TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Portugal

Ensaios: Pesquisa Sobre Portugal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  7.652 Palavras (31 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 31

Portugal

País

1. Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país soberano unitário localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte.

2. Capital: Lisboa

3. População: 10,46 milhões (2013) Banco Mundial

4. Continente: Europa

5. Salário mínimo: 565,83 EUR por Mês (jul de 2014) Eurostat

6. Governo: República unitária, Semipresidencialismo, mais

7. Língua oficial: Língua portuguesa

Cultura

A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. As eras das invasões romanas e árabes, bem como as sociedades que as precederam, deixaram os seus vestígios e um ecléctico legado cultural e arqueológico visível em todo o território português.

As pinturas rupestres da Gruta do Escoural, a cidade romana de Conímbriga, o Templo de Diana em Évora e a arquitectura com traços árabes nas cidades de Olhão e Tavira são apenas alguns exemplos das extraordinárias preciosidades culturais do país.

Ao longo de séculos, as artes em Portugal sofreram influências externas, incluindo flamengas, francesas e italianas. As viagens dos descobridores portugueses abriram caminho às inspirações orientais e à revelação do ouro e pedras preciosas vindas do Brasil, que alimentaram a chama barroca na arquitectura e na decoração. Portugal possui uma enorme herança cultural.

Portugal é um país da Europa que ocupa o extremo oeste da península Ibérica. Sua área, banhada pelo Oceano Atlântico, apresenta apenas uma fronteira terrestre, a leste com a Espanha. Além da porção continental, o país possui outros dois territórios: o arquipélago de Açores e a Ilha da Madeira.

País pioneiro na exploração marítima, Portugal formou um grande império colonial durante os séculos XV e XVI. Entre as ex-colônias portuguesas estão países da Ásia, África e da América (Brasil). Com o processo de independência, Portugal passou a enfrentar problemas econômicos, visto que o país não acompanhou o desenvolvimento industrial das nações da Europa Ocidental e deixou de receber matérias-primas baratas de suas ex-colônias.

A economia nacional é uma das menos desenvolvidas da Europa Ocidental, pois a industrialização só ocorreu de forma significativa na segunda metade do século XX. Os principais segmentos da indústria são o petroquímico, têxtil, alimentício, eletroeletrônico, calçado, cerâmica, naval, automóveis, etc. A agricultura baseia-se nos cultivos de banana, cereja, pera, beterraba, uva, entre outros. Um dos grandes destaques da economia portuguesa é a produção de vinhos e azeites, que são exportados para vários países do mundo. Outra importante atividade é o turismo – as belezas naturais e o grande valor histórico do país atraem milhões de visitantes.

Conforme relatório divulgado em 2010, pela Organização das Nações Unidas (ONU), Portugal apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto, com média de 0,795. Entre os bons indicadores sociais estão: a taxa de mortalidade infantil é de apenas 4 óbitos a cada mil nascidos vivos; praticamente todos os habitantes acima de 15 anos são alfabetizados; os serviços de saneamento ambiental são oferecidos a 99% das residências; e a expectativa de vida é de 78 anos.

Dados de Portugal:

Extensão territorial: 92.389 km².

Localização: Europa.

Capital: Lisboa.

Clima: Mediterrâneo (porção sul) e temperado oceânico (porção norte).

Governo: República com forma mista de governo.

Divisão administrativa: 18 distritos e 2 regiões autônomas (Açores e Madeira).

Idioma: Português.

Religiões: Cristianismo 92% (católicos 90,3%, outros 1,7%), sem religião e ateísmo 6,9%, outras 1,1%.

População: 10.707.130 habitantes. (Homens: 5.184.723; Mulheres: 5.522.407).

Densidade demográfica: 115,9 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 0,3%.

População residente em área urbana: 60,1%.

População residente em área rural: 39,9%.

População subnutrida: menor que 5%.

Taxa de mortalidade infantil: 4 para cada mil nascidos vivos.

Esperança de vida ao nascer: 78 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 99%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 99%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,795 (muito alto).

Moeda: Euro.

Produto Interno Bruto (PIB): 242,7 bilhões de dólares.

PIB per capita: 20.990 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OCDE, OMC, ONU, OTAN, UE.

Portugal é uma nação costeira no sudoeste da Europa. Sua zona continental está localizada na península ibérica e faz fronteira somente com uma única nação, a Espanha (ao este e ao norte, ao longo de 1214 km). Ao sul e a oeste, Portugal faz fronteira com o Oceano Atlântico. Portugal também possui territórios nas ilhas atlânticas da Madeira e Açores (cujas formações são de origem vulcânica), que são posições estratégicas ao longo do mar do oeste e se aproxima do estreito de Gibraltar (localizado entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico). A área total deste país é de 92.391 km², dos quais 91.951 km² são no continente e 440 km² são marítimos. A costa portuguesa possui 943 km de extensão no setor continental e 667 km nas ilhas da Madeira e Açores.

Geografia de Portugal

Mapa de Portugal

Portugal continental está separado em duas partes por seu principal rio: o Tejo. Dentre os maiores rio portugueses, podemos citar o Minho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com