TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil de Robinson Shiba

Relatório de pesquisa: Perfil de Robinson Shiba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  1.083 Visualizações

Página 1 de 3

1) Analise o perfil de Robinson Shiba, e identifique se ele é ou não um empreendedor. A partir dessa afirmação, descreva cinco características desse perfil que são identificadas no palestrante. Apresente sua resposta em um texto de 6 a 10 linhas, justificando-a de forma fundamentada. (2,5 pontos)

Sim, Robinson é um empreendedor, é uma pessoa que consegue perceber e criar oportunidades de negócio, fazer uso e até mesmo desenvolver uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes utilizados no exercício de uma função para alcançar os objetivos que ele próprio estabeleceu (Hermann 2004). Sua curiosidade em aprender inglês nos EUA fez com que achasse interessante a maneira como era servido e entregue o Yakisoba, em uma caixinha. Ao voltar para o Brasil ele teve iniciativa própria e buscou conhecimento sobre o perfil das pessoas na região que pretendia implantar sua ideia. Durante sua pesquisa manteve seu comprometimento e concluiu a faculdade de odontologia, mas com muita persistência ele inovou o mercado de comida chinesa trazendo as caixinhas e implantando o modelo de cozinha avista.

2) Em um texto de 6 a 10 linhas, descreva e justifique, de forma fundamentada, duas habilidades e competências do perfil de um empreendedor que mais tenham se destacado em nosso personagem - Robinson Shiba. Apresente uma análise explicando por que essas habilidades e competências foram determinantes para o sucesso do negócio. (2,5 pontos)

Uma de suas habilidades foi à busca de informações. Durante o período de termino de sua faculdade trabalhou com dedicação na busca em obter informações sobre clientes em potenciais, fornecedores ou concorrentes, investigou pessoalmente como implantar o produto e prestar um serviço diferenciado. A criatividade foi outra habilidade, pois inovou o mercado de comida chinesa trazendo as caixinhas e implantando o modelo de cozinha avista.

Entre suas competências o Marketing é um item que se destacou, pois o mesmo observou nos seus concorrentes à falta de fotos dos produtos nos catálogos que considerou importante para a apresentação do seu produto, e desta forma torná-lo desejado. A propaganda abrange o modo como os seus produtos são expostos no mercado, à maneira como se torna conhecido e desejado pelos clientes. A atitude (saber ser, agir) foi outro ponto fundamental para que sua ideia tomasse um rumo.

3) Robinson estava diante de uma real oportunidade de negócio? Quais os aspectos que devem ser levados em consideração para avaliar uma oportunidade de negócios? A partir desses questionamentos, faça uma análise fundamentada, em torno de 7 a 12 linhas, relacionando os conceitos apresentados no material didático com as ações desenvolvidas pelo personagem do vídeo ao longo do desenvolvimento de seu negócio. Na análise, devem-se apresentar ao menos cinco aspectos que devem ser levados em consideração na avaliação de uma oportunidade de negócio. (2,5 pontos)

Sim ele estava diante de uma oportunidade de negocio. Os aspectos que devem ser levados em consideração na avaliação de uma oportunidade de negócios:

- Existe uma necessidade de mercado que não é suprida ou é suprida com deficiências? Robinson pesquisou o mercado pra descobrir as carências, procurou por um diferencial. - Necessidade dos clientes - Ele viu na comida em caixinha uma necessidade mais higiênica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com