TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas Sobre Análise Financeira

Ensaios: Perguntas Sobre Análise Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  1.179 Visualizações

Página 1 de 2

1- Conceitue análise financeira de empresas e descreva quais são as principais fases que integram um processo de análise de empresas.

R. A análise financeira de uma empresa consiste num exame minucioso dos dados financeiros disponíveis sobre a empresa, bem como as condições endógenas que afetam financeiramente a empresa. A análise financeira de uma empresa envolve basicamente nas seguintes fases ou atividades:

Coletar > conferir>preparar>processar>analisar >concluir

2- Qual o papel de um analista financeiro de empresas e qual a influência que a relação risco/retorno tem nessa atividade?

R. Analista financeiro é o profissional que desenvolve a análise de uma empresa. O binômio risco/retorno refere-se à análise de alternativas de investimentos. Antes de investir seu dinheiro, o investidor precisa saber qual o retorno esperado daquela aplicação, isto é, quanto terá de lucro no período. Ao mesmo tempo é necessário que o investidor saiba qual o risco apresentado pelo respectivo investimento. Quanto maior for o risco, maior será o retorno exigido pelo investidor, de modo que, à medida que o risco vai aumentando, o investidor vai exigindo retorno em proporções superiores ao próprio crescimento do risco. Sendo a função do analista financeiro a de analisar as empresas, ao considerar alternativas de investimentos, este deverá levar em conta o binômio risco e retorno.

3- Explique por que é necessário realizar a chamada “padronização“ das demonstrações financeiras antes da realização da análise financeira.

Ao se elaborar a padronização, o analista faz um estudo profundo das contas e pode descobrir erros, como: o valor do estoque final e do inicial da DRE, que não batem com os valores apresentados no Balanço e; a provisão para crédito de liquidação duvidosa encontrada no Balanço que não é a mesma constituída na DRE. Tais ocorrências levam o analista a desconfiar da veracidade das demonstrações financeiras. A padronização visa: simplificar o número de contas apresentadas nas demonstrações financeiras, tornar as demonstrações mais acessíveis a comparações com empresas do mesmo ramo de atividades; adequar as demonstrações aos objetivos da análise e; melhorar a precisão nas classificações de contas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com