TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas de Sistemas de Informação

Tese: Perspectivas de Sistemas de Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Tese  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Sistemas de Informação

Aula Atividade N° 02: Perspectivas dos Sistemas de Informação

QUESTÕES:

1. O que é um sistema? Cite exemplos.

R: Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera),

processa, armazena e distribui informações para dar suporte à tomada de decisão e ao controle da organização. Exemplo Podem ajudar os gerentes e

trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.

2. Quais tipos de sistemas existem?

R: • Abertos: mantendo um continuo intercâmbio de matéria/energia/informação com o ambiente. A Teoria de Sistema permite conceituar os fenômenos em uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de natureza completamente diferentes.

• Fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo

e nada produzem que seja enviado para fora.

Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, sempre 1+1 será 2.

• Dinâmicos: Os sistemas dinâmicos possuem partes que interagem entre si, estabelecem ciclos de eventos repetitivos e tem comportamento de recepção de uma entrada, processamento e saída de algo que aproveita um conjunto de itens para formar um "novo algo" (como na indústria automobilística ou da construção civil) ou transformar algo em outra coisa pela modificação da forma ou constituição interna (como nas indústrias químicas).

• Estáticos: Uma sala de estar é um sistema estático. Não existe uma produtividade diretamente associada. Ela atende ao princípio de coleção, pois apresenta uma série de itens visíveis, com alguma função. No entanto, os vários itens desta sala não apresentam forte interação funcional e colaboração entre sí, nem ciclos de funcionamento, nem produção de alguma coisa.

3. Qual a relação de sistemas de informação e a tecnologia da informação?

R: sistema de informação, entendido como um conjunto de meios humanos e técnicos, dados e procedimentos, articulados entre si e a Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais, tais como os hardwares, softwares, networking e gestão de dados, utilizados na geração e no uso da informação.

4. Descreva as três atividades dos sistemas de informação. Cite um exemplo.

Entrada :que recebe todos os problemas e dados da empresa, como dados, informações ,regra de negócios, todos eles podem ser interno ou externo (jornais, revistas, pesquisa) (este se enquadra como um SI de BI - Business Intelligence).

Processamento / Controle :que faz todo o processamento para transformar esses dados, informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com