Muito se pode obter sobre um metal ao realizar a medição de sua dureza (por exemplo: sua resistência ao desgaste, resistência ao corte e a ação de objetos que possam riscar o metal).

Há vários métodos de se analisar a dureza de um metal. São eles: por penetração, por risco e por rebote. Neste caso daremos atenção especial ao método por penetração.

No ensaio de dureza por penetração há vários tipos de experimentos para se obter a dureza dos metais, dos quais destacaremos três: os processos Vickers, Brynell e Rockwell.

Materiais e Metodos

A dureza Vickers utiliza uma pirâmide de base quadrada –com um ângulo de 136 graus entre as faces opostas- feita de diamante como penetrador, o qual é inserido no adaptador do durometro, que entrará em contato com a amostra. No caso da amostra, esta deverá estar devidamente lixada e polida, para não haver incorreções na leitura que será feita com o microscópio posteriormente. A escala Vickers vai até 120kgf (quilograma-força), ou seja, suporta uma carga de até 120 kgf. Para cargas acima deste valor pode-se utilizar como penetrador uma esfera de aço temperado de 1 ou 2 mm de diâmetro na mesma maquina. Neste caso o ensaio Vickers se torna o ensaio Brinell.

Penetrador utilizado no ensaio Vickers.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com