TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade E Emoções

Artigos Científicos: Personalidade E Emoções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 9

PERSONALIDADE E EMOÇÕES

O estudo das personalidades nos auxilia a compreender melhor o comportamento e o perfil das pessoas e entender melhor suas atitudes.

Compreendendo alguns traços padrões de personalidade podemos prever de início, se a pessoa que estamos analisando (um Administrador de Empresas, por exemplo, entrevistando para uma vaga de trabalho) possui o perfil adequado para exercer aquela função, porém, não sendo o bastante simplesmente traçar a personalidade da pessoa para concluir se ela é ou não indicada para uma função. Esta conceituação e tomada de decisão deve aliar o entendimento da personalidade da pessoa com todas as demais características que montam o seu perfil, de modo a se traçar um ponto de vista completo sobre o indivíduo e tomar a decisão mais correta necessária.

Mas afinal, o que é personalidade? A definição mais aceita hoje foi criada por Gordon Allport há mais de 70 anos. Ele descreve personalidade como “a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente”. Podemos nesse caso considerar que a personalidade é a maneira total como a pessoa reage e interage com os demais, sendo frequentemente descrita como traços mensuráveis exibidos por um indivíduo.

DETERMINANTES DA PERSONALIDADE

Discursões sobre a definição de que o estudo da personalidade é resultado da hereditáriedade ou do ambiente chegaram à simples conclusão de que a personalidade em si, ela é predeterminada no nascimento e também é moldada pelo ambiente e pelas situações específicas.

Hereditariedade–São Fatores determinados na concepção: estatura, beleza dos traços, o sexo, o temperamento, a força e flexibilidade, ou seja, o perfil biológico, fisiológico, psicológico.

Stephen P. Robbins (2007), mostra diferentes ramos de pesquisa que dão crédito ao dizer que a hereditariedade tem um papel importante na determinação da personalidade, onde mostra uma pesquisa com cem gêmeos que foram afastados no nascimento. Para cada traço de comportamento, mostrou uma parte significativa das variações entre os gêmeos acabou associada a fatores genéticos. Por exemplo, dois gêmeos separados 39 anos, morando 70 km um do outro possuem carros de mesmo modelo e cor, fumam cigarro de mesma marca, têm cachorros com o mesmo nome, passam férias a 2,4 km de distância, hospedados a poucas quadras um do outro. Esse estudo mostra que se a hereditariedade não tivesse uma importância crucial na determinação de personalidade, seria bem natural esperar poucas semelhanças entre os irmãos gêmios separados. Porém na análise do estudo os pesquisadores encontram muitas coisas em comum. Mas as caracteristicas da personalidade não são completamente ditadas pela hereditariedade, simplesmente porque, assim ascaracteristicas seriam determinadas apartir do nascimento e nenhuma experiência que você viveu poderiam alterar essas caracteristicas.

Outra forma de apoio à importância a hereditáriedade está relacionada como as pessoas dar controle e rumo à sua vida, o grau de envolvimento emocional que está aliado à forma de obter os objetivos, a satisfação pessoal, a capacidade de adaptação ao meio e a situação, a forte tentência para correr e assumir riscos e como a pessoa sente-se em relação à competição, pressão, obtenção de resultados, são esses os atributos mais impactantes na personalidade das pessoas que influenciam na forma como agirão na organização, e podendo gerar impactos na forma como age a organização.

Exatamente para diminuir os impactos negativos ou excessivos que os atributos de personalidade podem gerar na empresa, que deve existir uma busca pela adequação da personalidade individual à organização.

Ambiente – Segundo Robbins (2007)o ambiente exerce pressão na formação da personalidade através da cultura, das condições de infância, normas familiares, amigos, grupos sociais. Por isso mesmo, o ambiente tem um papel importante na formação de nossa personalidade.

Por exemplo, a cultura estabelece as atitudes, normas, e valores. Os norte-americanos têm temas como trabalho, independência,competição, sucesso, e valores éticos protestantes,são constantemente estimulados por meio de livros, do sistema educacional, da família e dos amigos.Robbins chega à conclusão de que os americanos são mais ambiciosos e agressivos se comparados a indivíduos de outras culturas que enfatizam o companheirismo, a cooperação, a prioridade da família sobre o trabalho e a carreira.

Por mais que se diga que tal pensamento não esteja correto, ou mesmo que não concorda com que o autor do livro diz, o fato é que essa realidade é constantemente visto e vivido nas organizações, pois se leva a pensar que se a hereditariedade tem um papel importante na determinação da personalidade como já foi dito anteriormente, o ambiente pode nos influênciar, pois estamos vivento em um mundo onde nossos valores e pensamentos são ditos pela sociedade, pois essa caracteristica mostra o quanto estamos inseridos na socidade.

“Uma consideração cuidadosa sobre os argumentos que defende a hereditariedade ou o ambiente como determinantes primários da personalidade leva a conclusão de que ambos são igualmente importamtes. A hereditariedade determina os parametros ou limites, mas o potencial total do individuo será determinado pelo seu ajusteàs demandas e exigências do ambiente. (ROBBINS, 2007 p. 79)

Situação - A situação influencia os efeitos da hereditariedade e do ambiente sobre a personalidade.Situações diferentes impõem limitações diferentes ao comportamento. Numa entrevista se emprego, por exemplo, a personalidade se mostra diferente do que em uma festa ou em uma balada sabado à noite.

TRAÇOS DA PERSONALIDADE

São características duradouras de personalidade (exibidas em grande número de situações): timidez, agressividade, submissão, preguiça, ambição, lealdade.Determinado tipo de personalidade se adapta melhor a um tipo específico de tarefa.

Os indivíduos devem se enquadrar às suas responsabilidades e os traços de personalidade devem ajustar-se ao que é necessário para execução daquele trabalho. Os indivíduos também devem buscar atividades que se ajustem melhor ao seu perfil de personalidade, obtendo assim a satisfação pessoal no trabalho adequado desempenhado.

ATRIBUTOS DA PERSONALIDADE

Resumidamente serão analisados alguns atributos específicos da personalidade que infuência o comportamento organizacional:

Centro de controle – alguns se considera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com