TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Dos Operadores Do Direito Na Pos Modernidade

Dissertações: Perfil Dos Operadores Do Direito Na Pos Modernidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

Como ponto de partida da palestra, o Dr. Bacellar expos o que viria a ser o perfil dos operadores de Direito na pós-modernidade e, diante disto indagou onde estariam inseridos esses profissionais, o que se aprende na universidade, o que é ensinado ao profissional de Direito, e o que estes profissionais realmente deveriam saber.

Partindo destas indagações o palestrante dividiu a questão em três tópicos, (movimento de acesso à justiça; paradigma da guerra na solução de conflitos; perfil do profissional na fase pós moderna) sobre os quais seria possível um melhor entendimento desse tema.

O Dr. Bacellar falou sobre as ondas de acesso a justiça, originadas na década de 60 e, como estas devem relacionar o sistema judiciário com a população. Para a melhor compreensão, o Dr. Bacellar dividiu estas ondas de acesso a justiça em quatro: a primeira onda seria providenciar advogados aos pobres ou dar acesso a justiça ao pobre, visto que este não possui condições financeiras para pagar tal “assistência”; a segunda onda seria deixar o individualismo para resolver questões relevantemente coletivas, solucionar os conflitos de maneira mais difusa; já a terceira onda, é a viabilização de um portfólio de soluções de conflitos, o que já acontece aqui no Brasil desde a década de 80, com o juizado de pequenas causas e com o JEC, na década de 90; e por fim, a quarta onda seria o acesso a ordem jurídica justa. Esta quarta onda possui a ideia de mobilizar a população para que se crie ou modifique as leis, o que estamos vendo acontecer hoje no sistema judiciário brasileiro.

Não é possível fazer subjunção do fato a norma e achar que será feita a justiça, pois desta forma o que não esta nos autos do processo não esta no mundo, é isso que se aprende na faculdade, afirma o palestrante. Nem sempre as duas partes sairão satisfeitas, pois como em tudo neste mundo, um ganha e um sempre perde.

Chega-se entao a conclusão de que aquilo que se aprende nas instituições de ensino não basta. Há muito mais informações para aprender, e de acordo com o palestrante, precisamos ter uma visão trans disciplinar, ou seja, ir alem da disciplina técnico jurídica, buscando em outras áreas as soluções para os conflitos existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com