TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Per Capita

Exames: Per Capita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

Os quilomicrons nascentes contendo ésteres de retinil e outros componentes lipídicos interagem com a HDL, onde recebe apo C2 e Apo E e, através da CETP recebem colesterol ester e pela PLTP doam Triacilglicerol e Fosfolipídios. A apo C2 ativa a Lipase Lipoproteica (LLP) no capilar dos tecidos periféricos, hidrolisando os triacilgliceróis em glicero, que segue para o fígado, e AG que adentram as células dos tecidos alvos.

Nesse momento os quilomicrons são denominados quilomicrons remanescentes, interagem novamente com a HDL para devolver a Apo C2, e seguem para o fígado onde são reconhecidos pelos receptores que reconhecem as apolipoproteínas E e B48. Uma vez dentro do fígado, no hepatócito, os esteres de retinil são hidrolisados pela ação da Retinil Ester Hidrolase (REH) em retinol e AG.

O Retinol pode ter 3 possíveis destinos:

1. Se ligar a Proteína Celular Fixadora de Retinol II (CRBPII), que controla as concentrações livres de retinol que podem ser tóxicas na célula.

2. Se liga a Proteína Celular Fixadora de Retinol I (CRBPI), sendo transferido para as células estreladas, onde através da ação da Lecitina Retinol Acil Transferase (LRAT) é esterificado novamente a Éster de Retinil e armazenado em gotículas lipidicas.

3. Liga-se à Proteína Fixadora de Retinol (RBP), e segue para o sangue, onde se liga a proteína Transterritina (TTR), formando o complexo Retinol-RBP-TTR. A transterritina previne a filtração renal e o catabolismo do Retinol ligado a RBP, esse complexo é reconhecido nas células do tecido périférico.

O Complexo Retinol-RBP-TTR pode entregar o retinol pela membrana em direção ao citoplasma da célula por difusão espontânea, esse fluxo é ditado pelo gradiente de concentração do meio extracelular para intracelular, ou pode ser reconhecido por um receptor de superficie celular, STRA6, liberando RBP e TTR. No citoplasma o retinol é associado a Proteína Celular Fixadora de Retinol (CRBP) e é oxidado a retinaldeído ou retinal por dois tipos de enzimas: Alcool Desidrogenase (ADH) e Desidrogenase / Redutase de Cadeia Curta (SDR). Retinaldeído é oxidado a all- trans ácido retinóico, uma reação irreversível catalizado pela enzima Retinaldeído Desidrogenase (RALDH). Depois de se ligar a Proteína Celular Fixadora de Ácido Retinoico (CRABP) o all- trans ácido retinóico é transportado para o núcleo da célula e liga-se a receptores nucleares para regular a transcrição do gene ou é entregue ao citocromo (CYP) para degradação. A maior parte dos efeitos biológicos da Acido Retinoico são mediados por receptores do ácido retinóico (RAR) e receptores de retinóide X (RXR). Ambos modulam a expressão do gene, agindo como fatores de transcrição. RARs se ligam principalmente ao All-trans Ácido Retinoico, e os RXR ligam-se a um estereoisómero, 9-cis-Ácido Retinoico. As interações subsequentes permitem a estimulação ou inibição da transcrição dos genes específicos.

Numa dieta insuficiente de vitamina A há a mobilização os ésteres de retinil estocados nas células estrelares para os tecidos que necessitam do retinol para diversas funções biológicas essenciais. O Ester de retinil será hidrolisado novamente à retinol pela ação da Retinil Ester Hidrolase (REH). No hepatócito o retinol se liga a Proteína Fixadora de Retinol (RBP), que no sangue se liga a transterritina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com