TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil da vítima

Tese: Perfil da vítima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Foram apresentados na terça-feira (19) os resultados da última pesquisa, do Ministério da Saúde, sobre o impacto do uso do álcool e sua relação com o trânsito, que mostrou que 21% dos acidentes de trânsitoestão relacionados ao consumo deálcool. Os dados revelaram que umaem cada cinco vítimas de acidente detrânsito atendidas nos prontos-socorros do País estava sob efeito debebida alcoólica, o que tem forteimpacto nos atendimentos deurgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).

A pesquisa - cujos dados são referentes a 2011 e fazem parte do Vigilância de violências e acidentes (Viva), estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 71 hospitais que realizam atendimentos de urgência e emergência pelo SUS -, aponta ainda que as pessoasalcoolizadas estão mais sujeitas a hospitalização e a morte em decorrência do acidente. Foram ouvidas 47 mil pessoas em todas as capitais e no Distrito Federal, que ficou com a maior proporção do País em relação à vítimas de violência que haviam consumido álcool, com 58,3%.

Durante a coletiva de divulgação dos resultados, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância de se obter informações qualificadasem saúde para que as ações de prevenção e deintervenção sejam cada vez mais eficientes. “Estas informações têm papel decisivo para quenós e todos os demais órgãos federais,estaduais e municipais tenhamos mais segurança para agir. Também vamos utilizá-lasem nossas campanhas de conscientização demotoristas, passageiros e pedestres”, ressaltou.

Perfil das vítimas

O levantamento revelou que entre as pessoasenvolvidas em acidentes de trânsito, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool. Entre os atendimentos por acidentes, a faixa etária mais prevalente foi a de 20 a 39 anos, ou seja, 39,3%.

Além disso, foi constatado que 49% das pessoas que sofreram algum tipo de agressão consumiram bebida alcoólica. As principais vítimas são homens com idade entre 20 e 39 anos. Em 2011, 28,3 mil homens foram assassinados e 16,4 mil perderam a vida no trânsito, o que corresponde a quase metadede óbitos registrados nesta faixa etária, 31,5% e 18,3%, respectivamente.

O estudo mostrou que a proporção do consumo de bebida alcoólica entre os pacientes homens foi bem superior ao das mulheres - 54,3% dos homens que sofreram violência e24,9% dos que sofreram acidente de trânsito tinham ingerido álcool, enquanto os índicesentre as pessoas do sexo feminino foram de 31,5% e 10,2%, respectivamente.

De acordo com ao dados, 40% das vítimas de acidente de trânsito e 28% das vítimas deviolência têm de nove a 11 anos de escolaridade. “A imagem de que a vítima de violência associada ao álcool é algo presente apenas em população de baixa renda e com baixaescolaridade não se sustenta com esses dados”, disse Padilha.

Segundo o ministro interino das Cidades, AlexandreCordeiro, a Lei Seca, em vigor no País desde 2008, já começa a incitar mudanças significativas, como a redução de 24% das mortes no período do Carnaval 2013, se comparado ao do ano anterior. “Temos uma guerra no trânsito e isso tem de acabar. Fiscalização, legislação efetiva e ações deconscientização são importantes para termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com