TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Araguaia

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

 

  TRABALHO

         DE

SOCIOLOGIA

Colégio Estadual Alfredo Nasser

Santa Rita do Araguaia, 17 de setembro de 2014

Alunos: Adilson Augusto e João Vitor

Turma: 3º ano “B”

Professora: Maria Zíbia Ferreira

                   Rio Araguaia

 O Rio Araguaia tem sua nascente na cidade mato-grossense de Alto Araguaia e desagua no Rio Tocantins, na divisa: Tocantins, Maranhão e Pará.

 O nome Araguaia vem de arauany, que significa o Rio das Araras Vermelhas ou das Maracanãs, uma espécie de ave:

[pic 1]

 Este rio sempre foi utilizado para a divisa de estados, como: Mato Grosso-Goiás, Mato Grosso-Tocantins e Tocantins-Pará.

 Sua extensão é de cerca de 2115 km, sua área total chega à 86109 km², ele é considerado um dos rios com mais abundância em peixes do mundo, podem ser encontradas peixes como: Pintado, Piraíba, Barbado, Bargada, Piau, Piavuçu, Piapara, Cachorra, Dourado, Jaú, Tucunaré, Abotoado, Caranha, Corvina, Pacu, Pirarara, Tuvira, Arraia, Piranha (vermelha, preta e amarela), Jaraqui, Tubarana, Pirarucu, Aruanã, Traíra, Acará, Candirú, Mandi, Bicuda, Piabanha, Fidalga, Curimatã e Piabas. Esses são os mais procurados em pescas esportivas, mas ainda existem muitas outras espécies de peixes.

  Devido à quantidade de peixes, as maiorias dos pescadores não se preocupam em preservar as espécies para que uma futura geração tenha o direito de vê-las.

 Outra grande inimiga dos peixes é a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, localizada no estado do Pará. Pois ela não tem os recursos que disponibilizam a subida dos peixes, portanto, não havendo desova.

  A seca do Araguaia está ficando cada vez mais exposta, há alguns dias atrás alguns sites de notícias e jornais de televisão mencionaram a seca constante encontrada no Araguaia. O caso está ficando tão devastador, pois lugares que em 1990 passavam chalanas e barcos de grande porte, atualmente estão proibidos de passar, por causa da possibilidade de encalhamento.

  Mesmo, com esse sério problema, o Araguaia nunca deixou de ser um dos rios de maiores pontos turísticos do Brasil.

[pic 2]

  As belezas naturais já começam em sua nascente, onde são encontradas as cachoeiras do Araguaia e a Couto Magalhães. Quando sai da serra, o Araguaia se alarga e se torna um rio comprido e plano, a partir daí se formam as praias conhecidas por todos. As cidades que mais aproveitam a beleza do rio para investirem no turismo e em festivais de praia são: Barra do Garças-MT e Aragarças-GO, Aruanã-GO, Luís Alves-GO (a cidade é a que mais auxilia na preservação do Araguaia com campanhas, e a maioria dos pescadores aderiram o “pesque e solte”). O Araguaia quando chega ao Tocantins, abre os braços para fazer a maior ilha de água doce do mundo, a Ilha do Bananal, com 20 mil km², além disso, é nela que acontece a fusão de dois biomas brasileiros: o Cerrado e a Amazônia. Depois do encontro entre os biomas, o Araguaia segue para São Félix do Araguaia-MT, onde existe um dos maiores acervos indígenas do Brasil. Em Conceição do Araguaia-PA, o rio se torna ainda mais largo (foi nesse local que aconteceu a Guerrilha do Araguaia). Na cidade de Xambioá-TO o Araguaia abre novamente os braços para contornar a Serra das Andorinhas e então ele finalmente chega a sua foz na cidade de São José do Araguaia-PA.

  O Rio Araguaia tem suas épocas de enchentes onde até árvores ficam submersas, mas também possui as épocas de seca que são basicamente de maio a setembro, na cidade de Aragarças em 2007 atravessavam o rio andando.

  Além da seca, outro problema para os habitantes das margens do Araguaia é a poluição, por isso que em festivais de praia, os moradores das cidades desenvolvem programas para demonstrar o quão é importante a preservação do bioma na região. Pesquisadores do Projeto Brasil das Águas analisaram amostras de águas de 53 cidades que estão nas margens do Araguaia, o resultado foi surpreendente, apenas 10 cidades estavam com águas oligotróficas, ou seja, em bom estado de consumo.

 Não são apenas peixes que podem ser encontrados no Araguaia, se observar atentamente verão jacarés, gaivotas, botos, mergulhões. Para quem for pescar no Araguaia, saiba que há espécies de peixes que são extremamente proibidas de serem pescadas, pelo fato de estarem em extinção, algumas dessas espécies são: Pirarara e o Pirarucu.

O Rio Araguaia possui muitos afluentes, são eles: Rio Vermelho, Pintado, Matrixã, Rio do Peixe I e II, das Mortes, Crixá-Açú, Crixá-Mirim, Rio Javaés, Cristalino, Água Limpa, Rio Claro e Babilônia.

 O Araguaia já foi inspiração para novelas, músicas, poemas, livros. Como a poetisa Genaura Tormin:

AO RIO ARAGUAIA
(Genaura Tormin)

Você, que corre sereno,
e a natureza floresce,
formando ilhotas tão lindas,
que a nossa alma enaltece,
oh! querido Araguaia,
você parece uma prece.

Os nossos olhos vagueiam
nas águas desse gigante,
envolto em orquestras mil
e gorjeios delirantes
de revoadas de pássaros
e por-do-sol ofegante.

É a tela mais bonita
feita pelo Criador,
com desnudo matizado
mesclado de aroma e cor,
que se banha em suas águas
num espetáculo de amor.

Oh! meu querido Araguaia!
Pedaço de coração,
regaço de leite e mel,
berço de emoção,
orgulho do chão goiano,
versos de minha canção!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (259.7 Kb)   docx (156.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com